domingo, fevereiro 24, 2008

Temporão! Fala sério!

Do Ministro Temporão na entrevista ao JB que circula hoje:

Como é possível, nesse contexto de cobertor ainda mais curto do que o usual, resolver o problema das filas em hospitais?

- Eu tinha um professor há muito tempo que dizia o seguinte: a coisa mais fácil que tem é acabar com uma fila. É só dividir ela em várias filas pequenas ...

Como é isso de dividir filas?

- Muitos pacientes ficavam na fila em Bonsucesso para tentar resolver às vezes uma gripe, uma dor de cabeça, uma enxaqueca. Essas pessoas ficavam misturadas com pessoas que levaram tiro, foram esfaqueadas, que chegavam de ambulância, tudo na mesma fila, no mesmo hospital. É uma coisa inadmissível. A coisa mais óbvia que tem é encaminhar essas pessoas com casos menos graves para as Unidades de Pronto Atendimento, os postos 24 horas. O Rio hoje tem um dos modelos mais obsoletos de saúde pública do país. Está longe do padrão de Belo Horizonte, que mudou radicalmente o padrão de atendimento, implantou o Hospital da Família, reduziu o número de internações hospitalares, mudou tudo. Mas a cultura do Rio é a cultura do hospital. As pessoas acham que para resolver qualquer problema de saúde tem que ir no o hospital. Isso é um grave erro.

Quantos postos 24h funcionam atualmente no Rio?

- Quatro no Rio de Janeiro ...


Isso tudo, Ministro?
Mas, nesse caso, são 3 000 000 de pessoas por posto!
Ministro, fale sério!!!!!!!

Sem comentários: