sexta-feira, dezembro 14, 2007

Turismo é trabalho, não discurso!

ou, E VIVA BÚZIOS

A Euromonitor acaba de divulgar a lista das 150 cidades que mais receberam turistas internacionais em 2006!

As dez primeiras são (em milhares de turistas):
1 - London 15,640
2 - Bangkok 10,350
3 - Paris 9,700
4 - Singapore 9,502
5 - Hong Kong 8,139
6 - New York 6,219
7 - Dubai 6,120
8 - Rome 6,033
9 - Seoul 4,920
10 - Barcelona 4,695
Impressiona o fato de Londres receber 50% a mais de visitantes estrangeiros do que a segunda colocada! Haja capacidade para aguentar o aumento do fluxo que ocorrerá com os Jogos Olímpicos de 2012!

As cidades brasileiras que aparecem entre as 150 primeiras são (também em milhares de turistas):
Rio de Janeiro, posição 35 com 2,185 turistas internacionais;
S.Paulo (62) 1,095
Salvador (71) 935
Fortaleza (104) 503
Foz do Iguaçu (109) 438
Búzios (118) 355
Florianópolis (123) 214
Fiquei surpreso com a colocação de Búzios, logo abaixo, por exemplo, de Buenos Aires que recebeu 395 000 turistas! Para um cidade pequena, sem aeroporto internacional, que praticamente só recebe turistas nos três meses de verão é um número impressionante!

Fortaleza, e todo o NE, só tem a crescer beneficiados que são pela proximidade com a Europa, que torna os vôos mais baratos!

Se o investimento em divulgação e capacitação para uma boa recepção for feito corretamente, não tenho dúvidas de que o Brasil ainda será, malgrado a distância dos principais locais emissores de passagens, um grande player no mercado internacional de turismo receptivo! Agora, temos que fazer a nossa parte e não ficar pendurados em nossas belezas naturais, e na (estereotipada fama da boa e fácil) mulher brasileira!

A Espanha é um bom exemplo. De um turismo sazonal, de férias de verão em praias, no passado, e de que Ibiza e Torremolinos são eternos ícones, é hoje um País que tem um bom fluxo turístico ao longo de todo o ano que busca cidades como Barcelona, Madrid, Benidorme, Sevilla, Valência, Bilbao, Saragoza e Tarragona (todas entre as cento e cinquenta primeiras do ranking!)

Mais trabalho, e menos discurso de nossas autoridades, são necessárias para que façamos crescer a receita de turismo internacional, com todo o aumento de emprego e renda que daí advém!

Vale muito mais, e custa muito menos (para quem paga impostos), do de dezenas de bolsas-família/esmola!


2 comentários:

Anónimo disse...

Acho que um fator que tem contribuído para o aumento do número de turistas internacionais no NE e em Búzios é o aumento de cruzeiros que vêm lá de cima e passam por esses lugares. Acho que isso deveria ser levado em consideração para desenvolver estruturas e atividades voltados para esses turistas, e aproveitar melhor o que eles podem gastar quando desembarcam.

Além disso, boa parte dos pacotes turísticos do Rio inclui idas a Búzios (e Petrópolis). Isso poderia ser melhor aproveitado, também (principalmente quanto a Petrópolis), em vez de levar os turistas pra passear em jipes abertos pelo Rio, como se estivessem em um safari e fôssemos leões, girafas, elefantes e índios africanos.

Paulo C Moreira disse...

Acho até que no caso de Búzio os cruzeiro são uma explicação. No caso do NE,pelo que tenho lido, a turma de Portugal está comprando todos os lançamentos imobiliários e achando graça, já que os apartamentos custam 13! vezes menos que os de lá!