quinta-feira, outubro 04, 2007

Transportar em vez de Transpôr

Segundo a Abas (Associação Brasileira de Águas Subterrâneas), o Nordeste tem uma gigantesca reserva de água de subsolo, capaz de fornecer 20 bilhões de metros cúbicos de água por ano, várias vezes superior ao volume de água a ser levado pela transposição".

"Enquanto 70% da água consumida pelos europeus e 60% pelos americanos vêm de águas subterrâneas, o Nordeste só usa 4% de seu potencial, como assinalou o engenheiro piauiense e professor Manoel Bomfim, na obra-prima `A potencialidade do semi-árido brasileiro'".

"Há um mito de que no Nordeste setentrional não há água suficiente. É uma grande falácia. Há excesso de água, graças à brilhante ação dos nossos engenheiros e sobretudo do DNOCs, que construíram, no século passado, a maior reserva de água acumulada em açudes do mundo".

"São 70 mil açudes, que acumulam 37 bilhões de metros cúbicos de água, equivalente a 15 baías de Guanabara. Os estados que mais os possuem são Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Só que esqueceram de construir a obra mais barata e eficiente para levar água à porta das casas: uma rede de adutoras, interligando-os. Resultado: hoje, o maior consumidor é o sol".

"O projeto da transposição custará, no mínimo, R$ 6,5 bilhões (especialistas calculam muito mais) e atenderá apenas, com água na porta, entre 500 mil a um milhão de pessoas e em somente quatro estados. A maioria da água irá para o agronegócio e seu tempo de construção é imprevisível".

"Já o projeto alternativo custará em torno de R$ 3,5 bilhões, levará água à porta de 9 milhões de moradores de 10 estados e não afetará o rio. E mais: pode ser construído em três anos, por ser de obras simples, locais".

Da carta de João Alves Filho a Lula, conforme publicada por Sebatião Nery aqui

O problema está em que fazer a transposição de um rio como o S.Francisco, mesmo com o risco de ele acabar secando no futuro, projetaria o Apedeuta I de Garanhuns para o Mundo, seria mais uma coisa "nunca feita nestepaiz". Já uma rede de adutoras...

Sem comentários: