sábado, agosto 25, 2007

CPMF - Um dos piores impostos que existem

A ex-diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) Anne Krueger disse que a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) é, provavelmente, "um dos piores impostos que existem". Ela também afirmou ser inacreditável a imposição de compulsórios de 45% para os bancos e disse não entender porque o país não investe mais no setor público.

- Alguns países dizem que não podem investir porque não têm recursos. Não é o caso do Brasil, que tem uma arrecadação de 35% do Produto Interno Bruto. Os impostos representam uma carga elevada do PIB e tem alguma coisa errada porque a gente não sabe para onde está indo esse dinheiro - afirmou.

Krueger, que participa do 3º Congresso Internacional de Derivativo e Mercado Financeiro, promovido pela BM&F, elogiou, no entanto, o atual nível de reservas do país, em torno de US$ 170 bilhões, e disse que é necessário ter um colchão.

- O fato é que, em algum momento, os preços das commodities vão cair. E ter um bom nível de reservas para o Brasil é especialmente importante. Os países que têm histórico de dificuldades precisam de um nível de reservas maior que os outros. Porque os mercados vão sempre se lembrar disso, é impressionante.

Embora tenha dito que o país se encontra em situação muito melhor que há cinco anos, Krueger ressaltou que o crescimento na faixa de 5% anuais é baixo para seu potencial.

-Cinco por cento para um país como o Brasil é baixo. Não é tão bom quanto poderia ser. Fico impaciente porque o Brasil poderia estar crescendo a uma taxa de 8% ou 9% ao ano. Poderia estar muito melhor - disse.


O Globo

Sem comentários: