domingo, outubro 01, 2006

Respeito e Dignidade!

Vou sair daqui a pouco para votar.
Dos candidatos, ouvi as promessas mais variadas. Do céu ao inferno tem para tudo e todos!
Consultei os sites Transparência Brasil e Políticos do Brasil para analisar o possível envolvimento dos candidatos por mim escolhidos em todos esses casos escabrosos de corrupção: dossiêgate, mensalão, sanguessugas, vampiros, correios, loterias e quejandos...
Verifiquei se o meu voto poderia, por causa do quociente eleitoral, acabar beneficiando, por tabela, os políticos corruptos que tentam a reeleição...
E cheguei aos cinco números mágicos que representam a minha escolha a ser digitada na urna daqui a pouco. Estão aqui, ao meu lado, anotados numa folhinha do bloco, olhando para mim.

O que espero dos meus candidatos?
Mudanças na política econômica, com diminuição de juros? Reforma tributária? Reforma política com introdução do voto distrital misto? Diminuição do tamanho mastodôntico do Estado? Reforma na educação com ênfase no ensino básico e secundário, com mudanças de curriculum e treinamento dos professores? Transportes mais baratos e melhor equacionados aqui em Petrópolis? Esgoto tratado? Coleta de lixo na minha rua?
Não nada disso! (Embora fosse muito bom se acontecesse no todo ou em parte!)
O que espero, mais do que isso, exijo desses cinco candidatos cujos números vou digitar é, tão somente, respeito e dignidade! Respeito pelo meu voto e dignidade no exercício do poder!

5 comentários:

Anónimo disse...

A que ponto se chegou... Respeito e dignidade não deveriam ser características a se esperar de um candidato, pois são (ou deveriam ser)requisitos intrínsicos para qualquer ocupante de cargo público, sobretudo os eleitos, que estão aí para representar o povo que os elegeu. Acho que a maioria dos candidatos deveria ser mais grato a seus eleitores, afinal, ninguém se elege unicamente por esforço próprio.

Paulo C Moreira disse...

É a falta que faz a reforma política.
Li os "Programas de Govêrno" do Lula e do Alkmin (Primeiro erro, deveriam ser os programas de governo das coligações que os apoiam),mas pergunto: adianta? As mensagens vão para o Congresso e cada deputado/senador vota como quer! Programa de partido é letra morta! Troca-se de partido como quem troca de camisa (ou será de cueca?)O voto secreto dá-lhes toda a liberdade para exercitarem o corporativismo que tudo perdoa.
Enquanto o estado de coisas está assim, pelo menos haja respeito e dignidade!

Anónimo disse...

É verdade! Mas o que eu verdadeiramente lamento é que respeito e dignidade são o mínimo a se esperar, nós não deveríamos ter que exigir isso dos candidatos, porque tinha que vir no pacote (como uma "peça integrante do candidato X - não pode ser vendida separadamente"), mas sim nos concentrarmos nas questões políticas, como cobrar os programas de governo. Mas, infelizmente, enquanto ainda houver "políticos profissionais" inescrupulosos, que tratam seus cargos públicos como parte da carreira e, tal como os funcionários inescrupulosos de uma empresa, estão mais preocupados em chegar ao topo do que exercer suas funções, a gente vai ter que exigir respeito e dignidade... O pior é que isso é como uma bola de neve, porque quem elege esse tipo de gente é o povo, que não tem senso crítico porque não tem educação. Só que os candidatos eleitos farão questão de manter as coisas assim, para garantir que sejam eleitos de novo... Não vejo uma saída viável, pelo menos a curto prazo... Vamos tratar dos meus documentos portugueses??? Como diz um amigo meu, a saída para o Brasil é o aeroporto...hehehehe

Paulo C Moreira disse...

Enquanto o voto não for distrital, fica muito difícil mudar o hábito da população de votar em pessoas e não em Partidos. Em promessas e não em idéias. Veja o caso do Clodovil. Perto de 400 000 pessoas votaram nele. Pelas propostas? Não. Na primeira entrevista que deu, disse que não as tinha. Foi eleito por ser uma pessoa conhecida. Pode até vir a ser um bom deputado? Pode. Ele é uma pessoa razoavelmente culta. Sê-lo-á? Acho que nem ele sabe.

Anónimo disse...

Ainda não entendi como funciona o voto distrital, talvez por escrito fique mis fácil que eu entenda (é um sistema como o americano?)... Quanto ao Clo -DÔ - vil, ele realmente não sabe até agora quais são as suas propostas. Pareceu, inclusive, muito surpreso por ter sido eleito...