domingo, setembro 10, 2006

Portucalidades

Comemora-se hoje, 10 de Setembro, o Dia Mundial do Vinho do Porto.
Este ano com muito mais razão, já que há exatos 250 anos - 1/4 de milênio!- foi criada a Região Demarcada do Douro e a regulamentação da produção e comércio dos seus vinhos, através do alvará régio de instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, outorgado pelo Rei D José I, por indicação do Marquês de Pombal (é, o velho marquês não ficava só expulsando jesuítas, como se pensa deste lado do Atlântico!).
É, portanto, a primeira região demarcada de vinhas do mundo, e serviu de inspiração para muitas outras, nomeadamente as francesas.

Nessa região, que fica no nordeste de Portugal, nas encostas das montanhas que cercam o Rio Douro, e plantadas em terraços, amadurecem as seguintes variedades de uvas que vão originar os tipos de Vinho do Porto existentes: touriga nacional, tinta roriz, tinta barroca, touriga francesa, tinta cão, bastardo, donzelinho, tinta francisca e mourisco tinto(as tintas), e as uvas viosinho, donzelinho branco, esgana-cão, folgazão, malvasia corada, malvasia fina, rabigato e gouveia (as brancas).

O Porto é um vinho que sofre adição de aguardente enquanto ainda fermenta. Com a elevação alcoólica, a fermentação pára e o vinho fica doce. Em seguida o vinho precisa envelhecer Conforme o método de envelhecimento e a idade do vinho são determinados os tipos, que são os seguintes:

WHITE - é o único produzido com uvas brancas e envelhecido em madeira de 2 a 3 anos, podendo ser doce ou seco. No seco (dry), a adição de aguardente é feita no final da fermentação. Nenhum dos dois melhora depois de engarrafado.

RUBY - produzido com uvas tintas, é também engarrafado após 2 a 3 anos de idade e não melhora na garrafa. O nome é uma referência à sua cor.

TAWNY - mesmo não ostentando nenhuma data no rótulo, é um vinho mais velho e mais elegante que o Ruby. Possui uma tonalidade de topázio queimado.

TAWNY COM IDADE - com prolongado estágio em carvalho, o vinho apresenta uma cor de mogno ou "aloirada." A idade mencionada no rótulo - 10, 20, 30 ou 40 anos - é uma média das idades dos vinhos de vários anos que compõe o lote. O ano do engarrafamento também é indicado no rótulo.

TAWNY COLHEITA - vinho de uma só colheita e envelhecido em madeira no mínimo por 7 anos. Os anos da colheita e do engarrafamento são mencionados no rótulo. Pode ser consumido logo após a compra, pois à exemplo de todos os outros Tawnys, não envelhecem na garrafa.

CRUSTED - vinhos de várias colheitas, envelhecido 3 a 4 anos em madeira e depois engarrafado. Quando não filtrado, tende a formar depósito.

LBV (Late Bottled Vintage) - vinho de uma só colheita, normalmente de boa qualidade, indicada no rótulo junto com o ano do engarrafamento. Envelhecido em madeira durante 4 a 6 anos, é filtrado antes do engarrafamento para evitar a criação de depósito.

VINTAGE CHARACTER - engarrafado após o envelhecimento de 4 a 5 anos em madeira, tem a data da colheita indicada no rótulo. Não se beneficia com estágio prolongado em garrafa.

VINTAGE DE QUINTA (Single Quinta Vintage) - vinho de uma só colheita indicada no rótulo e proveniente de uma determinada quinta e produzido somente em anos excepcionais. Engarrafados com 2 anos de idade, normalmente permanecem no estoque do produtor por até 10 anos. Vendido quando pronto para consumir, podem envelhecer ainda mais tempo em garrafa.

VINTAGE - vinho de uma só colheita indicada no rótulo e de inigualável qualidade. É o vinho mais fino e raro, pois representa apenas 2% de toda a produção. Produzido com uma seleção dos melhores vinhos de um ano excepcional, representa apenas uma pequena parte da colheita.

O que acompanha o quê e quando?
Embora essa pergunta tenha as mais variadas respostas, basicamente, temos:

Vinho do Porto Branco seco
Ccmbina bem com os acepipes, ou aperitivos, salgadinhos, canapés e presunto cru.

Vinho do Porto Ruby e Tawny
Chocolates. Desde os trufados, até os meio amargos, todos ganham destaque quando saboreados com estes Portos.

Tawny com Idade, 10, 20, 30 ou 40 anos.
Combinam com frutas secas como nozes, ameixas, damascos, avelãs, noz pecã, castanhas de caju, e principalmente amêndoas. Os marzipans e as tortas de frutas secas, regadas com estes vinhos ão bem.

Tawny Colheita
Acompanham bem as tradicionais sobremesas portuguesas à base de ovos e amêndoas.

Vinho do Porto LBV
Os queijos azuis, como o gorgonzola, o roquefort ou o stilton harmonizam-se soberbamente com este vinho.

Porto Vintage
O Porto Vintage "é uma seleção apertada de uma colheita excepcional".
Só existem duas alternativas: ou um belíssimo queijo Serra da Estrela ou puro!

Com que copo que eu vou?
Ainda não me curvei ao modismo recente de tomar o Porto em copos de vinho tinto. Conservadoramente, prefiro o cálice tradicional, um pouco maior que o de licôr, de cristal transparente para poder apreciar a côr e o vinho descendo lentamente pela lateral


Passar o Porto

Servir um Porto em decanter tem o seu ritual. De acordo com a tradição, é ao anfitrião que cabe primeiro fazer a prova do Vinho do Porto e iniciar a passagem com a mão esquerda no sentido dos ponteiros do relógio ou do movimento da Terra. O Porto é passado da sua mão esquerda para a mão direita da pessoa do seu lado esquerdo, cabendo a cada convidado a vez de servir-se a si próprio (o decanter nunca deverá atravessar a mesa e nem tocar a mão das senhoras).

O facto de ser com a mão esquerda e não com a direita tem as suas razões: primeiro porque corresponde ao lado do coração e depois, porque assim a mão direita (a da espada) ficava livre para qualquer eventualidade.

Saúde!

Foto: Barcos Rabelos no Douro, com a cidade do Porto ao fundo.Foto de Manuel Ribeiro
Fonte: IVP

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei!
Mas o que é um decanter?

Paulo C Moreira disse...

Alguns tipos de vinho do Porto,que envelhecem na garrafa, criam um depósito no fundo chamado borra. Por isso, algumas horas antes de ser servido, deve ser transferido com todo o cuidado, se possível com o auxílio de uma pipeta, para uma segunda garrafa, geralmente de cristal transparente,ficando a borra na original.
A este processo chama-se decantar e ao vasilhame decanter.

Anónimo disse...

Obrigado!
Essa decantação é feita antes da comercialização do vinho ou depois, pelo próprio consumidor? Porque eu já tomei vinho do porto, em uma casa, de uma garrafa de cristal grande, que, pelo visto, parece ser um decanter.
Beijos!

Paulo C Moreira disse...

Pelo próprio consumidor