quinta-feira, setembro 28, 2006

Petrópolis - Da Política para a Polícia

POLÍCIA CONFIRMA USO DE CELULAR DA CÂMARA PARA AMEAÇA A ÁTILA NUNES

"O delegado Augusto Paiva, titular da 106ª Delegacia de Polícia de Itaipava, confirmou que o número da linha de celular usado para ameaçar o deputado estadual Átila Nunes é realmente da Câmara Municipal de Petrópolis, estando à disposição do vereador Ronaldo Medeiros.

O delegado convidou o vereador Ronaldo M para dar esclarecimentos sobre o assunto, ontem, mas até o fechamento desta edição o vereador não havia comparecido à 106ª DP. "Agora vamos enviar uma intimação à Câmara Municipal, para que o vereador compareça à delegacia e nos esclareça o uso deste celular na ameaça feita ao deputado", explicou o delegado.

A ameaça
Eram nove horas e dois minutos da manhã da última sexta-feira quando o deputado estadual recebeu no seu celular pessoal uma ligação de alguém que se identificou como Ronaldo Medeiros. O autor da ligação passou a xingá-lo e o ameaçou de morte por causa da sua atuação política em Petrópolis. Imediatamente, Átila reuniu a família e a mandou para lugar seguro, enquanto tomava as providências legais.
No início, Átila Nunes só tinha o registro do número do celular de quem ligara. Era de Petrópolis (código de área 24). O número que ficou registrado era 9964-2044. Enquanto a Justiça Eleitoral era notificada, o parlamentar conversava como o corregedor eleitoral das eleições em todo o Estado, juiz Jayme Boente, que pessoalmente assumiu o caso para averiguar a existência de possível crime eleitoral.

Peritos criminais confirmaram que o telefone celular usado era oficial - de uso da Câmara Municipal - e que estava à disposição do vereador Ronaldo Medeiros.

MP já foi notificado
Diante da gravidade do fato, o Ministério Público pode abrir processo criminal, por ter sido usado um bem público para uso indevido - de fins eleitorais e para ameaçar a vida de concorrentes políticos. O Código Penal estabelece no artigo 312 como crime o uso inadequado por agente de um bem público "que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio". Segundo o advogado Osmar Berardo, especialista em direito administrativo público, o episódio caracteriza, sem dúvida, o crime de peculato, independentemente dos desdobramentos resultantes do outro crime, o de ameaça à vida.
A Tribuna teve acesso à informação de que a ligação feita ao deputado foi gravada e a voz de quem fez a ameaça será periciada por especialistas da área, na Unicamp.

Deputado busca razões
Perguntado pela Tribuna do porquê dessas ameaças, Átila Nunes disse que essa era sua primeira campanha em Petrópolis desde que se mudou com sua família para o município. "Recusei-me a entrar no jogo político tradicional de adquirir votos na base de troca de favores, cestas básicas, caminhões-pipa d'água etc. Passei a discutir com a população os desafios da cidade, perguntando por que até hoje Petrópolis não tem uma universidade pública, por que inauguraram uma rodoviária sem pensar na ligação Bingen/Quitandinha, por que deixam as empresas de ônibus mandarem e desmandarem nos preços das passagens, etc. Até agora, nenhum deles respondeu a qualquer uma dessas perguntas. Talvez seja por isso", explicou, aproveitando para alfinetar seus adversários políticos.

Ronaldo M não quer polêmica
Em e-mail enviado por sua assessoria de imprensa à redação da Tribuna, o vereador Ronaldo Medeiros disse que já orientou seus advogados para tomar as medidas judiciais cabíveis"

A notícia acima, que saiu na Tribuna de Petrópolis deste domingo, demonstra bem como existem certos candidatos, não sei se por índole se por despreparo, incapazes de fazer campanha política sob a égide do debate de idéias e propostas.
Esse Ronaldo M,o Huno, devia achar que Petrópolis era seu "feudo", que sentiu ser invadido por um outro, recém chegado à cidade e, pela reação, deveria estar incomodando com sua atuação o "galo velho do terreiro". Vai daí, pega o telefone e ameaça o Átila e a família!!! Belo exemplo! Além do mais, carece de inteligência, pois o faz com o telefone a ele destinado pela Câmara Municipal (portanto pago com o meu/seu/nosso dinheirinho suado), deixando um rastro que até o Watson perceberia.
Se tem um novo candidato morando e batalhando pela cidade, se suas propostas são boas e se ele se eleger, ótimo!
Petrópolis só tem a ganhar!
Até porque, a se confirmar essa barbárie, esse jeito de fazer política do Sr Ronaldo M não o qualifica nem para candidato a síndico ...



Sem comentários: