domingo, agosto 13, 2006

O Globo - JR de Curitiba para o Mundo!

Hoje, logo cêdo, como faço quase todos as manhãs, abro o meus links favoritos e, em Colunas, clico em Ancelmo.
Até então, este procedimento simples me trazia para a tela do computador a coluna do Ancelmo Góis de OGlobo, sempre com informações interessantes e escritas de forma agradável.
Ao invés, hoje, me aparece a malfadada page not found. Novo click e a situação se repete. ( Primeiro erro de OGlobo, deveria ter redirecionado para a página principal do site). Vou então para a página principal e percebo que OGlobo tinha mudado a forma de apresentar o jornal passando , a exemplo do que o JB já vem fazendo faz tempo,um pouco melhorada, é certo, a oferecer uma "nova" tecnologia de folhear o jornal como se fosse o de papel. O que só por si já é uma droga porque obriga a passar pelas páginas que não interessam para então se chegar às que se quer ler. Com linha discada , então é de desistir à primeira tentativa ( parece que o jornal se esquece que banda larga ainda é, e será por muito tempo minoria neste País - na cidade em que moro na grande maioria dos bairros, segundo a Telemar (poderia ser outra?) não existem condições tecnicas para Velox, a TV a cabo também só atende o Centro e pouco mais, sobrando como alternativa a internet por rádio que é cara e ineficiente).
Mas, adiante.
Quando , na tal nova página de entrada de OGlobo clico numa matéria , lá vem a página de cadastro, já com o meu e-mail e senha ( o cookie funciona mesmo) me obrigando a complementar com os dados que faltam e me transformando num cliente Premium.
Aguardo o e-mail de confirmação com o link de acesso ( e o novo cookie), clico nele - agora vai ! - abre-se de novo a página principal do site. Ok , vamos procurar as colunas e , nelas o Ancelmo... Clico e abre-se a página de... Cadastro ,com o mesmo pedido para complementar as informações que faltam. SÓ QUE NÃO É O MEU CADASTRO!!! É de alguém de Curitiba , que vou chamar de JR e de quem passei a saber, e-mail, senha, endereço, telefone, renda, instrução e otras cositas más que OGlobo se comprometeu a não divulgar.
Saio da página e entro de novo. Continuo sendo o JR de Curitiba.
Tento então mandar um e-mail para o atendimento, em nome do JR (que já tem o nome e o e-mail pré impressos no remetente) explicando que não sou o JR mas sim eu et,etc etc . Clico em enviar, aparece a informação de envio concluído mas sou remetido , na própria tela pop up do fale com OGlobo, para um site japonês (www.biz6.jp).
Saio do Firefox, apago o cookie de OGlobo, entro de novo , aparece de novo a tela de login, preencho o username e a senha, entro, tento mandar um e-mail, agora com o meu nome , e ... vou parar no Japão.
Logo eu que de japonês só sei o sayonara e o arigatô...

O telefone de contacto só atende dias de semana em horário comercial, os e-mails não foram respondidos...

Vai daí, resolvi contar esta minha odisseia aqui no Blog e perguntar:
  1. Se eu recebi o cadastro do JR quem terá recebido o meu?
  2. Como fica o sigilo de informações?
  3. Como pode uma empresa do porte do grupo O Globo/Extra/ Rede Globo/Diário de S Paulo etc etc etc, colocar no ar uma mudança dessas sem os testes suficientes?
  4. Porque nem sequer se dá ao trabalho de responder aos e-mails dando uma satisfação?
Se este é o atendimento Premium , prefiro o Standard!

E assim o meu ilustre e e até então desconhecido JR teve os seus dados divulgados de Curitiba para o Mundo!
(Óbviamente vou mandar este post para o JR que ficará, concerteza, felicissimo).

Ah ! A coluna do Ancelmo? Estava ótima, como sempre!

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo, embora o meu sentimento de culpa não seja tão "vago" assim.Mas de tudo se aprende alguma coisa e, mesmo ausente, ele nos ensinou de cara e continua nos ensinando o quão importantes os laços de familia são, regando-se sempre com afeto, respeito e confiança.Abços.