sábado, dezembro 01, 2007

Mentiras, só mentiras

Lúcia Hipólito, das mais lúcidas comentaristas políticas deste país, escreveu um crônica em seu blog chamada "Promessas, só promessas".

Abaixo transcrevo um trecho, podendo o artigo completo ser lido aqui

Em 2003, quando precisava aprovar a prorrogação da CPMF até 2007, o governo Lula fez uma série de promessas e conseguiu o apoio, não só da base governista, mas de muitos parlamentares da oposição.

A CPMF foi prorrogada até dezembro de 2007.

O governo não cumpriu uma única das promessas feitas.

Por isso, não deveria surpreender ninguém no Planalto a desconfiança, tanto da oposição quanto dos senadores da base aliada, quanto ã verdadeira disposição do governo de cumprir alguma das muitas promessas feitas ao longo dos últimos dois meses.

Quando se sentou na mesa para negociar com os senadores do PSDB, o governo abriu um pacote de bondades, tais como desonerações variadas e isenções também variadas.

Chegou mesmo – o que não faz o desespero! – a se comprometer com o envio de um projeto (mais um) de reforma tributária ao Congresso, até o dia 30 de novembro.

O PSDB não aceitou a corte, não quis assumir compromisso e se retirou das negociações.

O governo, por sua vez, também começou a retirar suas promessas.

Os piores temores de aliados e oposicionistas confirmaram-se ontem, quando o ministro da Fazenda declarou que desistiu de enviar o projeto de reforma ao Congresso.



Acontece que, no artigo, mestre Lúcia foi extremamente condescendente com o Apedeuta I e seus asseclas. O caso não é de promessas, é de mentiras mesmo! Em nenhum momento parece existir nenhum tipo de compromisso do Sr Inácio em cumprir nem essas nem as anteriormente feitas!É tudo dito sem nenhuma intenção de fazer! Sem propósito de cumprir! Sem intuito de realizar!
Mente-se no varejo e no atacado, ao sabor das circunstâncias, conveniências e interesses do momento! O único fito é manter-se no poder, com muito dinheiro dos nossos impostos para esbanjar!

Os exemplos são aos milhares!

Eis alguns:

"-Fora o FMI, e os banqueiros internacionais!" - Pagou antecipadamnte a dívida externa...
"-Imposto Sindical obrigatório é coisa de pelego!" - Como os pelegos agora são dp PT...
"- A CPMF é um roubo à população trabalhadora!" - Agora ele é fundamental...
"-No meu governo vou acabar com os lucros exorbitantes dos bancos!" - Nunca os bancos lucraram tanto quanto agora...
" -No meu governo as coisas serão feitas de forma transparente, sem esse toma-lá-dá-cá com os trezentos picaretas! - sem necessidade de comentários...
E tantas outras: reforma política, reforma tributária, reforma das estradas, não à privatização, 10 milhões de empregos, governo com ética, etc, etc, etc.

São tantas as lorotas, que chego a pensar se não será um caso patológico de compulsão a mentir!

Sem comentários: