segunda-feira, novembro 26, 2007

Queremos uma ditadura populista na América Latina?

Día de Acción Bloguero

Hoje é Día de Acción Bloguero em que blogues da Venezuela, em especial, e de qualquer parte do mundo que quiseram aderir, resolveram escrever sobre a reforma à constituição Venezuelana proposta pelo proto ditador Hugo Porquénotecallas Chaves!

Perguntarão vocês: o que nós, aqui no Brasil, temos a ver com isso?

Para quem preza a Democracia, para quem, como eu, acredita que a Democracia é a única forma de govêrno que acolhe o contraditório de uma sociedade, que permite um grau de liberdade indispensável à felicidade humana, qualquer ameaça à sua existência em qualquer lugar do mundo, acaba interferindo com cada um de nós !

A Venezuela e o seu povo são importantes, por si próprios, e como players no que se poderá transformar a América Latina.

A reforma proposta por Chavez, se aprovada, transformará a Venezuela na mais perfeita concretização de uma ditadura populista dos tempos modernos, da qual só será possível saír com muito sangue venezuelano derramado, e que contaminará, com certeza, os países limítrofes (como o nosso)!

Por isso é importante que os 26 milhões de venezuelanos tenham o discernimento de resistir e, dizendo não à reforma, manterem-se livres e senhores dos seus destinos!

A América Latina está cansada de caudillos salvadores, que fazem de seus países trampolins, e de seus povos, mantidos na miséria e no obscurantismo, meras massas de manobra para alcançarem seus objetivos de glória e enriquecimento pessoais!




A América Latina não precisa, não merece, e não terá ditadores vitalícios como Chavez quer ser!

3 comentários:

Carolina Designer disse...

Muchisimas gracias por el apoyo... Un saludo desde Venezuela...

Anónimo disse...

E pá!
Muito romântico! Mas porque te metes nisso?
Deixa os tipos para lá! Dom Quixote já passou e os moinhos ainda estão por toda a parte!

Paulo C Moreira disse...

Duarte
Como escrevi acima não dá para deixar para lá. O tipo de prática do Chavez ainda encontra terreno fértil para se expandir como praga pela América Latina. Há muita desigualdade, muita ignorância, muita miséria, não combatidas ao longo de séculos, que levam à falta de esperança, combustível perfeito para essas aventuras totalitárias no continente!