quarta-feira, outubro 24, 2007

Serviço de Inspeção Federal

Este símbolo aí ao lado, encontrado nas embalagens de todos os produtos de origem animal à venda em qualquer estabelecimento comercial, da quitanda da esquina ao maior hipermercado da paróquia, transmite a todos nós consumidores uma certa tranquilidade quanto à qualidade do produto em cuja embalagem ele está carimbado, não é mesmo? Afinal S.I.F., é um pomposo SERVIÇO DE INSPEÇÃO FEDERAL!
Pois é, mas não deveria!
O recente episódio do leite contaminado com soda cáustica e água oxigenada, demonstra, à exaustão, que esse selo e nada são rigorosamente a mesma coisa!
Depois de preencher zilhões de formulários, em zilhões de vias, e pagar as zilhões de taxas respectivas, e, ça va sans dire, alguns eventuais zilhinhos para que as instalações sejam aprovadas nas inspeções, o fabricante pode, como se viu, oferecer, atestadamente inspecionada, soda cáustica travestida de leite!
Ou seja o Sêlo de Inspeção não quer necessariamente dizer que o produto foi efetivamente inspecionado e que, portanto, estamos comprando o que vem anunciado na embalagem!
Assim sendo, ou se muda o selo, para deixar de transmitir essa falsa segurança ao consumidor, ou se acaba com essa burocracia caça-níqueis igual a tantas que assolam este país!

Sem comentários: