quinta-feira, setembro 13, 2007

Vai-se a McLaren

Vem a Mercedes!

Atualização:
Ás 13:30, as agências de notícias voltaram atrás e agora afirmam que embora o Conselho da FIA tenha proposto o banimento da McLaren em 2007 e 2008, a extensão da punição ainda está sendo discutida!


Atualização:
Ás 14:30 McLaren afastada do Campeonato de Construtores de 2007 e multada em $100 milhões. Os pilotos continuam com os pontos.

More details to follow


Atualização às 15:30

Comunicado Oficial FIA
Conselho Mundial

Teve lugar a 13 de Setembro de 2007 em Paris, uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da FIA. A seguinte decisão foi tomada:

O Conselho Mundial da FIA retirou à McLaren Vodafone Mercedes todos os pontos relativos ao Mundial de Construtores, por ela conseguidos no Mundial de Fórmula 1 de 2007.

Para além disso, a equipe irá pagar uma multa de 100 milhões de dólares, valor ao qual será deduzido o rendimento oriundo da FOM, como resultado da dedução de pontos.

Contudo, tendo em conta as circunstâncias especiais na qual a FIA concedeu imunidade aos pilotos que colaborassem com a investigação, estes não serão alvo de qualquer punição tendo em conta o campeonato de pilotos.

O Conselho Mundial da FIA irá receber um relatório técnico completo sobre o monoposto da McLaren de 2008, e tomará posteriormente uma decisão na sua reunião ordinária de Dezembro de 2007, relativamente a uma possível sanção, se aplicável, que será imposta à equipa para a época de 2008.

As razões detalhadas relativamente a esta decisão, serão publicadas a 14 de Setembro de 2007.
Comunicado Oficial da McLaren
Paris, France, Thursday 13th September 2007

“The most important thing is that we will be going motor racing this weekend, the rest of the season and every season. This means that our drivers can continue to compete for the World Championship. However having been at the hearing today I do not accept that we deserved to be penalised in this way.”

“Today’s evidence given to the FIA by our drivers, engineers and staff clearly demonstrated that we did not use any leaked information to gain a competitive advantage.”

“Much has been made in the press and at the hearing today of emails and text messages to and from our drivers. The World Motorsport Council received statements from Fernando Alonso, Lewis Hamilton and Pedro de la Rosa stating categorically that no Ferrari information had been used by McLaren and that they had not passed any confidential data to the team.”

“The entire engineering team in excess of 140 people provided statements to the FIA affirming that they had never received or used the Ferrari information.”

“We have never denied that the information from Ferrari was in the personal possession of one of our employees at his home. The issue is: was this information used by McLaren? This is not the case and has not been proven today.”

“We are also continually asked if McLaren didn’t use the information, what was the reason for Stepney and Coughlan collecting all this data about Ferrari? We can only speculate as neither Coughlan nor Stepney gave evidence at today’s hearing, but we do know that they were both seeking employment with other teams, as already confirmed by both Honda and Toyota.”

“There will be no issue for the 2008 season as we have not at any stage used any intellectual property of any other team.”

“We have got the best drivers and the best car and we intend to win the World Championship.”

Comunicado Oficial da Ferrari
A Ferrari tomou conhecimento da decisão da FIA em sancionar a Vodafone McLaren Mercedes por violação do artigo 151c do Código Desportivo Internacional.

À luz das novas provas que foram examinadas, foram posteriormente comprovados factos e comportamentos de excepcional gravidade e manifestamente prejudiciais aos interesses do desporto. A Ferrari manifesta a sua satisfação pelo facto da verdade ter vingado em toda esta situação.


O fato do comunicado da FIA mencionar que o Conselho Mundial irá receber um relatório detalhado sobre o monoposto britânico para 2008 e, na reunião ordinária de Dezembro, poder vir a tomar uma eventual decisão punitiva em relação à McLaren, se houver motivo, para a próxima temporada, é um sério aviso a Ron Dennis e à sua equipe.

Mais do que averiguar se o projeto do novo McLaren utilizaria dados ou dispositivos inerentes aos documentos oriundos da Ferrari, a FIA pretende ter uma “arma” para dissuadir Ron Dennis e os seus pares de impetrarem um eventual recurso da decisão do Conselho Mundial para o Tribunal Internacional de Apelação e até aos tribunais civis.

Acho que estes três meses, até ao Conselho de Dezembro, são o tempo necessário para Ron Dennis preparar a sua saída da equipe, vendendo a sua participação na McLaren à Mercedes, que passaria a ter o controle total. É que, mesmo que a McLaren possa suportar uma multa tão pesada, Ron Dennis não poderá escamotear aos seus sócios, que a sua gestão à frente dos destinos da equipe foi inadequada e custou-lhes, no mínimo, 60 milhões de dólares e um rude golpe na sua credibilidade junto aos patrocinadores e à opinião pública.

Quem viver verá...


Em tempo, esta reunião foi secreta, mas não acabou em pizza!

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