Porquê só os Cursos de Direito ?
Diante da proliferação desenfreada de faculdades de direito, que hoje oferecem 223 mil vagas em 1.078 cursos em todo o País, dos quais 55% estão localizados na Região Sudeste, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) finalmente decidiram estudar um novo "marco regulatório" para o setor. A idéia é redefinir as diretrizes para a abertura de novos cursos e estabelecer as providências a serem tomadas com relação aos 87 estabelecimentos cuja qualidade é considerada péssima pelo MEC e pela OAB.
Os nomes das instituições que serão enquadradas por exigências saneadoras e medidas punitivas não foram divulgados. Foi citado apenas o caso de uma escola sediada no Rio de Janeiro, que oferece mil vagas por ano e não teve um único bacharel aprovado no último exame de habilitação profissional aplicado pela OAB.
Aplausos para a decisão, ainda que tardia. (Até aqui o MEC aprovava qualquer pedido de abertura de curso, mesmo sem o parecer (ou até com o parecer contrário) da OAB!)
E qual o motivo de não divulgarem os nomes dessas arapucas, verdadeiras fábricas de igorantes?
E porquê, pergunto eu, não fazer a mesma coisa em relação aos outros cursos!
E qual o motivo de não divulgarem os nomes dessas arapucas, verdadeiras fábricas de igorantes?
E porquê, pergunto eu, não fazer a mesma coisa em relação aos outros cursos!
1 comentário:
Acho que com os cursos de Direito a questão é mais urgente. São bacharéis em Direito que se tornam juízes, advogados, promotores, diplomatas, preenchem boa parte das vagas concursadas e se tornam representantes do Estado, integrando sua estrutura. Por isso, talvez, as "universidades-empresas" abram sempre cursos de Direito.
As pessoas sabem que poderão prestar diversos concursos, e "mamar nas tetas" do governo-contribuinte pro resto da vida se se formarem em Direito, e estão dispostas a pagar o preço. Tem gente que está disposto a ganhar com isso. E não são só as milhares de más faculdades que despejam gente despreparada no "mercado", mas também os cursinhos que se aproveitam disso e prometem aprovação a esses infelizes. É uma máfia.
Não que os demais cursos não tenham que ter esse tipo de controle, mas as faculdades de Direito são os que abrem em maior número...
Enviar um comentário