segunda-feira, agosto 27, 2007

Assim nem com CPMF

O governo Luiz Inácio Lula da Silva ignorou acusações de aparelhamento da máquina e acelerou o ritmo da criação de cargos comissionados da administração federal no segundo mandato. A média agora é 7,6 vezes a do primeiro mandato.

O número médio mensal de postos desse tipo criados saltou de 23,8 no primeiro mandato de Lula para 179,7 entre janeiro e julho deste ano. Também chamados de cargos de confiança, esses empregos são muitas vezes destinados a apadrinhados políticos.

Os dados constam da nota informativa 304/07 do Ministério do Planejamento, datada de 16 de agosto, que foi enviada em resposta a requerimento do líder do PPS na Câmara, Fernando Coruja (SC).

Com quatro páginas, a nota traz o primeiro raio-X da expansão da máquina pública federal no segundo mandato. Os dados mostram que Lula já criou, em 2007, 1.258 cargos comissionados, chegando ao número recorde de 22.345.

A Folha de S Paulo

1 comentário:

Anónimo disse...

Já que não podemos confiar no bom senso dos governantes (para ficar aquém de juízos de moral), o sensato seria uma lei que impusesse limites a isso, ou dificultasse a criação desses cargos... Sei que nosso país já tem leis de mais, mas há certos males necessários. Quem dera que os males do país se restringissem a isso.