quinta-feira, julho 12, 2007

Pra onde vai a CPMF

UNE recebeu mais de R$ 5 milhões no governo Lula

Historicamente conhecida por intensas manifestações contrárias a abusos governamentais, a União Nacional dos Estudantes (UNE) parece ter perdido o fôlego nos últimos tempos, apesar do surgimento de diversos casos de corrupção envolvendo autoridades políticas. Esta semana, a entidade comemora os 70 anos de luta em um Congresso em Brasília, sob a bandeira de garantir sua independência. Não é a toa, já que nos últimos anos a proximidade da UNE com o poder público aumentou significativamente, ao menos em termos financeiros. Desde o início do governo Lula, a entidade estudantil recebeu R$ 5,3 milhões da União. O valor corresponde a quase quatro vezes o total de repasses feitos nos oito anos de Fernando Henrique Cardoso.

Para o cientista político da Universidade de Brasília, Leonardo Barreto, os repasses federais influenciam diretamente na mudança de comportamento de entidades civis, sobretudo aquelas que costumam fazer oposição à administração, como a UNE. “O atual governo, de maneira geral, procurou atrair grande parte dos movimentos sociais e fez questão de tê-los ao seu lado durante a gestão. A maneira de conseguir isso na política brasileira é distribuindo cargos ou recursos públicos”, salienta.

Barreto destaca que nos últimos dois anos, a entidade estudantil pouco se manifestou diante das descobertas de corrupção envolvendo autoridades governamentais. Sem contar que esteve distante das iniciativas mais visíveis do movimento estudantil, como a última ocupação da Universidade de São Paulo (USP), em que a maior parte dos alunos acatou um documento em que ficou registrado que a UNE não os representava.
Ao contrário do que acontecia antes, segundo o especialista, em alguns casos, inclusive, o movimento saiu às ruas em apoio ao presidente. “Não há duvidas de que tais repasses ajudaram a amenizar os ânimos”, destaca Barreto
Mariana Braga e Leandro Kleber
Do Contas Abertas

Sem comentários: