skip to main |
skip to sidebar
EUA vão exigir identificação digital de dez dedos do visitante internacional
Exigir a impressão digital e uma foto de cada cidadão estrangeiro que chega aos Estados Unidos não foi suficiente para garantir a segurança nos portos e aeroportos daquele país, onde se convive diariamente com a ameaça do terror. O Departamento de Segurança Interna (Department of Homeland Security, DGS) está testando um sistema que vai coletar as impressões digitais não de dois dedos (os indicadores), mas de todos os dez dedos de todos os estrangeiros que chegam aos EUA, até para cidadãos que vêm de países onde o visto de entrada é dispensado (como no caso os integrantes da União Européia).
Mas as autoridades que trabalham no processo de implantação sustentam que o processo não deverá tornar ainda mais vagaroso o procedimento – já longo – de admissão nos portos de entrada do país, principalmente em aeroportos de grande movimento de vôos internacionais, como Miami, Nova York etc. O principal argumento é de que se o novo sistema for aprovado, o cidadão deverá registrar seus dez dedos apenas uma vez, sendo dispensado do procedimento quando retornar ao país.
O aparelho é similar ao que já registra apenas um dedo de cada vez.
Ainda não há data para que o projeto entre em vigor efetivamente. Mas até o fim do ano, mais precisamente quando chegar o outono no Hemisfério Norte (fim de setembro) os testes com o novo aparelho começam a ser feitos em dez aeroportos internacionais: Boston (Logan); Chicago (O’Hare); Detroit (Wayne); Atlanta (Hartisfield-Jackson); Houston (George Bush); Miami; Nova York (JFK); Orlando; San Francisco; Washington (Dulles). Destes, metade recebe vôos do Brasil.
Globo On Line
Sem comentários:
Enviar um comentário