sexta-feira, abril 20, 2007

Darwin: Antes ou depois?

Quando se trata de sexo, o bonobo, uma espécie de chimpanzé, tem comportamento semelhante ao de muitos homens. O animal prefere a atividade sexual à comida e recorre ao sexo como sinal de reconciliação após uma briga, segundo afirmou nesta quinta-feira o holandês Frans de Waal, um dos primatólogos mais respeitados do mundo.

O professor de Psicologia e de Comportamento de Primatas na Universidade Emory, em Atlanta, Estados Unidos, destacou os numerosos traços psicológicos e comportamentais presentes em humanos e nesses primatas. Waal, autor de numerosos livros primatas, chegou esta semana a Madri para participar da conferência "O macaco que carregamos dentro", título de seu último livro. Na obra, o pesquisador compara o comportamento dos bonobos com os dos humanos em aspectos como violência, sexo, amizade e poder.

O bonobo, uma espécie em extinção que vive na região central do continente africano, é bastante sociável, pacífico e "muito sexy", no sentido de que sexo é sua atividade principal. Esse primata "hippie", segundo Waal, demonstrou, inclusive, que prefere o acasalamento mesmo quando tem diante dos olhos uma comida bem suculenta. Tal comportamento ocorre tanto em machos quanto em fêmeas.

O pesquisador comprovou que, assim como ocorre entre humanos, os bonobos recorrem ao sexo como sinal de reconciliação. Além disso, eles têm uma face altruísta e um instinto de ajuda, traços pouco freqüentes nos animais (encontrados também em elefantes e golfinhos)

Agência EFE


Darwin puro.
Agora, em função do último parágrafo, e de como anda o ser humano nestes tempos e nestas megalópoles em que se enfiou, cabe a pergunta:O bonobo seria classificado por Darwin, se vivo fosse, antes ou depois do Homem na escala evolutiva?


Em tempo. O bonobo é este simpático chimpanzé:


Sem comentários: