quinta-feira, março 01, 2007

O Brasil Submerso

"Existe um Brasil submerso onde a insatisfação ou mesmo a repulsa ao atual estado de coisas é latente, difusa, mas real. A questão é que os habitantes do Brasil submerso se encontram pulverizados, individualizados, isolados uns dos outros. Não conseguem se conectar em um movimento coerente, organizado, disciplinado, pois não existem partidos políticos que canalizem os protestos, nem instituições que dêem cobertura legal à indignação e, sobretudo, não temos lideranças que aglutinem as aspirações.

Neste cenário, onde avança o autoritarismo camuflado de democracia, a maioria nada percebe, com nada se importa. Mas se os ventos ditatoriais da obsoleta esquerda latino-americana, que sopram sobre o Brasil, se transformarem em tornados, não será mais possível conter o desastre".

Maria Lúcia Victor Barbosa

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com a primeira parte. Quanto à segunda, me parece um pouco "teoria da conspiração".

Paulo C Moreira disse...

Quando se começa a adjetivar a Democracia, a coisa começa a desandar.
A consulta popular sobre qualquer coisa, sem passar pelo ok do Congresso, sob o rótulo de democracia popular , é um belo caminho para a ditadura travestida.

Anónimo disse...

Concordo que há a necessidade do OK do congresso. Mas acredito que só haverá, realmente, uma "ditadura", se, por incapacidade de organização dos movimentos populares, estes sejam "organizados" e "influenciados" pelo poder executivo, como forma de passar por cima do legislativo. Mas isso dependeria de emendas à constituição, que não passariam sem o aval do legislativo (o que quer dizer, na prática, que depende dos votos do PMDB...).