sábado, março 31, 2007

Economia brasileira é a mais fechada entre os emergentes

Índice de abertura em relação ao PIB caiu para 21,5% com a nova metodologia do PIB

Nilson Brandão Junior em O Estadão

O Brasil é mais fechado em termos de comércio com o resto do mundo do que se calculava. Essa é uma das conclusões de pesquisa da Fundação Centro de Estudos em Comércio Exterior (Funcex), a pedido do Estado, com os novos números do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Os resultados mostram que o grau de abertura da economia encolheu de 23,9% do PIB na série antiga para 21,5% na atual, para o ano de 2006.

“Essa taxa, que já era baixa, ficou menor. O País é mais fechado do que o imaginado. Dá para ver isso agora porque o PIB é melhor calculado. Seria bom que esse índice fosse maior”, diz o economista da Funcex, Fernando Ribeiro.

O grau de abertura de uma economia é medido pela soma das exportações e importações, comparada com o PIB. O dado da Funcex é relativo a 2006, para o qual a entidade estimou um valor de PIB na metodologia anterior. Na prática, o País fica mais distante de outros países. Segundo a Fitch Ratings, os demais países do grupo de emergentes de grande porte, o chamado Bric (China, Índia e Rússia), têm um grau de comercialização com o mundo maior que o brasileiro.

As estatísticas da agência de classificação de risco mostram que o grau de abertura da China é de 63%, a da Rússia, de 48%, e a da Índia, de 32%. “Já sabíamos que se tratava de uma economia fechada. Agora vemos que é mais fechada”, diz o diretor-executivo da Fitch, Rafael Guedes.

Levantamento recente do economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Armando Castelar já havia demonstrado que a economia brasileira, com base no seu fluxo de comércio com o exterior, estava entre as sete economias mais fechadas do planeta. Ele estima agora, com os novos dados do PIB, que a economia brasileira deve estar dentre as cinco com menor grau de comercialização comparado aos seus PIBs.



Uma das vantagens da corrente de comércio maior como proporção do PIB é que eventuais ajustes na balança comercial são mais fáceis, com menor pressão no câmbio. É evidente portanto que o Brasil deveria se integrar mais com o resto do mundo.Para tal, além da redução das tarifas, é necessário criar melhores condições para as exportações, como redução de entraves ao investimento e da carga tributária, entre outros.

Mas para isso teremos que esperar mais alguns anos até que apareça um governo que... governe.



1 comentário:

Anónimo disse...

Economia para Leigos I. Dúvidas:
Como esse índice é medido? "Soma da importação e da exportação" me soou vago. A proporção entre importação e exportação é relevante para esse cálculo? Essa "abertura" implica em aumento da importação com relação à exportação ou vice-versa ou o crescimento seria proporcional? As vantagens do aumento da exportação eu sei, mas e as vantagens no aumento da importação, quais são? Também sei as vantagens de uma maior integração econômica com o exterior, mas isso não torna o país mais vulnerável às oscilações do mercado?
Não estou criticando a reportagem, sou apenas um leigo tentando entendê-la.