sexta-feira, fevereiro 02, 2007

E o país cada vez mais torto

Caso seja mantida a mesma proporção de crescimento no número de cursos de Direito dos dois últimos anos, o Brasil pode ter, em 2010, cerca de cinco mil cursos de graduação em Direito. A previsão foi feita hoje pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, durante reunião com o ministro da Educação.
"Essa proliferação, que acarreta a existência de inúmeros cursos de baixa qualidade, é uma realidade que tem que ser mudada, pois compromete o sonho de ascensão do cidadão pelo saber", afirmou Britto.
Atualmente, existem no País 1.024 cursos jurídicos em funcionamento e um total de 197.664 vagas ofertadas na soma dos Estados, o que indica um crescimento aproximado em dois anos de 46,29%.

A bem da verdade não é correto chamar de Curso de Direito à grande maioria deles. Mas que o sujeito termina com um diploma debaixo do braço, lá isso termina!

Este estado de coisas, e não é apanágio apenas da área de Direito, coloca todos os anos no mercado milhares de bacharéis que não têm o menor preparo para a profissão, aviltando os ganhos, e dando chances a que as representações profissionais, principalmente a OAB, exercitem ad nauseam o seu pendor corporativista , com provas de seleção para lá de razoáveis.

Sem comentários: