quarta-feira, janeiro 17, 2007

Brasil :País sem governo e sem oposição


Este País é realmente sui generis: É governado por um partido que foi muito melhor como oposição e tem como oposição um partido que foi muito melhor como governo. Um e outro ao trocarem de lado, se perderam completamente! Resultado: temos um governo que não sabe governar e uma oposição que nem desconfia o que isso seja!


6 comentários:

Anónimo disse...

Não é para polemizar, mas da parte da oposição que foi melhor como governo eu discordo...

Paulo C Moreira disse...

Meu Caro
Que o PSDB foi melhor como Govêrno, do que o PT vem sendo, não me restam dúvidas,até porque o PT não governa (é, isso sim, um escândalo atrás do outro). Não tem uma, uminha só, realização que tenha sido planejada, e viabilizada em 4 anos.
Se, por outro lado, queres dizer que a oposição tem-se tido como tal melhor do que quando era Govêrno, também caímos no mesmo mal: em 4 anos não conseguiu apresentar-se à Nação como alternativa a esse descalabro que aí está!

Paulo C Moreira disse...

Mas o leitmotiv do post é : O Govêrno não sabe governar e a oposição não existe como tal!
Pobre País!

Anónimo disse...

Temos então a mesma situação que tínhamos quando os papéis eram invertidos. O governo que também não sabia governar e a oposição que não apresentava soluções, apenas críticas. Quanto às realizações, e o aumento do salário mínimo, o maior em décadas? Esse não dá pra chamar de populismo...
Não me lembro de nenhuma medida nos governos do FHC que tenham sido boas para mais do que alguns setores abastados e que tenham durado... Quanto aos escândalos, a diferença é que a mídia atuava, na época, do outro lado, abafando, em vez de mostrar. Ou você não acha um escândalo um presidente propor uma emenda à Constituição (o que apenas deve ser feito em caráter excepcional, e em casos de interesse PÚBLICO) para se reeleger, e comprar votos para tanto? Lembra quanto tempo isso ficou nos jornais? Não mais do que duas semanas... Portanto, continuo achando que a situação é a mesma de antes, apenas com a diferença de que agora o governo não tem o apoio da Globo e da Abril.

Paulo C Moreira disse...

Para refrescar a memória:
A inflação era, digamos,pornográfica antes de FHC.
O celular custava um absurdo e pagava-se até para receber ligações.
O telefone fixo custava uma fortuna(R$4.000,00) ao ponto de as pessoas o declararem como bem na declaraçào de I Renda.
Não existia ENEM, nem nenhum sistema de avaliação de ensino.
As estatais eram completamente ineficientes e obrigavam o govêrno a gastar parte dos nossos impostos para tapar os rombos anuais.
(Hoje, empresas como a Vale,a CSN,a Embraer, entre outras, vão muito bem obrigado, pagando altíssimos impostos, porque, eficientes, dão altíssimos lucros!)
Não existia Lei de Responsabilidade Fiscal, o que levava todas as esfera do governo a gastarem o que quisessem, e a nos mandarem a conta.
O PT bloqueava, por sistema, todas as propostas que o executivo mandava para o Congresso.
Apesar de todas as crises internacionais, o crescimento pífio foi igual ao do govêrno Lula.
As estradas estavam em muito melhor estado do que hoje!
Os escândalos tipo mensalão, sanguessugas,CEF-loterias,compra de dossiers etc, não existiam.
Acho tacanha essa idéia de que tudo é igual, apenas a Globo e a Abril, divulgam ou acobertam. Apoio por apoio este governo tem o mais completo apoio da banca que tem um poder e uma parcela do PIB, muito maior do que a imprensa referida!
Abços

Paulo C Moreira disse...

Não acho que o govêrno de FCH tenha sido um sucesso retumbante, mas considero-o,até pelas circunstâncias,que encontrou (inflação ainda ameaçadora,bancos estaduais falidos e funcionando como emissores para os respectivos govêrnos, infraestrutura precária e sem nenhum investimento desde o govêrno Geisel) incomparávelmente melhor do que o atual, quer sob o ponto de vista administrativo, quer sob o ponto de vista moral!