Beaujolais nouveau e robot sommelier: eles se merecem
Desenvolvido em conjunto pela NEC e pela Universidade de Mié, o robot sommelier possui duas mãos mecânicas dotadas de um complexo sistema de sensores infravermelhos, que lhe permitem analisar a composição química dos alimentos e do vinho e aconselhar qual prato casaria melhor com as características deste ou daquele cru.
"Depois de ter analisado a composição química do vinho, o robot sommelier procura em sua base de dados que alimentos combinam, e emite, então, o seu conselho", explica Kaori Kobayashi, chefe do grupo de pesquisa responsável pelo projeto.
O robot pode ser regulado em função das preferências gastronômicas do seu proprietário
É claro que o robot não vai conseguir substituir um sommelier, já que este leva em conta não só o vinho e os pratos que vão bem com ele, mas também a personalidade do consumidor, seus gostos, seu humor no momento, quanto está disposto a gastar, etc
A demonstração do robot sommelier aconteceu semana passada na Sopexa, - feira de produtos franceses em Tokio - quando se iniciou a degustação mundial do beaujolais nouveau 2006, dia 16 pp.
Aliás, a festa da chegada do beaujolais nouveau celebrada em todo o planeta, é a prova de como uma boa campanha de marketing pode transformar um produto medíocre num sucesso de vendas mundial, dando-lhe até uma certa aura de momento de alegre celebração e de produto chic.
Realmente, um beaujolais nouveau e um robot sommelier foram feitos um para o outro: eles se merecem!
"Depois de ter analisado a composição química do vinho, o robot sommelier procura em sua base de dados que alimentos combinam, e emite, então, o seu conselho", explica Kaori Kobayashi, chefe do grupo de pesquisa responsável pelo projeto.
O robot pode ser regulado em função das preferências gastronômicas do seu proprietário
É claro que o robot não vai conseguir substituir um sommelier, já que este leva em conta não só o vinho e os pratos que vão bem com ele, mas também a personalidade do consumidor, seus gostos, seu humor no momento, quanto está disposto a gastar, etc
A demonstração do robot sommelier aconteceu semana passada na Sopexa, - feira de produtos franceses em Tokio - quando se iniciou a degustação mundial do beaujolais nouveau 2006, dia 16 pp.
Aliás, a festa da chegada do beaujolais nouveau celebrada em todo o planeta, é a prova de como uma boa campanha de marketing pode transformar um produto medíocre num sucesso de vendas mundial, dando-lhe até uma certa aura de momento de alegre celebração e de produto chic.
Realmente, um beaujolais nouveau e um robot sommelier foram feitos um para o outro: eles se merecem!
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