sexta-feira, novembro 17, 2006

Bacalhau ameaçado de extinção

Para quem , como eu, adora um bom bacalhau, e não o deixa faltar na Consoada, a notícia de que a sua pesca poderá ser proibida já no próximo ano, para que a espécie não se extinga em pouco tempo por excesso de captura, é procupante. Mas, infelizmente, o risco é grande, o que levou o Conselho Internacional de Exploração dos Mares (CIEM) a propor à União Europeia a completa suspensão da pesca do bacalhau já em 2007. A decisão da UE acontecerá em dezembro próximo.
Pelo sim pelo não, prepararei uma despedida condigna para esse velho companheiro na Ceia de Natal deste ano!
Entretanto, e para quem pensa que cabeça de bacalhau é um substantivo abstrato, aí vai a foto do Cod Gadus Morhua, cujo nome comercial é Bacalhau Porto Imperial, e é o único que, realmente, é bacalhau (Torsk para os dinamarqueses; Baccalà para os italianos; Bacalao para os espanhóis; Morue, Cabillaud para os franceses; Codfish para os ingleses),- os outros (lings, saithes, zarbos e quejandos) são peixes secos salgados.


Foto de Jaques Moreau

2 comentários:

Anónimo disse...

Curioso... É a primeira vez que eu vejo a cabeça de um bacalhau, e há a chance de que seja a última... Bom, se eu tiver que sacrificar um natal sem bacalhau, para poder continuar a comê-lo nos próximos, eu faço esse sacrifício. Pelo menos a ceia deste ano está garantida...

Anónimo disse...

Também nunca tinha visto um bacalhau com cabeça! Mal posso esperar pelo Natal... q delícia!