quarta-feira, agosto 16, 2006

Operação Dilúvio

Segundo a Agência Estado, está no ar mais uma mega operação conjunta da Polícia e Receitas Federais para " desarticular uma quadrilha envolvida no maior esquema já constatado de fraudes no comércio exterior". As principais irregularidades são sonegação, falsidade ideológica, evasão de divisas e cooptação de servidores públicos. Os agentes cumprirão os mandados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Espírito Santo, Ceará e Pernambuco".

"Desde às 4h desta quarta-feira, um efetivo de cerca de 1.400 policiais federais fazem uma megaoperação na qual devem cumprir mandados de busca e apreensão e efetuarem várias prisões". ( Leia a matéria aqui)

Absolutamente nada contra. Tirante, os excessos de efeitos pirotecnicos de algumas prisões com cobertura em rede nacional, é salutar e necessário apurar os fatos, desbaratar as quadrilhas e punir os infratores.

Todavia, tenho observado que as últimas grandes operações da Polícia Federal,a maioria das vezes em conjunto com a Receita Federal, se destinam a, em primeira instância, defender o "caixa" do governo!

São normalmente quadrilhas que se estruturaram para sonegar impostos (e que impostos) sendo, portanto, o Estado o principal, imediato e maior beneficiário dessas ações.

Será que se a PF imprimisse o mesmo zêlo investigatório contra as quadrilhas de contrabando e venda de armas, contrabando e venda de drogas, de roubo de cargas (com assassinato dos motoristas) e roubo e desmanche de carros, nós não teríamos um País bem menos violento?

Será só uma vaga impressão minha?

2 comentários:

Anónimo disse...

Nem tão vaga assim...
A princípio, a população deveria estar contente, se observarmos a seqüência: maior arrecadação => mais verba nos cofres públicos => repasse da arrecadação aos entes federados => investimento em políticas públicas e serviços essenciais à população (educação, saúde, etc...)=> povo feliz, sorrindo com bocas sem dentes faltando. No entanto, parece que algum elo dessa seqüência se perdeu em algum lugar a caminho do planalto central...

Paulo C Moreira disse...

Xlipe
O que quero ressaltar é que a PF está escalonando as suas prioridades sob o ponto de vista do Estado e não dos Cidadãos. É evidente que todos os tipos de crime, devem ser combatidos e a inexistência de crime (utopia) seria um fator de felicidade e produtividade da Nação. O crime, afinal , é caro!

Abços