Para onde vai a CIDE ?
Não é por simples coincidência que, das 20 melhores rodovias do País, de acordo com a classificação da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) - que pesquisou 87.592 quilômetros de estradas pavimentadas -, 19 são operadas por empresas particulares.
A única ligação rodoviária, entre as 20 melhores do País, ainda operada pelo setor público é a São Paulo-Belo Horizonte, que faz parte do lote de rodovias federais que, finalmente, o governo Lula decidiu transferir para a administração privada.
A CNT calcula que, para melhorar a malha rodoviária, são necessários investimentos de quase R$ 25 bilhões. A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre os combustíveis, criada para financiar programas rodoviários, poderia suprir esses recursos. De 2002 a setembro de 2007, segundo a CNT, esse tributo rendeu R$ 43,8 bilhões. Mas pequena parcela dessa receita teve a destinação devida. Neste ano, por exemplo, o governo federal reservou, de seu orçamento, R$ 7,95 bilhões para o transporte rodoviário; até setembro, só R$ 4,7 bilhões estavam empenhados e apenas R$ 1,36 bilhão tinha sido efetivamente pago.
Mais uma vez se comprova que não falta dinheiro ao governo! (Afinal somos uns ótimos pagadores de impostos!)
O que falta é capacidade gerencial, é trabalho, é responsabilidade com a coisa pública!
O que falta é capacidade gerencial, é trabalho, é responsabilidade com a coisa pública!
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