sábado, novembro 17, 2007

Le Beaujolais Nouveau est arrivé!

Exatamente a um minuto de ontem (a terceira sexta-feira do mês de Novembro*)começou a corrida anual para ver quem primeiro serve o Beaujolais Nouveau.

Um fantástico trabalho de marketing e um enorme esforço de logística (motocicletas, balões, camiões, trens, helicópteros, jatos, elefantes, camelos e rickshaws são usados para levarem o produto até ao seu destino final) colocaram ao redor do mundo milhares de garrafas desse vinho para poderem ser abertas nessa data.

O que começou como uma brincadeira da região de Beaujolais e Lyons, em cujos botecos, cafés e bistrôs o vinho chegava em barricas vindo diretamente dos lagares dos produtores da região, e recebido a cada colheita com mais farra, tornou-se um acontecimento mundial - ao final do processo, 65 000 000 de garrafas serão consumidas!

O Beaujolais Nouveau (que na realidade deveria se chamar Beaujolais Primeur já que é liberado para o consumo antes da primeira primavera após a vindima das suas uvas), era, e ainda o é, um vinho feito às pressas, para ser consumido rápidamente, enquanto o melhor Beaujolais segue o seu curso sereno e normal. Produzido com as uvas Gamay Noir à Jus Blanc, colhidas à mão, é um vinho frutado, quase sem tanino, para ser servido frio (13 graus vão bem!) e feito mais para ser celebrado do que apreciado!

Como vale muito mais pela festa, e pela brincadeira de saber que milhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro o estão celebrando nessa ocasião, do que por sua qualidade, não me chega a incomodar o uso que os japoneses aí da foto deram a parte dele este ano!

* na França por exigência legal, no resto do mundo por acordo para que os importadores não o vendam antes.

Sem comentários: