quinta-feira, novembro 29, 2007

Venezuela : Milhares foram às ruas em defesa da Democracia e contra as reformas chavistas


Foto: Pedro Rey/AFP

"Nós não queremos derrubar o Chavez! Mas queremos a Democracia que ele quer derrubar!"

Confiança à parte, os dezenas de milhares de partidários do "Não" que se reuniram no centro da cidade se dizem preparados para aceitar pacificamente uma eventual derrota nas urnas, admitindo aceitar a reforma constitucional se esta for a vontade da maioria dos eleitores.

O discurso muda completamente, entretanto, quando se menciona a possibilidade de o "Não" vencer, mas Chávez não aceitar a derrota. "Neste caso, vamos derrubá-lo, vamos às ruas. Pode ser uma verdadeira guerra civil."

"Ninguém nos pagou nada para estar aqui, muito pelo contrário, nós mesmos pagamos passagens, comidas, camisetas, tudo pela campanha contra o referendo", dizia Enrique Sobrinho, um dos participantes.

Lula encomenda claque para visita ao Rio

O Noblat informa em sua coluna que, perto do meio-dia de ontem, um auxiliar direto de Lula telefonou para o governador Sérgio Cabral encomendando uma manifestação de prefeitos do Estado em favor da prorrogação até 2011 da cobrança da CPMF.

Depois do lançamento de mais um PAC na favela do Pavão-Pavãozinho, pela manhã, visitará o estaleiro Mauá, à tarde. Nessa ocasião será surpreendido pela manifestação espontânea dos prefeitos.
Cabral repassou a seu vice-governador Luiz Fernando Pezão a tarefa de mobilizar os prefeitos. Se possível todos eles ou a maioria.
Charge Sponholz


E lá se irão mais alguns milhares de reais de nossos impostos gastos com esta revoada de prefeitos de auditório, (aposto que Rubens Bomtempo, de Petrópolis, será um dos mais animados dessa troupe - quem sabe ele não arruma mais umas verbazinhas para fazer mais umas obrinhas no Centro Histórico com pavimentação de blocretes (eta neologismo horroroso!) que afundam no dia seguinte à inauguração !) prontos para aplaudirem quando a plaquinha "PALMAS" for erguida, e desejosos de terem a chance de aparecer na foto, quais papagaios de Apedeuta!

quarta-feira, novembro 28, 2007

Yó soy usted mañana!

As peripécias dos "democratas" amigos do Lula:

Congressistas partidários do presidente da Bolívia, Evo Morales, aprovaram na madrugada desta quarta-feira duas leis enquanto camponeses seguidores do governo impediam que parlamentares opositores entrassem no Congresso, segundo mostraram canais de TV locais.

O governo conseguiu reunir número suficiente de congressistas para deliberar com ajuda de alguns suplentes de deputados e de senadores da oposição. Aos titulares era negado acesso ao prédio do Parlamento.

Uma das lei aprovadas reforma a lei de convocação da Assembléia Constituinte, que centrava os trabalhos em Sucre, para que se possa deliberar em qualquer parte do país. Sucre é um importante foco de resistência a Morales.

Alguns parlamentares da oposição conseguiram entrar disfarçados, como Peter Maldonado, da centrista Unidade Nacional (UN), que se vestiu com casaco e roupa de operário da construção civil. Entretanto os que burlaram o cordão dos camponeses não constituíram número suficiente para impedir a manobra governista.

Oposicionistas disseram que a ação mostra a "tirania" do governo Morales. O líder da maior força opositora do país andino, Poder Democrático e Social (Podemos, de direita), o ex-presidente Jorge Quiroga (2001-2002), denunciou que o cerco campesino é mais uma demonstração da "escalada" oficialista para "estabelecer um regime tirânico" na Bolívia.

Dos Jornais de hoje


A polícia e o exército do cocalero Ivo, obviamente, deviam estar muito ocupadas assistindo a mais um episódio da série "Chavez", para reestabelecerem a ordem e garantirem o acesso dos parlamentares da oposição!

Aliás o modus operandi em nada difere do das nossas forças de segurança, quando são chamadas a intervir para protegerem as propriedades privadas invadidas pelos MSTs apedeuticos!

Smurf 2 X 0 Sites de tempo

Às 13:30 Smurf, o meu perdigueiro croata, domina o jogo e, nadando de braçada, continua feliz se molhando sob a chuva que cai por entre o nevoeiro!
Climatempo, o Canal do Tempo e o Tempo Agora, insistem em chamar isto de sol!

Por motivos óbvios acabei de retirar o widget do Canal do Tempo aí da direita do meu Blog! Quem sabe não o acabe substituindo por uma foto do meu perdigueiro croata???

Os meus (poucos) leitores são Génios!

Nesta blogosfera existe de tudo! Até um site que, supostamente, analisa um blog e a capacidade de seus leitores em entendê-lo.
Um abnegado leitor resolveu submeter o Cá nas Alturas à dita análise e o resultado é o da figura acima.

Até agora não sei se fico alegre ou triste!

Divergência de opiniões

Fui dormir ontem debaixo de um temporal!
Tudo bem, até acho agradável adormecer com o barulho da chuva batendo!
Não existe melhor sonífero do que a chuva fustigando as janelas quando se está abrigado e aquecido debaixo das cobertas.

Além do mais, os boletins meteorológicos eram unanimemente animadores para quarta-feira! Todos me informavam que o meu despertar se daria sob um fantástico e retemperante sol raiando sobre a minha cabeça: a minha caminhada matinal estava salva!

Ao acordar, no entanto, a chuva forte tinha sido substituída por outra, fininha, persistente e penetrante, daquelas que, embora parecendo que não é de nada, não vai embora nunca e nos encharca até aos ossos!

Volto ao computador, abro as páginas da Somar, br.Wheather e Climatempo e todas, todas mesmo, devidamente atualizadas minutos antes(como pode ver nas imagens que publico ao lado, principalmente se você clicar nelas e as ampliar), me informam que talvez tudo não passe de uma ilusão de ótica, que - quem sabe? - eu ainda não esteja completamente desperto já que...está sol!


Smurf, o meu perdigueiro croata, entra no escritório e, com uma daquelas abanadas fundamentais, me transmite a sua borrifante, e convicta, opinião de que, lá fora, chove!

Olho pela janela, agora seguramente desperto pela salpicada de água que levei, e verifico, com pesar, que o Smurf está certo!

Chove!


O Tempora! O Mores!

Pesquisa da FGV prevê universalização do esgoto só em 2122


Com espetacular arrancada nos últimos anos, graças enorme$ investimento$ do atual governo, Brasília está na frente e já atingiu quase 100%.
Tem esgoto saindo pelo ladrão!

Conversas do Presidente

O presidente Luiz da Silva disse nesta terça-feira, 27, em entrevista ao Jornal da Band,que não vai fazer guerra para aprovar a prorrogação da CPMF até 2011 e conversará com os senadores "na medida do possível".

Tempos houveram em que essas conversas eram "ao pé do ouvido". Agora é necessário agachar-se um pouco mais pois as conversas viraram "ao pé do bolso":


Por Silvio Navarro e Adriano Ceolin, na Folha

"Correndo contra o calendário para conseguir aprovar a prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) no Senado, o governo destinou R$ 514,3 milhões em verbas federais para atender emendas parlamentares até a última sexta-feira, valor que representa quase o triplo (197%) do liberado em outubro. Senadores acusaram a Casa Civil de cooptar votos.

O detalhamento do "empenho" (compromisso de gastos) das emendas parlamentares do Orçamento aponta ainda que R$ 207 milhões foram liberados só na semana passada, segundo dados do Siafi (sistema de acompanhamento de gastos da União) coletados pelo DEM.

A primeira denúncia de que o governo estaria negociando com emendas partiu de Geraldo Mesquita (PMDB-AC), que integra o grupo dos 'rebeldes' do PMDB cujos votos para aprovar a CPMF são considerados incertos. Ele relatou ter sido procurado pelo subchefe de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Marcos Lima, para negociar a liberação de emendas.

'Um funcionário do Planalto ligou várias vezes para o meu gabinete. Depois, insistiu e foi ao meu gabinete. Eu não lhe dei essa liberdade', diz Mesquita.

terça-feira, novembro 27, 2007

Aparência de legalidade

As empreiteiras são as principais financiadoras das campanhas políticas. E quase nunca fazem isso de graça. Agem em troca de promessas de obras, após as eleições. Assim, são ressarcidas com lucro das contribuições antecipadas.

De que forma, se obras públicas, de acordo com a lei, só podem ser contratadas por meio de concorrência e as vencedoras são as que apresentam o melhor preço? Ocorre que, na maioria das vezes, a concorrência tem apenas aparência de legalidade. Nos dias de hoje, as empreiteiras trabalham de forma unida. Consorciam-se em grupos, constituem novas sociedades, ajustam o "plus" no preço e loteiam previamente o território entre elas: aqui ganha uma, lá ganha a outra, acolá uma terceira. Vige uma espécie de pacto respeitado por todas, e ai de quem o descumprir. Os governantes sabem disso e silenciam porque, no fundo, estão as empreiteiras recuperando o investimento que anteciparam para financiar as eleições.
Arno Werlang

Leia a íntegrado artigo aqui

Com eleições municipais a caminho há muito o que empreitar!

A "nova" velha prática

Cada vez mais desesperado ante a crescente dificuldade de aprovar a prorrogação da CPMF, o Sr Lula da Silva anunciou que se envolverá pessoalmente na negociação usando a tática que chamou de "corpo-a-corpo". É apenas um eufemismo para a velha e nefasta prática do toma-lá-dá-cá: Voto em troca de cargos, verbas e prebendas!

Pela exiguidade do tempo e a ânsia do Governo tudo leva a crer que o negociante pode-se preparar para comprar alguns pares de sapato de cromo alemão.
A troco de sandalinhas o voto não virá!
A carteira de onde sairá o dinheiro para pagar a conta da sapataria , como sempre, será a nossa...

segunda-feira, novembro 26, 2007

Um grito

Leia o post completo desta venezuelana clicando no seu nome. Vale a pena!

Eran épocas muy distintas a las que se viven ahora, no había tanta división, donde si no eres Rojo eres denigrado e insultado; no había tanta intolerancia, tus vecinos podían tener opiniones diferentes a las tuyas, y aun así podías ir a su casa a pedir una taza de azúcar sin problemas; los símbolos patrios eran de todos; los cantantes con letras de protesta no eran de un sector u otro, si te gustaban sus letras los escuchabas y ya; el pueblo venezolano éramos los blancos, los negros, los morenos, los indígenas, los altos, los bajos, los flacos, los gordos, sin importar la franela ni la gorra que nos pusiéramos…

Queremos uma ditadura populista na América Latina?

Día de Acción Bloguero

Hoje é Día de Acción Bloguero em que blogues da Venezuela, em especial, e de qualquer parte do mundo que quiseram aderir, resolveram escrever sobre a reforma à constituição Venezuelana proposta pelo proto ditador Hugo Porquénotecallas Chaves!

Perguntarão vocês: o que nós, aqui no Brasil, temos a ver com isso?

Para quem preza a Democracia, para quem, como eu, acredita que a Democracia é a única forma de govêrno que acolhe o contraditório de uma sociedade, que permite um grau de liberdade indispensável à felicidade humana, qualquer ameaça à sua existência em qualquer lugar do mundo, acaba interferindo com cada um de nós !

A Venezuela e o seu povo são importantes, por si próprios, e como players no que se poderá transformar a América Latina.

A reforma proposta por Chavez, se aprovada, transformará a Venezuela na mais perfeita concretização de uma ditadura populista dos tempos modernos, da qual só será possível saír com muito sangue venezuelano derramado, e que contaminará, com certeza, os países limítrofes (como o nosso)!

Por isso é importante que os 26 milhões de venezuelanos tenham o discernimento de resistir e, dizendo não à reforma, manterem-se livres e senhores dos seus destinos!

A América Latina está cansada de caudillos salvadores, que fazem de seus países trampolins, e de seus povos, mantidos na miséria e no obscurantismo, meras massas de manobra para alcançarem seus objetivos de glória e enriquecimento pessoais!




A América Latina não precisa, não merece, e não terá ditadores vitalícios como Chavez quer ser!

Saravá!

Ao irmão sempre caçula por mais que esteja se tornando um respeitável senhor de (quase) provecta idade!

E porque hoje é segunda

Uma Thurman

domingo, novembro 25, 2007

What kind of porra is this?

" Vamos estabelecer um plano de eficácia da ANAC no sentido básico do seguinte: qual o nosso problema?
É que precisamos nos antecipar aos fatos e não sair correndo atrás dos fatos.
Até agora o que tem sido feito é correr atrás dos fatos para tentar resolver!"
Nelson Jobim

Com a clareza meridiana que lhe é peculiar, o ministro multimídia Nelson Jobim assim se referiu à nova linha de atuação que determinou à ANAC para a solução imediata do apagão aéreo.

Não entendi patavina mas, não fiquemos preocupados, isto deve ser linguagem cifrada com um código a que só o pessoal afeto ao ministro tem acesso!

Espero...

(Porque será que escrevi espero? Freud, socorro!)

Chefe do Gabinete-Adjunto de Informações Agregadas em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República.

Ufa!!!
Alguma idéia do que isso seja?

Também não tinha a mínima até ler hoje no JB que é um dos muitos cargos existentes na Presidência da República Milionária do Brasil, ocupado por uma tal companheira Clara Levin Ant(Telefone:(61)3411-1792;Fax:(61)3321-4761; e-mail: clara.ant@planalto.gov.br para quaisquer esclarecimentos a respeito, e até ela trocar de e-mail, claro!), e que, por sua vez, ainda tem três assessores trabalhando com ela (segundo informa o site Dicas de Brasília))!
Esta senhora deve ser extremamente competente (e a sua função de supina relevância! - imaginemos então como será transcendental a função do Chefe do Gabinete-Principal de Informações Agregadas em Apoio à Decisão do Gabinete Pessoal do Presidente da República!) para merecer o salário de R$ 10 500,00 que nós, contribuintes brasileiros, lhe pagamos todos os meses!

Haja CPMF!

Não sei porquê, (ou até sei!) mas me lembrei das historinhas dos escoteiros-mirins Huguinho, Zezinho e Luizinho, que tinham um C.H.E.F.E. com um cargo de nome pomposo mas que só aparecia no primeiro (passando as tarefas) e último (condecorando) quadrinhos!
As aventuras criadas por Disney tinham, porém, duas inestimáveis vantagens sobre as planaltinas: os malfeitores sempre levavam a pior e eram muito, mas muito, mais baratas!

sábado, novembro 24, 2007

Ana Júlia Carepa - O jeito PT de governar!

A governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), admitiu ontem que casos como o da adolescente que ficou presa por quase um mês na mesma cela (foto ao lado da Folha Imagem) com 20 homens, na cidade de Abaetetuba, ocorrem no Estado ‘há algum tempo’.

‘Essa é uma prática lamentável, que, infelizmente, já acontece há algum tempo. Mas é bom tornar tudo isso público, para que toda a sociedade se mobilize e possamos acabar com essas práticas. O sistema de segurança vai investigar com rigor todas as denúncias’, disse a governadora, em nota publicada no site do governo.

Se existe no Estado "há algum tempo", porque não fez nada a respeito?

Se é necessário "que toda a sociedade se mobilize", quer dizer que o (des)governo do PT não aje, só reaje quando os assuntos vêm à baila nos meios de comunicação? Sim, porque no Conselho Estadual da Mulher do Pará, já existem denúncias de casos semelhantes ao dessa menina ocorridos em Altamira, Tucuruí e até mesmo na própria Abaetetuba.

Esse expoente do jeito petista de governar é aquela que nomeou a sua cabeleireira e a sua esteticista como "assessoras"!
A mesma que colocou três irmãos em cargos de destaque e fez do ex-marido Marcílio Monteiro (e que se enrolou em um escândalo no Ibama) a figura mais poderosa do governo, como secretário de Projeto Estratégicos.
Também nos mandou a conta dos salários de um primo e até de um ex-cunhado. (Quem disse que cunhado não é parente?)
Todos sem concurso público, é claro!

É a mesma que, não gostando da residência oficial, alugou, e mandou reformar, uma casa num condomínio de luxo para que lhe sirva de moradia (claro que com o dinheiro dos nossos impostos!)

Nojenta! Abjecta!
(Você escolhe se estes epítetos se referem à cela, à governadora petista, ou às duas)

sexta-feira, novembro 23, 2007

A vanguarda do atraso latino-americano

Mico Mandante e Coma Andante

Para onde vai o imposto que pagaremos em 2008?

Esta nossa Democracia está cada vez mais interessante!

A exatos 20 dias úteis do encerramento da atual legislatura (contando eu com as segundas e sextas-feiras que não costumam fazer parte da semana de labuta dos senhores congressistas), três assuntos dominam a pauta do Congresso: Renan sai ou Renan fica; aprovar ou não aprovar a CPMF; e Mares guia ou não guia!

Já a respeito daquela que é a mais importante tarefa dos representantes do povo, a discussão e votação da proposta do Orçamento Geral da União para 2008, nem um pio se escuta.

Como é que o Governo Federal pretende gastar a dinheirama dos impostos escorchantes que pagamos? A alocação é a que a Nação precisa ou vai-se continuar a desperdiçar o meu/teu/seu rico e suado dinheirinho em PACotários que não saiem do papel, em cargos para cupinchas, em ministérios do futuro e em obras eleitoreiras? (afinal teremos eleições municipais em menos de um ano!)

Em qualquer país democrático do mundo a principal função dos representantes do povo é defendê-lo da gastança do executivo, discutindo e votando a proposta orçamentária, e fiscalizando o seu bom cumprimento!

Aqui pelo jeito, os nossos congressistas (e portanto nós os esfolados contribuintes) passam batidos, deixando o (des)governo do Sr Lula da Silva à vontade para torrar os bilhões dos nossos impostos da forma que mais lhe convier!

quinta-feira, novembro 22, 2007

¿Por qué no te callas? e as sequelas freudianas


Veja outras charges de Duke aqui

quarta-feira, novembro 21, 2007

Imposto(re)s e goelas grandes

Segundo informou a Receita Federal, de janeiro a outubro de 2007, a arrecadação federal somou R$ 484,7 bilhões, tendo crescido nos primeiros dez meses deste ano R$ 59,6 bilhões em relação ao mesmo período do ano passado!

Como se percebe, a sanha arrecadadora do Govêrno vai de vento em popa e já aumentou, em dez meses deste ano, mais do que o valôr que o governo pretende arrecadar anualmente com a prorrogação da CPMF!

Como não consta que esse aumento de arrecadação se tenha transformado em melhorias nos ítens que interessam à população e para o que ela paga impostos: saúde pública, segurança, estradas, justiça e, muito menos, educação, se depreende que não é por falta de verba que o País não anda!

Como se vê, a tal necessidade da CPMF é completamente mentirosa!

A menos que se pense nos uso habitual que se tem feito do dinheiro dos nossos impostos: corrupção, nepotismo, aloprados, sanguessugas, mensaleiros e outros companheiros, superfaturamento, obras suntuosas e desnecessárias, ministérios do futuro, compra de votos...

Mas, para goelas tão grandes, nem dez CPMF serão suficientes!

That's the question

terça-feira, novembro 20, 2007

Concept Audi Cross Cabriolet Quattro

O Concept Audi Cross Cabriolet quattro , apresentado no Salão de Los Angeles, é um modelo de quatro lugares, com motor de 3.0 litros TDI (Turbo Diesel a Injeção), seis cilindros e 240 CV de potência que o leva dos 0 aos 100 Km/h em 7,2 segundos e lhe permite atingir uma velocidade máxima de 240 Km/h. A transmissão é automática, de 6 marchas com comando no volante.
A capota demora 17 segundos a ser recolhida automaticamente e fica arrumada em “Z”, na traseira, completamente oculta da visão.


No interior, encontramos detalhes bastante novos e curiosos, como um suporte para copos onde cada passageiro pode controlar a temperatura da sua bebida. Os bancos, de couro cinza, com direito a ventilação exclusiva, e ainda, um console central amplo onde sobressai um LCD integrado ao painel de comandos.

O Cross Cabriolet quattro concept tem ainda uma tela sensível ao toque para, por exemplo, manipular as imagens de mapas que estejam sendo mostradas. O sistema de navegação para este modelo foi criado com base no Google Earth, fornecendo mapas 3D extremamente detalhados.
O som é baseado no equipamento utilizado no A8, da Bang & Olufsen , com um amplificador de 505watts. O acesso à rádio é feito via Internet. Internamente, há um sistema de comunicação que permite aos passageiros falar entre si, sem necessidade de levantar a voz, muito útil quando se anda com a capota aberta.


O carater de SUV aparece, por exemplo, num mecanismo que permite ajustar eletricamente a altura do carro: a traseira pode ser baixada para facilitar cargas e descargas.
Pena que, por enquanto, é só um concept!
Clique nas imagens para ampliar

segunda-feira, novembro 19, 2007

War games

"Não queríamos isso, mas se os EUA tomarem qualquer ação contra nós, saberemos como responder", advertiu o presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad.

"Se os EUA cometerem a loucura de invadir o Irã ou de agredir novamente a Venezuela, o preço do petróleo, na melhor das hipóteses chegará a US$ 200!", ameaçou Hugo Chávez

"O petróleo subirá para até US$ 250 se Washington invadir o Irã!", vociferou Rafael Correa, presidente do Equador


Todas estas declarações, de líderes que não poderiam ser classificados como democratas, foram feitas durante a recém terminada conferência da OPEP (da qual Lula ainda não participou!) em Riad.

Irã, Venezuela e Equador querem ainda que a Opep tenha uma atuação mais política. No entanto, o bloco moderado, liderado pela Arábia Saudita - maior exportador de petróleo -, insiste para que o grupo permaneça agindo exclusivamente no âmbito técnico e econômico.

Não tenho muitas dúvidas de que o Irã será invadido. Se o bufão Chavez persistir na sua insensatez de ditadorzinho, a Venezuela também o será! (embora ache que, na hora do vamos ver, o bufão afina!), e o mundo inteiro sofrerá com essa insensata forma de resolver as questões que afetam toda a humanidade.

Nem Bush é o xerife que pensa ser, nem as populações dos países dominados pelos bufões de plantão são os bandidos!

Será que em pleno século XXI não haverá uma forma mais inteligente de resolver essas questões?
Não evoluímos nada desde a Idade da Pedra?

Time ou bando?

Como pode uma seleção que tem o ex-melhor do mundo, o atual melhor do mundo, e o que vai ser eleito o melhor do mundo do ano, jogar como um timinho, como o fez a seleção canarinha, ontem, no empate com o Perú?

O Governador do Rio de Janeiro

Não sei por que cargas d'água tanto têm criticado o Sérgio Cabral por suas consecutivas viagens ao exterior! Afinal, ele não deixa o Estado sem governador! Não é Aécio?

Fidel Castro e a senilidade precoce

Corre pela internet o vídeo de uma entrevista de Fidel a uma emissora venezuelana em que ele não fala coisa com coisa, numa clara demonstração de que ele não volta ao poder, não por problemas de saúde física, mas por estar em adiantado estado de demência senil.
Não é de surpreender! Afinal, o mais antigo ditador do mundo já está com 81 anos, dos quais 48 agarrado ao poder.
O que espanta é a senilidade precoce de gente bem mais jovem (pelo menos cronologicamente) que o cultua, apoia, e tenta implantar em seus países uma "democracia à lá Cuba"!

E porque hoje é segunda

Susan Griffits

sábado, novembro 17, 2007

Le Beaujolais Nouveau est arrivé!

Exatamente a um minuto de ontem (a terceira sexta-feira do mês de Novembro*)começou a corrida anual para ver quem primeiro serve o Beaujolais Nouveau.

Um fantástico trabalho de marketing e um enorme esforço de logística (motocicletas, balões, camiões, trens, helicópteros, jatos, elefantes, camelos e rickshaws são usados para levarem o produto até ao seu destino final) colocaram ao redor do mundo milhares de garrafas desse vinho para poderem ser abertas nessa data.

O que começou como uma brincadeira da região de Beaujolais e Lyons, em cujos botecos, cafés e bistrôs o vinho chegava em barricas vindo diretamente dos lagares dos produtores da região, e recebido a cada colheita com mais farra, tornou-se um acontecimento mundial - ao final do processo, 65 000 000 de garrafas serão consumidas!

O Beaujolais Nouveau (que na realidade deveria se chamar Beaujolais Primeur já que é liberado para o consumo antes da primeira primavera após a vindima das suas uvas), era, e ainda o é, um vinho feito às pressas, para ser consumido rápidamente, enquanto o melhor Beaujolais segue o seu curso sereno e normal. Produzido com as uvas Gamay Noir à Jus Blanc, colhidas à mão, é um vinho frutado, quase sem tanino, para ser servido frio (13 graus vão bem!) e feito mais para ser celebrado do que apreciado!

Como vale muito mais pela festa, e pela brincadeira de saber que milhões de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro o estão celebrando nessa ocasião, do que por sua qualidade, não me chega a incomodar o uso que os japoneses aí da foto deram a parte dele este ano!

* na França por exigência legal, no resto do mundo por acordo para que os importadores não o vendam antes.

O Pragmatismo na Administração




sexta-feira, novembro 16, 2007

quinta-feira, novembro 15, 2007

Lula pavimentando o golpe



- Podem criticar o Chávez por qualquer outra coisa. Inventem alguma coisa para criticar o Chávez. Agora, por falta de democracia na Venezuela, não.
Lula da Silva


quarta-feira, novembro 14, 2007

O País do faz de conta!

Refletindo sobre o post que escrevi abaixo a respeito da "Bienal de Arte sem Arte", cheguei à triste conclusão que nos tornamos o país do supra-sumo do faz de conta:

Faz de conta que o Governo governa!
Faz de conta que o Congresso legisla!
Faz de conta que o Judiciário funciona!
Faz de conta que a os hospitais atendem!
Faz de conta que as escolas ensinam!
Faz de conta que as prisões prendem!
Faz de conta que os buracos são estradas!
Faz de conta que as companhias aéreas transportam!
Faz de conta que a CPMF é provisória!
Faz de conta que o Lula não sabia de nada!
Faz de conta que se condenam os companheiros aloprados!
Faz de conta que se descobriram agora as reservas da Bacia de Santos!
Faz de conta
que se trabalha nos dias entre os feriados e os fins de semana a eles colados!
Faz de conta que os ocupantes dos cargos comissionados no govêrno estão lá porque são os melhores e não porque são os parentes e amigos!
Faz de conta que o Bolsa Família, sem exigência de contrapartida e sem fiscalização, não é a versão moderna do coronelismo comprador de votos!
Faz de conta que o contribuinte é cidadão!
Faz de conta que água oxigenada é ... leite!

E, agora, faz de conta que bienal sem obras de arte é ... arte!

Uma bienal de arte sem arte?

Os organizadores da edição do próximo ano da Bienal de Arte de S.Paulo, considerado o maior acontecimento das artes plásticas da América Latina, decidiram jogar o jogo da provocação... embora lhe chamem de reflexão.

Assim, resolveram que, no próximo ano, a bienal de arte, será ... sem obras de arte!

Ivo Mesquita, o diretor da bienal, resolveu propor uma celebração vazia, sem nenhuma exposição, e com o edifício projetado por Niemeyer convertido em um espaço para reflexão! Assim, não haveria uma única obra de arte sob tão ilustre e aclamado teto!

O segundo pavilhão, com 11300m2, ficará completamente vazio. E o primeiro converter-se-á numa imensa biblioteca onde se poderão consultar as edições anteriores da Bienal de S.Paulo, bem como das outras duzentas bienais que existem ao redor do mundo

Para isso, retomar-se-ia o projeto original de Niemeyer, retirando-se as rampas e paredes do andar inferior, recriando-se assim uma enorme praça onde as pessoas se reuniriam para as reflexões!

A pergunta é: E as pessoas irão a uma bienal sem obras de arte?

Eu, com toda a certeza, não!

Aja ou saia. Faça ou vá embora

"Aja ou saia, faça ou vá embora", arremeteu espetacularmente o comandante Jobim.

"Grande escolha", cumprimentou-se Lula. Marco Aurélio Garcia escondeu-se no banheiro para endereçar à turma do contra outro formidável top-top-top. A trovoada no coração do poder ultrapassou os limites do Planalto. Andorinhas voaram de costas, urubus ficaram brancos de medo. Romário se enganara, animaram-se multidões de flagelados dos aeroportos. O cara não era ele. O cara era Jobim.

Era nada, não demoraram a perceber todos os brasileiros com mais de cinco neurônios.
Quase cinco meses depois do discurso feroz, a Anac e a Infraero continuam à deriva. Não foi sequer montada a equipe incumbida da execução de um conjunto de medidas ainda em gestação.

Enquanto o apagão comemora o primeiro aniversário, um Jobim carrancudo repete com a voz abaritonada o que o sorridente antecessor apenas miava. "A crise vai durar mais um ano", vaticinou Waldir Pires em março. "Os problemas não terminarão antes da baixa temporada", retocou recentemente o sucessor. A baixa temporada começa em março.

"Não é culpa do governo", sussurrou Waldir depois da explosão do avião da TAM. "Não é problema do governo", inocentou-se Jobim depois da implosão da BRA. A procissão de dissabores afetou a memória do ministro. Ele já não se lembra do terceiro aeroporto em São Paulo, do terceiro terminal de Cumbica, das mudanças imploradas por Congonhas.

Vive se queixando das carências que infestam o universo do transporte aéreo. Tenta diariamente explicar o inexplicável. Pede desculpas antecipadas pelo que ocorrerá nos aeroportos neste fim de ano. Exausto, o país do apagão espera que o passageiro da amnésia trate de agir.

Aja ou saia, ministro Jobim. Faça ou vá embora.


Leia este artigo do Augusto Nunes na íntegra aqui

terça-feira, novembro 13, 2007

Companheiros de copo

A patricinha Paris Hilton resolveu mostrar sua solidariedade aos elefantes bêbados que morrem na Índia e foi apoiada por ambientalistas no país. Os elefantes ficam alcoolizados com estoques de cerveja de arroz nas fazendas. No mês passado, seis elefantes foram eletrocutados após se embebedarem.

"Os elefantes ficam bêbados o tempo todo. Está ficando realmente perigoso. Precisamos parar de disponibilizar álcool para eles", disse a cantora, atriz e modelo, segundo o site World Entertainment News Network.


Acho ótima essa atitude de Paris Hilton, que foi presa neste ano por quebrar sua condicional ao dirigir alcoolizada! Sempre achei que companheiros de copo desenvolvem uma solidariedade acima do normal!

Hay Gobierno? Soy a favor!

"O senhor que já foi líder do governo Fernando Henrique, é agora líder do governo Lula e certamente será líder do próximo governo do PSDB. O senhor está convidado desde agora!"
Senador Flexa Ribeiro

Do Senador Flexa Ribeiro respondendo ao líder do governo Lula, Romero Jucá, que conversava ao celular, sentado à mesa diretora da comissão, enquanto Flexa Ribeiro discursava contra a CPMF.

O diálogo completo é este (d'après Noblat):
Flexa Ribeiro (PSDB-PA) discursava na Comissão de Constituição, Justiça e Cidania do Senado contra a prorrogação da CPMF.
Na mesa diretora da comissão estavam sentados o presidente Marco Maciel (DEM-PE), a relatora Kátia Abreu (DEM-TO) e o líder do governo no senado, Romero Jucá (PMSB-RR).
Durante o discurso de Flexa Ribeiro, Jucá telefonou para alguém.
- Só vou continuar meu discurso quando senador Romero Jucá desligar o telefone - disse Flexa Ribeiro irritado. E calou-se.
Jucá continuou falando ao telefone. Marco Maciel interveio:
- Podemos continuar, senador?
- Não. Acho uma falta de respeito. Estou aqui falando e o senador Romero Jucá falando com o presidente Lula ao telefone - respondeu Flexa Ribeiro.
Jucá se defendeu dizendo que não conversava com Lula e, sim, com um deputado.
- Vossa Exclência sabe que eu tenho o maior respeito pelo senhor - disse Flexa Ribeiro a Jucá.
- Imagina se não tivesse...- ironizou Jucá.
- Tenho sim. O senhor que já foi líder do governo Fernando Henrique, é agora líder do governo Lula e certamente será líder do próximo governo do PSDB. O senhor está convidado desde agora - arrematou Flexa Ribeiro, arrancando risadas dos seus pares.

No hay gobierno? Soy a favor!

Esses belgas são uns sortudos!
Faz hoje 154 dias que estão sem governo, o que parece não ter perturbado nem um pouco o funcionamento do país!
Em Bruxelas, o primeiro-ministro em exercício continua sendo Guy Verhofstadt, o liberal que perdeu as eleições legislativas de 10 de Junho. Limita-se a tratar dos "dia a dia" e parece que a contento: não consta que haja grandes protestos nas ruas nem que a população belga esteja à beira de um ataque de nervos.
A história começou com a exigência do vencedor da eleição, o democrata-cristão Yves Leterme, em fazer uma reforma completa do Estado, que, na prática, ameaça separar de vez as duas grandes regiões do país – Flandres e Valónia. O partido de Leterme conquistou 81 deputados (num total de 151), maioria ainda assim insuficiente para levar a bom termo a tal reforma, que requer dois terços de votos no parlamento.
O perigo é os belgas gostarem da brincadeira e acharem que assim é melhor!

Um país sem Govêrno! Que maravilha! Que ideal a alcançar!

(Pensando bem, nem tão inédita é a situação, nós também estamos sem governo já lá vão cinco anos!)

Para onde vai a CIDE ?

Não é por simples coincidência que, das 20 melhores rodovias do País, de acordo com a classificação da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) - que pesquisou 87.592 quilômetros de estradas pavimentadas -, 19 são operadas por empresas particulares.

A única ligação rodoviária, entre as 20 melhores do País, ainda operada pelo setor público é a São Paulo-Belo Horizonte, que faz parte do lote de rodovias federais que, finalmente, o governo Lula decidiu transferir para a administração privada.

A CNT calcula que, para melhorar a malha rodoviária, são necessários investimentos de quase R$ 25 bilhões. A Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), que incide sobre os combustíveis, criada para financiar programas rodoviários, poderia suprir esses recursos. De 2002 a setembro de 2007, segundo a CNT, esse tributo rendeu R$ 43,8 bilhões. Mas pequena parcela dessa receita teve a destinação devida. Neste ano, por exemplo, o governo federal reservou, de seu orçamento, R$ 7,95 bilhões para o transporte rodoviário; até setembro, só R$ 4,7 bilhões estavam empenhados e apenas R$ 1,36 bilhão tinha sido efetivamente pago.


Mais uma vez se comprova que não falta dinheiro ao governo! (Afinal somos uns ótimos pagadores de impostos!)
O que falta é capacidade gerencial, é trabalho, é responsabilidade com a coisa pública!

Chove!
Chove muito!
Chove incessantemente!
Mas nem assim esta neblina que tudo esconde,
Este nevoeiro que se entranha pela casa,
Esta bruma que penetra até à alma,
Vai embora...
Arre!

segunda-feira, novembro 12, 2007

E porque hoje é segunda

Tiffani Amber Thiessen

domingo, novembro 11, 2007

Salgueirô! Salgueirô!

Já que neste fim de semana não tem campeonato brasileiro de futebol - o Fluminense não joga! - aqui vai um aperitivo do que será a fantasia da mais bonita ala do Salgueiro, a melhor Escola de Samba do mais fantástico Carnaval do mundo e arredores:

A Ampla está cada vez mais... na mesma

Ontem, eu e o bairro inteiro, ficamos sem energia das 11 h da manhã até às 6h:30m da tarde!
É verdade que ventou muito, embora nada que derrubasse árvores ou destelhasse casas!
Não que ficar sem luz seja algo de inusitado por aqui! É contumaz ocorrer diariamente falta de energia por estas bandas. Por breves instantes, é certo, mas o suficiente para desligar o computador, desprogramar televisões e vídeos, desacertar relógios e despertadores, e ir, dia após dia, diminuindo a vida útil dos eletrodomésticos!
Ontem, no entanto, a Ampla bateu um record!
Sem luz desde as 11h, liguei reclamando às 11h:45m, quando me disseram que já tinham conhecimento do fato e que estavam deslocando uma viatura para resolverem o problema...
Às duas da tarde, a viatura já tinha sido deslocada para o local, mas ainda não tinham previsão de tempo para a solução do problema...
Às 16h, idem!
A luz só voltou às 18h:35m!

Ou seja, sete horas e meia sem luz e sem informação!

É impressionante como nos casos em que as privatizações das concessões não provocaram concorrência, the shit is still the same!

Alô ANEEL, onde estás que não te escuto?!

Atualizando:

Corroborando o que escrevi acima, a luz acabou de faltar e voltar às 18:59 deste Domingo!
Antes que me perguntem porque não instalo um no-break, devo informar que tinha um, ótimo, que foi para o espaço nessas idas e vindas de energia!

Nos tempos de Cabral não existiam estradas !

Como quando Cabral por aqui aportou não existiam estradas!
Como estradas não são trazidas pelo vento, nem, que eu saiba, surgem por geração espontânea, resulta que, se estradas existem neste país (há controvérsias), em algum momento elas foram construídas!
Como, por outro lado, não há registros nos anais de nossa história da existência de beneméritos que tenham construído estradas a expensas próprias, podemos concluir que elas foram sendo construídas pelos sucessivos govêrnos e pagas com o meu/teu/seu/ nosso rico dinheirinho que se foi em impostos! Do quinto colonial, aos dois quintos modernos, parte desse dinheiro foi consumido em infraestrutura rodoviária!

Como, desde sempre, mas com evidente aceleração exponencial nos anos pós-constituinte de 1988, o Govêrno gasta muito, e mal, em burocracia, pouco sobrando para a manutenção das estradas (apesar de existir um imposto que pagamos sempre que abastecemos os nossos carros que foi instituído, justamente, para a manutenção das ditas cujas!), estas foram-se transformando em pouco mais do que intermináveis sucessões de buracos, há que fazer alguma coisa! O quê?

Eureka!

Vamos privatizá-las, e passar a sua manutenção para a iniciativa privada! (Atestado evidente de auto incompetência administrativo-financeira)!

Atribuído um valôr mínimo para o que já estava construído, e pago pelos nossos impostos, são feitos os primeiros leilões no Govêrno de Fernando Henrique Cardoso, sob os apupos, discursos, chutes, pontapés e xingamentos de Lula e seus apaniguados!
Pedágios altos, pagos por quem transita nas rodovias, e cobrados a partir de determinadas etapas das obras de manutenção/ duplicação, acabam resultando, pelo menos isso, em boas estradas - não chegam a ser autobans alemãs, é certo!- que se transformam nas melhores estradas do país, segundo recente pesquisa publicada nos jornais!

Mais mensaleiro menos aloprado, chegamos ao final do primeiro mandato de Lula da Silva com as estradas não privatizadas transformadas, não mais em uma sucessão interminável de buracos mas, em uma única, imensa e portentosa cratera (des)unindo este país do Oiapoque ao Chuí!

Eleições à porta, é lançada a eleitoreira, pomposa, e engana-trouxa, Operação Tapa-Buracos!
Embora nem todos tenham sido tampados, todos, dada a precariedade das obras e o desvio de recursos, ficaram rapidamente... destampados!

Como vêm novas eleições aí, (há que eleger um sucessor!), uma nova Operação Tapa-Buracos não colaria, e o dinheiro dos impostos crescentes continua sendo desviado para finalidades, digamos, menos publicáveis e nobres, surge, lá para as bandas do ministério da pré-candidata Roussef, a brilhante idéia de ...privatizar estradas!

Mas há que ser feita a privatização de uma maneira nunca feita nestepaiz! (-De outra forma, pega mal! -Posso até fazer igual, mas tem que ser de uma forma que eu possa dizer que é diferente, e que eu possa usar eleitoralmente, enganando essas trouxas! - exige o OPEPiano presidente)!

Vai daí, juntam-se todos os cérebros do Govêrno, e inventam a ... Roda Quadrada!

É feita a privatização, não é cobrado nada pela malha rodoviária existente, e paga pelos nossos impostos, não são exigidas melhorias significativas nas estradas antes de se iniciar a cobrança de portagens, e cacareja-se o triunfo de que os pedágios serão mais baratos do nunca nestepaiz, atingindo-se, assim, o fito eleitoreiro da medida, às custas de propaganda, de novo paga pelos nossos impostos, e da ignorância da maioria da população, assim mantida ao longo do mandato apedêutico por falta de investimentos em educação!

Se pensarmos bem, no primeiro caso, o das privatizações feitas no Gôverno de Fernando Henrique, a incompetência em fazer a manutenção das estradas foi transferida para os usuários das estradas privatizadas, via atribuição de valôr ao que já existia, pago pelos nossos impostos, o que acabou resultando em pedágios mais caros!

Na privatização, à la Lula da Silva, os pedágios baratos de quem usa as estradas estão sendo pagos por toda a população (inclusivé pela parcela que nem sequer tem automóvel, mas compra feijão!), porque, tudo aquilo que foi sendo construído, desde Cabral, às custas de nossos impostos, foi doado às concessionárias vencedoras, notadamente a multinacional espanhola que ganhou a parte de leão!

É o que eu chamaria de distribuição de renda às avessas!

Todos pagam mais (impostos) para que alguns paguem menos (pedágio)!


"¿Por qué no te callas?"

O presidente da Venezuela esgotou hoje a enorme paciência do Rei Juan Carlos da Espanha!
Enquanto o primeiro ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero discursava na Sessão Plenaria da XVII Conferência de Cúpula Iberoamericana, o presidente venezuelano não parava de interrompê-lo, insistindo em seus ataques ao ex-primeiro ministro espanhol José María Aznar, a quem voltava a chamar de "fascista". Vendo que Chávez não se calava, o Rei, visivelmente irritado, apontou para Chavez, e mandou-lhe um sonoro: "¿Por qué no te callas?".
A intervenção de Zapatero na última sessão plenária era, precisamente para contestar o primeiro discurso de Chavez, no qual o venezuelano tinha acusado Aznar. Referindo-se a algumas conversas que tivera com ele quando da visita de Aznar à Venezuela em 2002 Chávez terminara o seu discurso dizendo que "una serpiente es más humana que un fascista o un racista; un tigre es más humano que un fascista o un racista". Diante destas palavras, Zapatero exigiu de novo respeito para com o ex primeiro-ministro: "Se puede estar en las antípodas de una posición ideológica y no seré yo quien esté cerca de las ideas de Aznar, pero fue elegido por los españoles y exijo ese respeto", disse. Enquanto isso, Chávez, não parava de falar, tentando interromper, defendendo seu direito de expressar sua opinião
Foi quando o Rei, visivelemente irritado, insta a que Chávez deixe Zapatero falar com um sonoro e irritadíssimo "¿Por qué no te callas?", levantando a mão e apontando-a para Chavez .
Intervém, então, a Presidente Chilena, a anfitriã Michelle Bachelet, que solicita que não se entabulem conversas paralelas: "por favor, no hagamos diálogo, han tenido tiempo para plantear sus posiciones".
Enquanto os companheiros Daniel Ortega (Nicarágua) e Carlos Lage (Cuba) saiem em defesa de Chavez, o Rei retira-se do plenário.

Segundo Zapatero que se manteve na sala para, se necessário, responder a novas acusações, o Rei Juan Carlos abandonou o plenário em protesto aos ataques a Aznar e para mostrar o "desagrado da delegação espanhola".

Depois de uns minutos na sala adjacente à do plenário, o Rei Juan Carlos decide voltar, a pedido da anfitriã Michelle Bachelet que foi buscá-lo, para assistir à cerimônia de encerramento da conferência.

Finda a sessão, Zapatero expressou seu desejo de que tenha sido "la última vez que en un foro como la cumbre iberoamericana alguien actúa como lo ha hecho Chávez". "España considera absolutamente inapropiado y no aceptable en un foro democrático como esta cumbre, donde todas las ideas pueden expresarse libremente, que haya descalficaciones a personas que han tenido una responsabilidad fruto de la voluntad popular", disse Zapatero. "Espero que sea la última vez; espero que sea la última vez, porque construir un diálogo democrático es, ante todo, construir el respeto". Zapatero garantiu que o Governo Espanhol sempre respeitou, respeita y respeitará todos os governantes eleitos democráticamente, e, por isso, sempre exigiu, exige e exigirá o respeito a todos eles. "Así es como se debe funcionar y así vamos a exigir que se funcione", destacou.


Perfeito Zapatero em todo o episódio. Defendeu Aznar, de quem é ferrenho adversário político na Espanha, para defender o seu país e o seu povo, a quem Aznar,como primeiro-ministro, então representava. (Me pergunto se alguns conhecidos presidentes latino-americanos fariam a mesma coisa se seus antecessores, ou os Congressosde seus países, fossem atacados...)

Bufão, como sempre, o proto-ditador Chavez, mal educado, com suas provocações e ataques fora de hora e lugar, achando que assim se consolida como líder regional, e, como bom populista que é, tentando desviar as atenções de uma semana cheia de manifestações internas contra o seu governo para um "inimigo" externo (leia aqui o Decálogo de um populista que escrevi há tempos atrás)!
Sempre em busca dos holofotes, e habituado a, do alto dos seus petrodólares, falar o que lhe apraz, ficou com a expressão de quem não está habituado a ser contestado naquela cara bovina!

Errada, fora do protocolo e surpreendente, para quem sabe da educação e da fidalguia no convívio com as pessoas do Rei Juan Carlos, a sua atitude, ao tratar o presidente bufão como um garoto pateta e malcriado que precisa de um puxão de orelhas, e soltar um sonoro, mas necessário:

"¿Por qué no te callas?"

Que paciência tem limites, lá isso tem!

Se quizer assista aqui ao vídeo
em que Zapatero dá uma educadíssima lição de democracia e boas maneiras a Chavez!

sábado, novembro 10, 2007

Frase do Dia

"¿Por qué no te callas?"
SM Rei D Juan Carlos

Como você pode ajudar o meio ambiente


* Procure comprar produtos fabricados perto de onde são vendidos. Desta maneira, os produtos não precisam ser transportados por longas distâncias e, conseqüentemente, não há emissões desnecessárias de gases causadores do aquecimento global.


Este blog apoia


Lula para Presidente... da OPEP!

sexta-feira, novembro 09, 2007

Tem gastroenterologista novo na praça


"Nós vamos descobrir os gases que precisamos descobrir"
Lula da Silva

As milícias do Lula

"No mesmo dia em que o Movimento dos Sem-Terra (MST) radicalizava sua ação criminosa contra a Companhia Vale do Rio Doce, no Pará, ocupando pela enésima vez a Ferrovia de Carajás, bloqueando a saída de trens, depredando duas locomotivas, mantendo quatro funcionários da companhia em cárcere privado e praticando outras violências que lhe são rotineiras, na Granja do Torto, em Brasília, numa reunião à sorrelfa (ou na moita, para usar termo mais adequado ao caso), o presidente da República recebia o Estado-Maior dessa força badernosa de forma quase secreta - visto que o encontro nem constava da agenda presidencial, que indicava apenas reunião com o secretário-geral da Presidência.
Certamente, nem o vandalismo do MST nem a recepção presidencial a uma organização fora da lei (pois o MST até hoje não regularizou sua existência para continuar não se submetendo a controles legais, como os referentes aos subsídios oficiais que recebe) constituem novidade, a não ser pela coincidência do dia e algumas circunstâncias
...

De forma alguma se justifica a reunião de um chefe de Estado e governo com uma organização que tem como prática usual o esbulho da propriedade privada, afora outras violências contra pessoas e bens. Mas já que o presidente se dá tão bem com seus companheiros emessetistas, como se explica que não tenha procurado convencê-los, até agora, a tornarem-se uma organização não-governamental legalizada, de objetivos claros e formas de operação não contrárias às leis do País?"
Leia a matéria completa do Estadão aqui

A "Redescoberta" da Bacia de Santos

Há diversos anos que a Petrobrás sabe da existência de óleo de boa qualidade na Bacia de Santos.

Em Setembro de 2005 pode-se ler na Gazeta Mercantil:

O grande desafio da Petrobras agora é extrair o óleo a 6.000 metros de profundidade. A ousadia de ir mais fundo rendeu à Petrobras o que deverá se tornar a mais valiosa reserva de petróleo e gás já encontrada. A estatal encontrou óleo leve - de excelente qualidade - a 6.000 metros de profundidade, na Bacia de Santos, numa prévia da jazida gigante que avista. O gerente- executivo de exploração e produção da estatal, Francisco Nepomucemo, revela a expectativa que a companhia vive, após a descoberta. "É uma nova província petrolífera no Brasil. Não está concluído o poço; vamos perfurar mais para fazer o teste de produtividade (volume) do óleo e confirmar a existência de um reservatório", comemora com cautela. Ele prefere não falar em quantidade antes dos testes de confirmação, mas admite que pode ser volume suficiente para revolucionar os planos da estatal.

"Só digo que confirmando a descoberta e a produtividade dessa área aumenta muito o potencial petrolífero da Bacia de Santos. É o grande potencial do Brasil hoje", disse. Há uma semana, a Petrobras comunicou ao mercado a descoberta de indícios de hidrocarbonetos no seu poço mais profundo, no bloco BM-S-10 a 6,4 mil metros de profundidade, na Bacia de Santos.

Descoberta província de petróleo...

Santos deverá se transformar na principal opção ao esgotamento da Bacia de Campos. As companhias notificaram a descoberta no dia 21 de agosto à Agência Nacional do Petróleo (ANP). "Se a gente descobre gás e óleo leve nesse horizonte, toda a área em volta fica com esse potencial", acrescenta Nepomuceno.

Confirmadas as expectativas de reservas gigantes de petróleo leve em águas ultraprofundas, Santos passa a ser a principal opção da estatal ao esgotamento dos atuais campos da Bacia de Campos. Mais perto do mercado consumidor, com óleo de excelente qualidade e gás, a região possui, até então, reservas da ordem de 2,5 bilhões de barris (com o gás do campo de Mexilhão (BS-400) e o óleo leve do BS-500).

Se assim é, porque é que o assunto veio agora à baila?
Certeza não tenho, mas, especulando, chego à conclusão de que a Petrobrás, que há muito tempo, desde que acabou o monopólio de exploração, se insurge contra os leilões de blocos de perfuração, voltou à carga, no Ministério das Minas e Energia, para tirar do leilão que ocorrerá no final deste mês, as áreas em que os poços, se perfurados, atingiriam o mesmo reservatório de cuja existência ela já tinha certeza e que vem mapeando nos últimos anos com perfurações teste.
Levados os dados ao MME, o Governo viu aí uma ótima oportunidade para, trombeteando a "descoberta", desviar a atenção para os problemas de abastecimento de energia que surgiram semana passada.
Também não me surpreenderia se a Petrobrás tivesse usado a obrigação imposta pela Presidência da República de investir na Bolívia, em que os riscos de prejuízo são sabidamente grandes, para "exigir" como compensação a retirada dos lotes de perfuração limítrofes aos da Petrobrás do leilão!

De um jeito ou de outro é muito bom que essa bacia petrolífera exista e que a Petrobrás consiga torná-la economicamente viável, indo buscar o petróleo a mais de 6000 metros de profundidade!
Não é fácil, e muito menos barato, extrair óleo a essa profundidade (cada poço pode custar até US$ 5 bilhões). Esperemos que a capacidade de investimento da Petrobrás permita que o tempo para tornar operacionais esses campos seja o tempo que o País precisa!

Observação: embora a bacia seja conhecida como Bacia de Santos, os primeiros poços estão ao largo do Estado do Rio de Janeiro, enfrente a Paraty!

quinta-feira, novembro 08, 2007

Oremos

Nova aventura na Bolívia

O presidente Evo Morales é incorrigível. Sem poder produzir gás para cumprir os compromissos que assumiu - faltam-lhe recursos financeiros e capacidade técnica para isso -, mandou a Brasília emissários que fizeram ao governo brasileiro juras de bom comportamento, se a Petrobrás voltar a investir na Bolívia. Bastou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que também é incorrigível - concordasse com o pleito e mandasse o presidente da Petrobrás a La Paz, para discutir em que termos a estatal voltará a pesquisar e produzir gás naquele país, para que Evo Morales roncasse grosso: “Se quiser investir, é bem-vindo”, mas a Petrobrás terá de “respeitar as normas bolivianas.” O tom é de quem atende a um pedido, mas sob condições.

Ora, o problema não é se a Petrobrás obedecerá às leis da Bolívia. Isso ela sempre fez, mesmo quando foi espoliada de reservas e instalações, inclusive duas refinarias expropriadas a preço vil, e se viu esfolada por um torniquete tributário que levou 85% do valor produzido. A questão central é saber se o presidente Evo Morales se aterá às leis vigentes ou se, uma vez feitos os investimentos que ele pediu à Petrobrás, ele inventará nova legislação confiscatória. Capaz disso ele já mostrou que é.

O fato é que Evo Morales está com a corda no pescoço. Com a nacionalização do gás e do petróleo, conseguiu receitas extraordinárias que, não tendo sido aplicadas na exploração da maior riqueza da Bolívia, mas em programas assistenciais, logo se esvaíram. Sem novos investimentos, a produção de gás está declinando. A Bolívia deveria iniciar 2008 produzindo 51 milhões de m³/dia. Mal está conseguindo manter-se na faixa dos 40 milhões de m³/dia.

Em resumo, Evo Morales, fiando-se numa capacidade financeira e técnica que a Bolívia nunca teve, e nas promessas vazias de seu mentor ideológico Hugo Chávez, vendeu mais gás do que a Bolívia produz. Trata-se de aritmética elementar. Contratou com a Argentina um aumento do fornecimento de 7,7 milhões de m³/dia para 27,7 milhões de m³/dia; prometeu entregar 10 milhões de m³/dia à siderúrgica indiana Jindal; tem de abastecer o gasoduto Bolívia-Brasil com 30 milhões de m³/dia e a termoelétrica de Cuiabá com 2,2 milhões de m³/dia; e garantir o consumo doméstico, que é de 6,5 milhões de m³/dia. Mas o fato é que a Bolívia não está produzindo nem mesmo para atender aos compromissos firmes com Brasil e Argentina: está exportando para a Argentina apenas 5 milhões de m³/dia - e isso porque a Petrobrás concordou em reduzir em 2 milhões de m³/dia a sua cota - e interrompeu o fornecimento para a usina de Cuiabá.

É com um parceiro desse tipo - que não respeita contratos e vende o que não pode entregar - que a Petrobrás, por ordens do presidente Lula, voltará a fazer negócios. O presidente da estatal, cumprindo a missão que lhe foi atribuída pelo acionista controlador da empresa, declara que as condições atuais são diferentes daquelas que quase determinaram a completa retirada da Petrobrás da Bolívia, havendo garantias para novos investimentos. Na verdade, a situação na Bolívia continua tão precária quanto antes.

Só teria sentido assumir esse tipo de risco se a Bolívia fosse a única saída para a crise energética brasileira que, mais do que anunciada, na semana passada passou por um ensaio geral. Mas tanto o presidente da República como o presidente da Petrobrás já deixaram claro que os investimentos na Bolívia não serão feitos para resolver o problema da escassez do insumo no Brasil. Pela legislação boliviana, a Petrobrás atuará como simples prestadora de serviços. O gás extraído pertencerá à estatal boliviana, que dará ao produto o uso que lhe convier. Daí o presidente Lula falar em ajudar... a Argentina.

Empresários e especialistas brasileiros temem a iminência de um apagão energético. Só o governo está tranqüilo. O susto da semana passada, quando a Petrobrás teve de cortar 17% do fornecimento de gás para o Rio e São Paulo para suprir termoelétricas, foi substituído, em poucos dias, pelo alívio provocado pelo início da estação chuvosa. As autoridades acreditam que a ameaça está conjurada. Não está. E é por isso que, em vez de mandar a Petrobrás se arriscar novamente na Bolívia, o governo deveria acelerar os programas de produção nacional de gás e de importação de gás liquefeito de fornecedores confiáveis.

Schumix

Vem aí um novo filme de Asterix, "Asterix nos Jogos Olímpicos". Já está pronto e será lançado brevemente!
A curiosidade é que depois de Asterix, Obelix, Ideiafix, Falbalà (um snif por Falbalà), teremos um novo personagem: Schumix!

Michael Schumacher, pilotando uma biga vermelha, dará vida a esse novo personagem no filme!

Ils sont fous ces gaulois!


Et voilá, Falbalà:

Lá, como cá, botinadas há!

A Itália inteira condena o tcheco Pavel Nedved pela entrada dura em Luis Figo durante o clássico de domingo entre Juventus e Internazionale.

Nedved quis pegar o atleta português. Talvez não para quebrar. Mas quebrou: Figo rachou o perônio (ou, como se diz hoje em dia, a fíbula) e só volta a jogar em abril.

Resta ao craque curtir a recuperação em família, ao lado da mulher, a modelo sueca Helena Svedin.

Agora, aqui para nós, com uma enfermeira dessas em casa você teria pressa em recuperar-se?

O probleminha do Lula vai nos custar 25% de aumento

"Aconteceu um probleminha de gás no Rio de Janeiro, acabou a energia do mundo. Não acabou. Esse país tem energia garantida até 2012"
Lula da Silva

A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria da Graça Foster, que acaba de desembarcar de uma viagem à Bolívia, onde, junto com o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, foi negociar novos investimentos, afirmou que, devido ao aumento de custos na exploração e até para acompanhar o que tem acontecido com os preços do petróleo, os preços do gás natural devem sofrer reajuste real (acima da inflação) de 15% a 25%, ao longo de 2008.


Faltou dizer que os companheiros nomeados para a Petrobrás não tiveram capacidade para fazer com que o gás, que hoje é queimado, que nem lanternas de popa, nos poços de petróleo das bacias de Campos e de Santos por falta de gasodutos, chegue ao mercado consumidor!

Cambada de Incompetentes!

EmPACou

Faltando cerca de dois meses para acabar o ano, o ritmo de execução do carro-chefe do segundo mandato do governo Lula, que promete R$ 503,9 bilhões em investimentos até 2010, ainda está longe do ideal. Dos R$ 15,2 bilhões autorizados para serem gastos este ano com as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apenas R$ 4,4 bilhões foram efetivamente aplicados - incluindo o pagamento de ações iniciadas no ano passado - o que equivale a uma execução inferior a 30%. No entanto, ao menos no intuito de garantir recursos para as obras no futuro, o governo decidiu acelerar os compromissos orçamentários (empenhos) para alavancar o programa. Com o fechamento de outubro, a reserva de recursos em benefício do pacote que é considerado a menina dos olhos de ouro do atual governo já chega a R$ 7,7 bilhões, o equivalente a 50% do montante global previsto para 2007.

Apesar desse esforço, das 740 ações que integram o PAC, quase 50%, exatamente 345 ainda não receberam nenhum centavo dos cofres da União (tanto em empenhos, quanto em pagamentos). O orçamento autorizado dessas ações que ainda não saíram do papel ultrapassa os R$ 5 bilhões. Algumas obras importantes de saneamento, estradas, açudes, canais, barragens, terminais fluviais, entre outras, ainda não foram agraciadas com recursos do PAC.


Como eu sempre escrevo: Não falta dinheiro, falta competência!
Quem mandou fazer do governo uma verdadeira ação entre amigos, entupindo-o com companheiros absolutamente despreparados? O resultado (não) está aí, e a conta nós que pagamos!

E às putas? Nada?

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados rejeitou a proposta que legaliza a prostituição. O relator Antônio Carlos Magalhães Neto deu parecer contrário à proposta. Apesar da rejeição, o projeto segue para o plenário da Casa porque prevê mudanças no código penal.

Segundo o texto de Fernando Gabeira, os serviços sexuais teriam pagamento assegurado por lei. "O pagamento será devido igualmente pelo tempo em que a pessoa permanecer disponível para tais serviços, que tenha sido solicitada a prestá-lo ou não. Somente esta pessoa poderá exigir o pagamento", diz o texto.

"A sociedade busca as prostitutas quando precisa delas, mas quando é legalizar para ampará-las, não estamos preparados?", questionou Gabeira.


A mais antiga, e honesta, profissão do mundo, também é o mais longevo caso de cinismo conhecido!
Será o eterno, e forte, "lobby" das amadoras? Daquelas que trocam os seus favôres por estabilidade, subida no emprego, carrões, roupas de griffe, casas na praia com barcos na garagem, viagens, (em primeira classe, bien sûr) ao estrangeiro, intermináveis sessões de análise, apartamentos na Quinta Avenida ou na Avenue Foch, cartões de crédito sem limite (e sem conta para pagar no final do mês), solitários de pureza inexcedível, operações plásticas e academias que as mantenham aptas a partir à caça o próximo idiota depois que, sob juras de amor eterno, já tiverem exaurido as finanças e anos de vida do atual otário?

Ou o "lobby" é daqueles que, exigindo Amélias que saibam lavar e cozinhar, fazendo sexo morno em casa, vão buscar o prazer nas profissionais, mas que, afinal, sendo honestos pais de família, com conduta ilibada, longe deles admitirem tal situação"?

Os tambores da guerra

Não deixe de ler este editorial no JB e entenda porque o Petróleo está batendo os US$ 100,00 por barril:

Aqui vai um aperitivo:
"A visita de Sarkozy, ontem, a Washington, deve ser analisada com muita atenção. O novo presidente da França, não obstante o cuidado com as palavras, foi aos Estados Unidos para confirmar sua aliança incondicional na guerra que se prepara contra o Irã."


Não sei se essa loucura vai acabar mesmo acontecendo ou se a Humanidade vai retomar o juízo antes de mais esta catástrofe anunciada. Torço para que a Europa não se envolva em mais esta cruzada contra os infiéis, e que consiga, usando a sua secular e sofrida experiência, colocar um pouco de razão nesta loucura que se avizinha.

A entrada da Turquia na comunidade européia, com os seus 2/3 de população muçulmana, talvez seja, apesar dos desafios que isso representa, a última esperança para que estas duas importantes formas de se ser parte da Humanidade aprendam a se entender e a fazer conviver as suas diferenças!

Haja Fé!

Já que falta competência!

É preciso acreditar que o Brasil não vai ter crise energética. As indústrias vão poder crescer. Esse país tem energia garantida até 2012. No mês que vem tem leilão (das usinas do Rio) do Madeira. Em janeiro ou fevereiro do ano que vem haverá outro leilão. Nós vamos descobrir os gases (sic) que precisamos descobrir ou vamos comprar o gás que precisamos comprar. É preciso acreditar nisso. Somente acreditando vamos ver as coisas acontecerem"
Lula da Silva

As Milícias de Chavez

Foto:Gregorio Marrero/AP

"Um grupo armado abriu fogo ontem contra estudantes no campus da Universidade Central da Venezuela (UCV), em Caracas, logo após protesto promovido por grêmios universitários contra a reforma constitucional proposta pelo governo Hugo Chávez. Ao menos oito pessoas ficaram feridas, pelo menos duas a bala, segundo o diretor-geral de Proteção Civil, Antonio Rivero.
Em relatos a meios de imprensa locais, estudantes e funcionários da universidade acusaram grupos pró-governo de haver "tomado" o edifício da Escola de Trabalho Social e começado a confusão.
Quando os tiros começaram, houve correria no campus. Um ônibus foi queimado. A Guarda Nacional não foi autorizada pelos dirigentes da UCV a entrar no campus, o maior do país".

Tudo de acôrdo com a cartilha comuno-nazi-fascista do companheiro Chavez: Abolição da propriedade privada, anulação completa da divisão de Poderes, controle da imprensa e da mídia em geral, culto à personalidade, formação de milícias fortemente armadas, controle estatal das manifestações públicas, progressiva supressão dos direitos políticos, corrida armamentista, reeleição eterna!
E é esta democracia bolivariana que Lula e o PT querem que faça parte do Mercosul?