terça-feira, julho 31, 2007

Vila do Conde


Clique na foto para ampliar

Isto sim que é frio

Hoje cedo a manteiga, que estava na manteigueira que fica guardada no armário, acabou no meio do processo de barrar as torradas para o meu café da manhã. Peguei outro pacote na geladeira e, surpresa, estava mais mole do que a primeira!

Acho que vou deixar a porta da geladeira aberta para aquecer a cozinha!

Burocracia, corrupção e tributação

Três recentes relatórios de instituições oficiais e privadas de respeitabilidade reconhecida apontam aspectos preocupantes, no atual estágio do desenvolvimento nacional.

A manutenção, por tão longo tempo do crescimento mundial, mascara a realidade brasileira e o baixo desenvolvimento do país, que só é bom - embora inferior ao da média mundial - porque a economia externa continua a crescer.

Estamos abaixo da média dos países emergentes porque nossos tributos, nossos juros, nossa burocracia e o nível de corrupção aqui existente, detectado até mesmo por organismos internacionais, são superiores aos da média mundial.

O Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi) coloca o país, entre 47 nações, como a terceira em que o custo de investimento é maior. Temos, lamentavelmente, a medalha de bronze de custos elevados, por força da burocracia esclerosada, só perdendo para as medalhas de prata e ouro, que estão com a Tailândia e a Irlanda. Temos custos 30% superiores aos da China e 118% superiores aos da Coréia do Sul. A burocracia governamental é, portanto, inibidora de um crescimento maior.

Por outro lado, o Banco Mundial (Bird) mostrou uma considerável ineficiência no controle da corrupção, tendo o Brasil sua pior performance desde 1996, chegando a um índice de apenas 47,1 em uma escala de um a cem.

No relatório do Banco Mundial, há observações que denotam a considerável perda de qualidade no controle da corrupção na máquina governamental.

Por fim, para sustentar a elevada corrupção - qualquer obra no setor público é mais cara do que a mesma obra realizada no segmento privado, por força dos acertos que vem, agora, a Polícia Federal, desventrando - e a esclerosada burocracia, que oneram os investimentos, tem o governo necessidade de aumentos sucessivos de arrecadação fiscal. Por esta razão, a Secretaria da Receita Federal (SRF) anunciou recorde absoluto de aumento da carga tributária no primeiro trimestre de 2007, ou seja, um aumento de 10% sobre o nível impositivo, já descontada a inflação, do recorde absoluto que fora alcançado em 2006!

A arrecadação ficou, inclusive, 5% acima do que projetado pelo próprio governo, em sua previsão orçamentária!

O percentual de aumento corresponde a toda a arrecadação da CPMF no período, o que vale dizer, o exaurido contribuinte brasileiro foi chamado, uma vez mais, a sustentar a burocracia esclerosada e a corrupção incontrolável.

Enquanto isso, o governo anuncia que destinará dez vezes mais recursos a centrais sindicais, que já hoje gozam de receitas elevadíssimas.

É de se acrescentar, ainda, que a avaliação das escolas públicas tem demonstrado queda de qualidade no ensino e as instituições do terceiro setor - que fazem o que o governo deveria fazer com os tributos e não faz - correm o risco de desaparecer, pela blitz inconstitucional a que estão sendo submetidas pela Previdência, não no sentido de zelar pela regularidade de sua atuação, mas com o único intuito de cobrir o rombo previdenciário, anulando imunidades de que tais instituições gozam, por determinação constitucional. Vale dizer, o governo não faz o que deveria fazer, com a receita dos tributos que arrecada da população, e quer, ainda, desestruturar setores que vêm suprindo sua ineficiência nas áreas da educação, saúde e assistência social.

Neste quadro, por mais que se diga, num cenário de euforia mundial, que o Brasil vai bem, não consigo, infelizmente, ter a mesma convicção e temo pelo pior, no momento em que, com todas estas amarras, houver uma desaceleração na economia do globo.

Que falta faz ao país uma visão de estadista!

Ives Gandra Martins

Uma nau que perdeu o rumo

O longo apagão aéreo, que não se encerrou com a troca no comando do Ministério da Defesa, levou os brasileiros a constatarem, aflitos, que a administração Luiz Inácio Lula da Silva está sem rumo. A aflição da sociedade com a falta de comando se generaliza e preocupa. A crise nos céus permitiu contemplar a desorganização generalizada. O Brasil não tem gestor e os responsáveis pela definição do futuro ou não se entendem ou não sabem controlar cofres e investimentos

...

No esforço para agradar partidos e formar maioria no Congresso, o presidente Lula inchou a máquina administrativa. Criou pastas desnecessárias e ungiu ministros com inapetência crônica. A propalada falta de vontade presidencial para demitir, com a mesma fartura com que nomeia, deixou brasileiros mortos no Mato Grosso e em São Paulo e famílias enlutadas. Em qualquer país democrático do planeta, o assessor sem pasta Marco Aurélio Garcia teria sido dispensado depois da grosseria do gesto com o qual saudou a hipótese de falha mecânica para a tragédia com o avião da TAM. A ministra do Turismo, Marta Suplicy, estaria fora da equipe depois do infeliz conselho aos que dormem nos chãos de granitos dos aeroportos. Os brigadeiros da Aeronáutica e da Infraero não comandariam mais nada. A diretoria da inexistente Agência Nacional de Aviação Civil já teria ido para o espaço. A ministra da Casa Civil e suas demonstrações de arrogância há muito teriam desaparecido do Planalto. O presidente do Senado, Renan Calheiros, não seria agraciado com apoios explícitos, mas cobrado a se afastar do cargo.

De desculpa em desculpa, o presidente que há sete meses iniciou o segundo mandato, começa a se exaurir. E a levar o país de roldão. É hora de mudar. Antes de um apagão geral que ninguém quer e o país não suportará.

Leia o Editorial completo do JB aqui

segunda-feira, julho 30, 2007

Ingmar Bergman

Antes do mais obrigado por ter vivido.


Gritos e Sussurros


Nunca um diretor de cinema realizou tantos filmes que me tenham impressionado da forma que os de Ingmar Bergman fizeram.

Desde o Sétimo Selo (1957), até Cenas de um Casamento (1973), passando por Persona (1966) - o que mais gosto -, e Gritos e Sussurros(1972) tudo o que Bergman fazia me levava ao cinema, de onde voltava, irremediavelmente, e para sempre, mexido.



O Sétimo Selo


Como muito provavelmente a morte de Bergman provocará um revival de algumas de suas obras, aproveite e deixe-se provocar por, no mínimo, uma visão instigante sobre a vida!

Já que acabou o PAN

Chegou a hora de desmontarmos o circo!

MORREMOS TODOS

Quando é que derrubaremos Lula?

A posse do ministro da Defesa, na última quarta-feira, foi o espetáculo mais indecoroso da história política brasileira. Lula ria. Nelson Jobim ria. Tarso Genro ria. Guido Mantega ria. Celso Amorim ria. Juniti Saito ria. Marco Aurélio Garcia ria. Por algum motivo, até mesmo o demitido Waldir Pires ria. Lula provavelmente se regozijava por ter se safado, segundo seus cálculos, de mais uma fria. No caso, os 200 mortos da tragédia da TAM. Ele repetiu despudoradamente, com sua risada, o gesto de escárnio feito por Marco Aurélio Garcia em seu gabinete, no Palácio do Planalto. Que espécie de gente tripudia sobre 200 mortos? Como alguém pode atingir esse grau de pusilanimidade? Se um dos militares presentes naquela sala batesse vigorosamente as botas, Lula e seus ministros com certeza sairiam em disparada, aos gritos, acotovelando-se e pisoteando-se no carpete verde. Eles só sabem cuidar da própria pele e do próprio bolso. Dane-se todo o resto.

Ninguém derrubará Lula. O que vai acontecer conosco é muito pior: um progressivo desmoronamento da sociedade. É sempre complicado tentar apontar o momento em que um país se perde irremediavelmente. Mas, se eu fosse apostar, apostaria todas as fichas que ele ocorreu na posse de Nelson Jobim, na quarta-feira passada. Entre uma tirada de bar e outra, Lula profanou os 200 corpos dando a entender que o desastre poderia servir pelo menos para diminuir as filas da ponte aérea. Uma sociedade resiste a um governo corrupto. Ela resiste também a um presidente incapaz. O que elimina qualquer possibilidade de convívio é o triunfo dessa boçalidade predatória que caracteriza Lula e sua gente. Eles cercaram a cidadela e ficaram esperando que nossas reservas de civilidade acabassem. Elas acabaram. Estamos desarmados e rendidos.

O Brasil é um buraco. Nunca fizemos algo que prestasse. Mas até outro dia ainda tínhamos uma vaga idéia de como nos comportar. E era essa vaga idéia que mantinha o país andando. Andando de lado, mas andando. Uma das regras de comportamento que a gente seguia era manter certa dose de compostura diante da dor pela morte de alguém. Lula violou essa regra. Depois de violá-la, tripudiou mais uma vez, ensinando aos familiares dos mortos do desastre da TAM que "é preciso que a gente tenha momentos de descontração para tornar a vida menos sofrível". Um dia Lula morrerá. Mas nós já teremos morrido antes dele.
Diogo Mainardi

E, mesmo assim, não fazem nada


Entre 2002 e 2006, o volume de impostos e contribuições recolhidos pelo poder público cresceu 70%, enquanto as despesas de pessoal avançaram 54,3% (e não foi com o aumento do salário dos barnabés).
Segundo dados do IBGE, a inflação média desse período foi de 37,7%.

E porque hoje é segunda

Carol Trentini

domingo, julho 29, 2007



sábado, julho 28, 2007

Conjugando...


cansei

cansaste

cansou

cansámos

cansastes

cansaram

Segurem as carteiras!!!

"Se nós já demos uma surra nos nossos adversários pelo que fizemos em quatro anos e meio, quando a gente não tinha tanta experiência, eles vão ver agora, nesses próximos quatro anos, o que a gente vai fazer neste país"
Lula

sexta-feira, julho 27, 2007

F1 Os bons velhos tempos

clique na foto para ampliar

quinta-feira, julho 26, 2007

Porque é que alguns cães mordem os donos?

Porque eles merecem!



Obviamente!

quarta-feira, julho 25, 2007

Lá vem o Jobim descendo a ladeira...

As ranhuras

Na pista de Congonhas faltam as ranhuras que sobram na imagem de Lula - O ApedeutaI!

Perdoai-lhes Senhor, que eles não sabem o que fazem!

Ou, incompetência é isto!
Existe dinheiro, mas os companheiros não têm projetos, a não ser o de permanecerem no poder mamando às custas dos impostos escorchantes que lhes pagamos!
Os acidentes como o de Congonhas, acabam, na realidade, por se constituírem em assassinatos por omissão!
Enquanto a crise no transporte aéreo se intensifica e faltam investimentos do governo, a disponibilidade de dois fundos setoriais que deveriam contribuir para melhorias no setor não pára de inchar. Apesar da carência de infra-estrutura nos aeroportos de todo o país, a reserva dos Fundos Aeronáutico e Aeroviário praticamente dobrou de 2002 para cá em termos reais, ou seja, desconsiderando o impacto da inflação. Juntas, as duas fontes de recursos que foram criadas com o objetivo de garantir os investimentos no sistema de aviação já acumulam R$ 2,1 bilhões, que, embora contabilizados nos Fundos, permanecem parados nos cofres do Tesouro, contribuindo para a decolagem do superavit primário no fim do ano.


O montante acumulado ao longo dos anos nos dois fundos setoriais daria para arcar com o dobro dos investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), este ano, para o Plano de Desenvolvimento da Infraero. O Plano é responsável por prover infra-estrutura aos aeroportos, além de fornecer recursos para a ampliação de pistas de pouso.Do total bloqueado nos cofres, a maior parte, R$ 2 bilhões, está no Fundo Aeronáutico. Criado por um decreto-lei de 1945, o Fundo, subordinado ao Comando da Aeronáutica, tem como um dos principais objetivos garantir recursos à modernização e ao aparelhamento dos serviços de segurança e proteção ao vôo, construção de aeroportos e obras complementares, como as de ampliação e pavimentação de pistas nos aeroportos existentes.


Apesar disso, o dinheiro aí acumulado serve mais para contribuir com a política fiscal do governo, do que com a melhoria da aviação propriamente dita. A reserva de recursos que permanece intacta no Fundo Aeronáutico cresceu 124,8% de 2002 para cá. O montante é composto, sobretudo, por tarifas pagas por passageiros e empresas aéreas que utilizam os aeroportos. Nos últimos cinco anos, a quantia disponível que provém apenas da tarifa sobre o uso dos equipamentos de comunicação em aeroportos, incluindo aí os auxílios visuais e a utilização de rádios em áreas de terminal de tráfego aéreo, praticamente quadruplicou.

Mariana Braga
Do Contas Abertas

Leia o revelador levantamento completo aqui

terça-feira, julho 24, 2007

Pan : After sports II

O prefeito Cesar Maia anunciou nesta segunda-feira que vai pôr fim à farra dos atletas no posto de gasolina em frente à Vila Pan-Americana. Como O GLOBO mostrou, o "after-hours" das baladas na boate da vila - que terminam cedo, às 23h - vinha sendo ali.
- Já mandei retirar toda a cerveja do posto. A bebida não é mais vendida nem para quem vai consumi-la fora dali. Ou acaba a venda de bebida ou fecho o posto - garantiu Cesar, tranqüilizando o prefeito da Vila, Paulo Laranjeira, que demonstrara preocupação com o consumo excessivo de álcool pelos atletas.

E aí eu pergunto: a preocupação dos nobres alcaides (da vila e da urbe) é com a sobriedade dos atletas ou com o faturamento da concessionária que deve ter ter pago os tubos e por isso vende uma latinha de cerveja (sendo que a do posto é, com certeza, melhor do que a da patrocinadora do COB - aliás é a primeira vez que vejo um fabricante de bebidas alcoólicas patrocinar um evento esportivo deste porte) a R$ 4,00, contra R$ 1,80 do tal posto!

A RES PÚBLICA brasileira está uma merda!

Há anos que me insurjo contra a ocupação dos cargos públicos pelos amigalhaços do bam bam bam de plantão, seja ele o Presidente da República ou o edil do mais pobre e remoto município desta terra que sempre foi, e está fadada a continuar a sê-lo, o país do futuro de todos os passados!
A ocupação dos cargos públicos pelos tais amigalhaços eterniza a incompetência, regiamente paga por nós através dos escorchante impostos que nos impingem, em detrimento da boa administração!

As recentes mortes em acidentes aéreos são bem um exemplo do que afirmo!
O Apedeuta I é culpado (dos acidentes)? Não, mas é o responsável!
Responsável por assinar as nomeações para as ANACS e Infreros da vida dos companheiros que, da função, só querem o salário e as fumaças (de charuto cubano de preferência) do poder!
Responsável por ter, primeiro escolhido, e depois mantido um Ministro da Defesa, que pode até ser um bom avô, mas que é absolutamente incompetente para a função!
Responsável por se omitir na administração do País para o qual foi eleito. (No regime presidencial do Brasil, elegemos, na figura do Presidente da República, o Chefe de Estado e o Chefe de Govêrno! Lula, qual Rainha da Inglaterra quer as benesses do primeiro, mas foge das obrigações do segundo, qual diabo fugindo da cruz!)

Vocês dirão que sempre foi assim. É verdade, sempre foi mais ou menos assim, e por isso estamos nesta enorme MERDA!
A diferença é que o Apedeuta levou esse tipo de aparelhamento ao extremo. E, convenhamos, correndo o risco de ser chamado de elitista, os amigalhaços do FHC, do Sarney, do Collor e dos seus antecessores tinham, pelo menos, o physique du rôle para os cargos que eram convidados a ocupar! (Quero com isto dizer, que a sua formação pressupunha uma certa competência para a função, e não necessariamente a sua existência!)
Hoje, basta ter a carteirinha do PT, e lá estamos nós pagando um salário nababesco para mais um incompetente, que fica fazendo toc-toc-toc da janela do palácio, seja lá que palácio fôr!

Basta!
Basta de nos mandarem as contas cada vez maiores de serviços cada vez piores!
A única saída é ser estruturado um plano de carreira para os funcionários públicos e o os cargos ditos de confiança serem restritos ao primeiríssimo escalão! (O Presidente só pode nomear os Ministros e Secretários de Estado, assim como os governadores e prefeitos só poderiam nomear os secretários estaduais e municipais!) O resto tem que ser constituído por funcionários de carreira, bem pagos e bem treinados, e que permaneçam nos cargos para além dos governos. Temos que ter uma administração pública PROFISSIONAL!
Tudo o que fôr diferente disto é jogar o meu/seu/nosso dinheiro fora!
É transformar o público em privado.
É transformar a República Federativa do Brasil num monte de MERDA, a custo de caviar!
É transformar "O País do Futuro", num Futuro sem País!

Desculpem o vernáculo, mas estou por aqui!...

Anoitecer no Rio Cávado


clique na foto para ampliar

segunda-feira, julho 23, 2007

E porque hoje é segunda

Vou pro Pan

Cynthia Takahashi

domingo, julho 22, 2007

sábado, julho 21, 2007

Aeroporcarias

Embora o governo se esforce em tirar de suas costas o peso da responsabilidade do caos que se instalou nos últimos meses no setor aéreo brasileiro, tendo como ápice o maior acidente da história do país ocorrido esta semana com o avião da TAM, em termos orçamentários, os números não são favoráveis. Apesar das recentes obras realizadas nos principais aeroportos do país, as aplicações do governo no programa de Desenvolvimento da Infra-Estrutura Aeroportuária, passados mais de seis meses do ano, correspondem a um quarto do total previsto para 2007.Isso sem contar os investimentos da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), que nos quatro primeiros meses não chegaram sequer a 20% do montante global autorizado para o ano.
Mariana Braga e Caroline Bellaguarda
Do Contas Abertas

Leia o artigo completo aqui

Novo aeroporto de S Paulo não sai!

Aposto que o novo aeroporto de S. Paulo não vai passar de promessa feita no intuito de dar a impressão de que o governo apedêutico está tomando (finalmente) alguma atitude face à crise aérea que atravessamos!
Acredito que durante algum tempo essa história da carochinha ainda renda nos veículos de comunicação, mas que, baixada a poeira (e a cobrança), acabe acontecendo o que já deveria ter ocorrido há muito tempo:
A reforma e ampliação dos aeroportos de Viracopos e de Guarulhos, que, espero, venha acompanhada com alguma melhoria no sistema se integração de transporte para o centro da cidade!
Mais do que isso é conversa para boi dormir (e não me refiro nem aos do Roriz, nem aos do Renan!).

Pan : After sports



Evento que reúne mais de 5 mil esportistas cheios de energia e corpos atléticos só podia dar em romance. O clima de confraternização em poucos dias evoluiu para a azaração. Tanto que a única loja de conveniência do lugar passou ontem a vender flores e ursinhos de pelúcia para os apaixonados de última hora.


Os atletas que se hospedam na Vila Pan-Americana não precisam se preocupar com camisinha. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde, foram reservadas 45 mil unidades só para o local. Elas são distribuídas na policlínica e em dois estandes próximos ao refeitório. Apesar da grande procura, não houve necessidade de fazer um novo estoque. As delegações podem encontrar os preservativos terças e quintas nos horários de almoço e jantar.

O comitê americano tratou de pôr freio na delegação, que foi proibida de freqüentar a boate e rebolar ao som do funk.


O caso envolvendo duas camareiras da Vila do Pan que dormiram com atletas da delegação de Cuba trouxe de volta uma antiga polêmica do mundo do esporte. Médicos e jogadores de futebol garantem que fazer sexo na véspera de jogos não é bicho-de-sete-cabeças, mas vêem com ressalvas a atitude das moças. O ‘affair’ fez mal a elas: quarta-feira, foram demitidas por causa da noite de sexo.

Alvo de paquera da maioria dos atletas que estão hospedados na Vila do Pan, voluntárias convocadas para acompanhar as delegações saíram em defesa das camareiras demitidas. Impressionadas com a ‘animação’ dos esportistas, algumas revelaram já ter ficado com alguns atletas e defendem o fim da proibição imposta pelo Comitê Organizador dos Jogos (CO-Rio), que veta o ‘envolvimento amoroso’ entre atletas, voluntários e funcionários de toda a Vila.


Voluntários e funcionários não podem mais entrar na boate da Vila Pan-Americana. Agora, somente os atletas poderão se divertir no local. Segundo um voluntário, que prefere não se identificar, uma menina teria levantado a blusa na boate. Depois do ocorrido, a Organização da Vila optou por restringir a entrada apenas à atletas na boate.

Para alguns atletas, a azaração é quase única opção num lugar que carece de mais infra-estrutura de diversão. Além da boate, há apenas um simulador de corrida, as piscinas e uma academia de ginástica. Cada edifício dispõe de apenas uma TV. E os acessos à internet, reclamaram os atletas, são poucos.

Bela sacada!

Compre esta casa...

... e ganhe uma escada de 12 degraus, em legítima madeira de lei, de presente!

sexta-feira, julho 20, 2007

Parabéns à Record

Editorial da Rede Record

“Mais de 350 vidas se foram em dois acidentes aéreos em menos de um ano. Neste momento, milhares de brasileiros choram a perda de parentes e amigos. O país todo ainda está abalado por uma tragédia prevista.

Enquanto o cidadão comum sofre com o colapso aéreo, as autoridades de Brasília fazem teorias, brincam e até debocham.

Mais de dez órgãos oficiais e dezenas de empresas privadas atuam no setor, e, até agora, nenhuma solução para a crise. E o pior: a saída parece impossível de ser encontrada.

As centenas de vidas perdidas parecem não afetar nossas autoridades, aparentemente distantes do caos. Bem longe do desespero e da agonia que tomaram conta dos nossos aeroportos nos últimos meses.

Indignada com essa situação, a Rede Record decidiu: a partir de hoje, não disponibilizará mais passagens para nenhum dos seus executivos, artistas, jornalistas ou outros funcionários no Aeroporto de Congonhas até que tudo seja esclarecido.

É um protesto em nome dos moradores da região. Um protesto em nome de quase 200 milhões de brasileiros. Um protesto contra o descaso. Contra a falta de ação dos responsáveis.

Governo Federal, Aeronáutica, Infraero, Anac, companhias aéreas… O Brasil tem o direito de saber: de quem é a culpa? Quando toda essa tragédia vai finalmente acabar?”

Rede Record de Televisão
Escute a leitura na voz de Celso Freitas aqui

A ANAC é uma piada II

EXPERTISE:
Dos quatro diretores da Anac, apenas um, Jorge Velozo, é do setor. Aviador, ele é especialista em segurança de vôo.

O presidente da Anac, Milton Zuanazzi, diz em seu currículo que é "pós-graduado em sociologia, com ênfase em análise política", tendo sido "vereador de Porto Alegre" e assessor de Walfrido dos Mares Guia no Ministério do Turismo. Foi do grupo do ex-Deputado Carlos Araújo, então marido de Dilma (à época, Dilma chamava-se Dilma Linhares) no PDT gaúcho.

A advogada Denise Abreu trabalhou com José Dirceu na Casa Civil, foi "chefe de gabinete da Secretaria de Saúde" de SP e "da Febem".Denise Abreu é aquela que disse para os parentes de algumas das 154 vítimas do acidente com o Boeing da Gol, que buscavam desesperadamente informações sobre o acidente e sobre o resgate dos corpos de seus familiares: "Vocês são inteligentes. O avião caiu de 11 mil metros, a 400 quilômetros por hora. O que vocês esperam? Ainda encontrar corpos?". É a mesma também que foi flagrada pelo repórter fotográfico Dida Sampaio, da Agência Estado, na noite de 30 de março deste ano, saboreando um charuto, numa festa em Salvador – mesma noite em que os controladores de vôo paralisavam o País com seu motim.

Leur Lomanto "foi deputado federal por sete mandatos consecutivos", além de assessor parlamentar da Infraero.

Josef Barat é economista.

A ANAC é uma piada

O recente caos instalado na aviação brasileira que gera temor nos viajantes parece não ter afetado a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Passados pouco mais seis meses do ano, o órgão desembolsou R$ 6,4 milhões com passagens e diárias de funcionários e colaboradores eventuais no país e no exterior. O valor corresponde a 12,4% do total gasto pela agência desde o início de 2007, incluindo aí o pagamento de dívidas de anos anteriores. Além disso, a quantia supera as aplicações globais da ANAC no que seria a sua principal função: fiscalizar a aviação civil. De janeiro para cá, R$ 5,8 milhões foram gastos com a rubrica orçamentária.
É conveniente lembrar que o seu orçamento é proveniente, em sua maior parte, das rendas do Fundo Aeroviário, abastecido por tarifas pagas por passageiros e empresas aéreas.

A ANAC é uma piada cara em grana e em vidas

Souvenir do Pan disputado a tapa

Ratatouille

Ingredientes:

1 beringela grande
1 courgette grande
1 cebola média
1 pimentão vermelho
2 tomates grandes
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
alguns ramos de: rosmaninho fresco, salva e tomilho.
sal, pimenta moída na ocasião
1 pitada de açúcar

Preparo:
Comece por lavar a beringela e corte-a em rodelas de 2,5cm, corte cada rodela ao meio, a courgette deve ser lavada e cortada em rodelas de 2,5cm. Ponha agora tudo dentro de um prato fundo e polvilhe generosamente com sal, com um prato do mesmo tamanho pressione-os e coloque pesos em cima. Deixe-os estar durante cerca de uma hora.
O sal irá retirar qualquer amargo juntamente com o excesso de humidade. Entretanto corte a cebola grosseiramente. Retire as sementes do pimentão e corte-o também. Pele os tomates, corte-os em quartos e retire as sementes. Frite a cebola e o dente de alho no azeite em fogo baixo numa frigideira grande durante uns 10 minutos, depois junte o pimentão. Seque os bocados de courgette e de beringela com papel de cozinha e adicione-os à frigideira.
Em seguida, junte a salva e o rosmaninho picados grosseiramente e as folhas de tomilho, tempere com sal e pimenta. Mexa bem. Deixe então cozer lentamente, tapado, durante 30 minutos. Adicione o tomate fresco cortado grosseiramente. Confira os temperos e deixe cozinhar mais 15 minutos destapado.


A Ratatouille, é um prato originário do sul da França, onde a população mais pobre o usava muito no verão,aproveitando os legumes da estação.
Pode ser servida quente, como acompanhamento de frango ou peixe por exemplo, ou fria, como entrada, no verão.

Obs:
A courgette é um tipo de abobrinha do sul da França. Pode ser perfeitamente substituída pela nossa.
Há quem prefira fritar os legumes um a um, para diminuir a humidade. Usando o processo acima (do prato com peso em cima), tal não é, de todo, necessário!

Sargento Garcia relaxa e goza (com a nossa cara)

Como sempre, a única preocupação da entourage presidencial, é afastar o planalto apedêutico das sucessivas crises. Até comemorar uma eventual falha tecnica do Airbus, não importando que isso possa ter levado à morte mais de 200 pessoas, vale!

Que gentinha asquerosa!

No original, o justiceiro Zorro defende o povo da espoliação lutando contra o Sargento Garcia. Na versão planaltina, a zorra e o sargento garcia estão juntos espoliando a nação!
Veja o vídeo aqui


Em tempo: Esses dois senhores vivem às nossas custas!O salário deles é pago com o meu/seu/nosso rico e suado dinheirinho, tungado sob a forma dos impostos astronômicos que pagamos para manter essa camarilha!

F1 Os bons velhos tempos

Click na foto para ampliar
É, houve época em que as disputas eram acirradas até à bandeirada final!

Congonhas

O apagão aéreo, cuja face mais visível são os terríveis acidentes com aeronaves, é resultado direto da forma de governar do Apedeuta I e seus companheiros de partido!
O assalto aos cargos do estado perpetrado desde o início do primeiro mandato, sem a menor preocupação quanto à capacidade e conhecimento dos nomeados, deu no que deu.
Há áreas em que o único resultado é não haver resultados. Outras há, no entanto, como a ANAC e Infraero, em que a incompetência dos cupinchas põe em risco a vida dos cidadãos.
Sem um mínimo de planejamento, Lula e seus comparsas vão sempre a reboque dos acontecimentos.
O governo não age, reage!

quarta-feira, julho 18, 2007

Jade Barbosa saltando para o Ouro



Primeiro Salto


Segundo salto


Porque é que alguns cães mordem os donos?

Porque eles merecem!


Obviamente!

terça-feira, julho 17, 2007

Jade Barbosa


Fantástica
Excelente
Piramidal
Descomunal
Espantosa


Colossal
Monumental
Maravilhosa
Memorável


Linda
Simpática
Extraordinária
Talentosa


Minha MUSA!


Fotos: Globo

Que inveja!

A senhora Sigbritt Löthberg, de 75 anos, entrou para a história da tecnologia ao ser a primeira pessoa do mundo a contar com uma conexão à internet absurdamente veloz, capaz, por exemplo, de fazer o download de um DVD em apenas um segundo. Ou assistir a 1.500 canais de TV de alta definição simultâneamente. A sortuda, que até recentemente nem computador tinha, é mãe de Peter Löthberg, um especialista em redes que trabalha para a Cisco. Os dados são transferidos através de cabos de fibra ótica num projeto pioneiro de Peter com a Cisco, cujo objetivo foi provar que é possível oferecer conexões rápidas a preços baixos.


E eu que no alto desta serra dependo da velha linha discada!
Estou precisando de uma avó!

Calote Público

A soma nacional dos precatórios da União, Estados e Municípios representa algo em torno de R$ 62 bilhões!
Agora querem eternizar esta dívida.
Como sempre os nossos legisladores colocam o Estado à frente do cidadão e estão prestes a votar a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 12, pela qual os estados e municípios serão obrigados a destinar apenas 3% e 1,5%, respectivamente, de suas despesas primárias no pagamento de precatórios.
E o que é a despesa primária? É todo o gasto público não destinado à rolagem ou à liquidação de títulos do Tesouro!
Ou seja, o que hoje não tem limite, passa a ser limitado a 3% (no caso dos estados) da despesa que sobra depois de pagas as dívidas com o tesouro!

Por esse novo sistema o Estado de S Paulo, por exemplo, levaria 45 anos para pagar os precatórios já existentes!

E nós, oh!

Como é a vida

Apesar de toda a torcida a favôr, a ginasta Jade Barbosa não resistiu à pressão e caiu, o que lhe custou o Ouro.
Apesar de toda a torcida contra, o Senador Renan Calheiros resiste à pressão e não cai, o que nos custa prata, muuuuuita prata!

Força Mental

Da apresentação das ginastas olímpicas brasileiras sobrou a certeza de que se em força, tecnica e graça elas estão no mesmo nível das melhores do mundo, lhes falta um cuidado especial com a "força mental", para que não percam a concentração e a autoconfiança cuja falta as levou a cometerem seguidos erros que não acontecem sem a pressão da competição.
Acredito que, com isso resolvido, teremos muitas alegrias já nas próximas Olimpíadas!

Foto:Globo
Khiuani Dias

segunda-feira, julho 16, 2007

Mais Jade

Foi pena. Por muito pouco a minha musa não subiu ao pódio.
Mas está cada vez mais entronizada em meu coração. Repararam como é linda até quando chora?
Força Jade! As seletivas para as Olimpíadas vêm aí!

Foto: Globo
Jade Barbosa

Um osso, é um osso, é um osso, é um osso...

É com certeza o que acha o meu bom e novo Smurf (novo na idade - cinco meses -, e no tempo de casa - um mês de esfusiante e roedora alegria) às voltas, há mais de duas horas, com osso de pernil do qual, não me perguntem como, já conseguiu tirar praticamente todo o tutano, deixando incólume a parte externa!


Foto: Lipe
Smurf

Reforma Judiciária

A partir de hoje os casais divorciados e em conflito por causa dos filhos não têm de recorrer aos tribunais. O novo regime de mediação familiar, com mais competências e em seis cidades, demora até três meses e custa 50 euros a cada uma das partes.

Um casal divorciado que não chega a acordo quanto ao montante da pensão de alimentos ou não se entende em relação aos dias em que cada um deve ficar com os filhos já não precisa de recorrer a tribunal. A partir de hoje a mediação familiar, alargada a cinco cidades além de Lisboa – Coimbra, Porto, Setúbal, Leiria e Braga – tem novas competências. O custo é de 50 euros para cada uma das partes e para dar início ao processo basta ligar para o número 808 262 000, pagando o custo de uma chamada local.

“Esta medida é muito importante porque viabiliza um sistema de mediação mais próxima do cidadão numa matéria muito sensível”, disse o secretário de Estado da Justiça, Tiago Silveira, acrescentando que até 2008 o Governo prevê retirar cerca de dez mil processos de conflitos dos Tribunais de Família, com o sistema de mediação a abranger ainda mais comarcas e cerca de 75 por cento da população portuguesa.

Tiago Silveira reconhece que o descongestionamento dos tribunais é um dos principais objectivos do novo regime de mediação familiar – que até agora só estava disponível na comarca de Lisboa – mas destaca, principalmente, o facto de os dois alargamentos, geográfico e de competências, permitirem “um sistema de mediação mais próximo do cidadão”.

Até agora a mediação familiar restringia-se a casos de incumprimento do acordo de regulação do poder paternal em Lisboa. A partir de hoje a maioria dos conflitos familiares pode ser resolvida fora do tribunal, designadamente diferendos no âmbito de divórcios e separação de pessoas e bens, atribuição e alteração de pensão de alimentos, uso dos apelidos do ex-cônjuge ou atribuição de casa e morada da família.

Os 68 mediadores familiares têm a possibilidade de se deslocar a seis cidades, em espaços disponibilizados por serviços públicos ou privados, mas também poderão ir a casa dos interessados. Quem não resida em Lisboa, Coimbra, Porto, Leiria, Braga e Setúbal também pode solicitar a intervenção do Gabinete de Resolução Alternativa de Litígios, mas terá de se deslocar a uma das cidades mais próximas abrangidas pelo alargamento da mediação familiar. Caso as partes cheguem a acordo – o processo demora entre um e três meses – é marcada uma reunião final para a assinatura do contrato.

MEDIAÇÃO EM 4 PASSOS

Para dar início ao processo basta que uma das partes contacte o Sistema de Mediação Familiar (SMF), pessoalmente, via internet ou por telefone, para o Gabinete de Resolução Alternativa de Litígios (808 262 000). Se ambas as partes aceitarem a mediação, segue-se o pagamento. O terceiro passo é dar início às sessões para tentar alcançar um acordo e pôr termo ao litígio. Alcançado o acordo, marca-se uma reunião final para a sua assinatura. A duração da mediação não tem prazo estabelecido, mas a média oscila entre um e três meses.

DEZ ANOS À ESPERA DE JUSTIÇA

Uma disputa judicial entre os pais leva a que uma menor, agora com 12 anos, esteja há quase uma década sem receber pensão de alimentos do pai e outros valores a que teria direito.
A mãe da jovem, Tânia Limão, diz que Janine, residente em Lagoa, “chegou a passar fome” e não se conforma “com a lentidão da Justiça. “Se não fosse a ajuda de familiares teríamos passado por sérios problemas. Há grande preocupação com os menores mas a situação da minha filha pouco importou às entidades judiciais.”
Tânia queixa-se “dos sucessivos incumprimentos” do ex-marido “em relação a decisões judiciais, com prejuízo da Janine”. “Precisei de recorrer para o Tribunal da Relação, em Évora, que determinou cinco meses de prisão, suspensa por três anos caso sejam liquidados 4900 euros, num prazo de nove meses, além de outras importâncias, mas nem isso está a ser pago.” Lamenta que durante nove anos e meio “ninguém se tenha preocupado com a circunstância de uma criança não dispor de pensão de alimentos e de ajuda do pai para despesas médicas e escolares”.
Miguel Reis garante cumprir “as determinações do tribunal, pois se não o fizer sou preso”, e explica os sucessivos recursos. “Não sei se sou o pai. Tenho quase a certeza que não. Várias vezes pedi um teste mas nunca fui ouvido. E não posso pagar: vivo de um salário de 571 euros e tenho quatro filhos menores de outra relação.”
Tânia garante que Miguel tem rendimentos e possui vários carros; este responde que se a ex-mulher tivesse dificuldades não compraria um apartamento de elevado valor. Janine, por seu lado, continua à espera que a Justiça funcione.

TIPOS DE MEDIAÇÃO

CIVIL
A mediação civil é uma das prioridades, em matéria de Justiça, da presidência portuguesa da União Europeia, como garantiu, no final do mês de Maio, o ministro da Justiça, Alberto Costa.

LABORAL
A mediação laboral deixou, também em Maio, de ser um exclusivo das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, e foi alargada ao distrito de Braga. Destina-se aos conflitos que aconteçam nas empresas, entre trabalhadores e empregadores, e está em vigor desde Dezembro de 2006.

PENAL
O Governo prevê que cerca de 21 mil processos-crime sejam retirados dos tribunais e resolvidos no âmbito da mediação penal, que até ao fim do ano entra em vigor. Procura-se aplicar a mediação à pequena e média criminalidade, abrangendo aquilo que for punível com pena até cinco anos de prisão, excluindo crimes sexuais.

NOTA

MEDIAÇÃO
Trata-se de uma modalidade extrajudicial de resolução alternativa de litígios, informal e flexível, de carácter voluntário e confidencial, que é conduzida por um terceiro elemento que dá uma total garantia de imparcialidade: o mediador.
O fim do litígio é marcado por uma reunião final onde se procede à assinatura de um acordo, que tem o valor de um contrato.

Lá, como cá, demoras há. Mas pelo visto lá a turma se mexe para corrigir o problema!

E porque hoje é segunda

Vou pro Pan


Flávia Delaroli

domingo, julho 15, 2007

Lula e as vaias panamericanas

De regresso a Brasília, depois de ter, de forma deselegante, para dizer o mínimo, abandonado a cerimônia de abertura dos Jogos Panamericanos antes da hora, Lula teria demonstrado aos seus acompanhantes ter ficado sentido com a recepção do público e, visivelmente aborrecido, desabafado:

"-Eu não merecia isso.Foi uma injustiça!"

Vais, qualquer presidente pode ouví-las. (O Maracanã lotado vaiou presidentes militares), o que é grave, é o Lula, não entender os motivos das vaias, mais do que merecidas, aliás.

Será que ele acha que não tem nenhuma responsabilidade pelas seguidas crises de corrupção, pelos escorchantes impostos, pelo apagões sucessivos, pelo estado das estradas, pela calamidade da saúde e da educação públicas, pela falta de empregos para o comum dos mortais, enquanto cria cargos para os amigalhaços, pela insegurança em que vivemos nas grandes cidades?

Ou, pior ainda, acha que a classe média, que ele tanto tem ajudado a extinguir, imprensando-a entre os impostos obscenos e os juros aviltantes, não consegue perceber a responsabilidade que lhe cabe como presidente!

Pois é, depois de só ter tido contato com claques de apaniguados, em eventos de louvaminha, pela primeira vez Lula esteve face a uma grande platéia sem contrôle de presenças, e em que predominavam, até pelo preço dos ingressos, os sem bolsa família!

Pelo menos descobriu que não é a unanimidade que se julga! Assim como há os que o acham um bom presidente, também há os que não o consideram capaz de governar!

Como consolo, ficará para a história como o detentor da maior vaia já escutada por um presidente nestepaiz!

Convenhamos, uma vaia internacional, panamericana, com transmissão ao vivo, não é para qualquer um!

Brazil ou Brasil

Que mal pergunte:
Os Jogos Panamericanos estão ou não sendo disputados no Rio de Janeiro?
É ou não é o nosso rico dinheirinho que está bancando esta festa?
Então me expliquem porque raios o nome do nosso país está grafado BRAZIL nos placares oficiais dos eventos?

Com a palavra o Comité Olímpico Brasileiro (ou será Brazileiro, sr Nuzman?)

Argentina 21 X 0 Brasil

Parece-me um evidente desperdício de tempo e dinheiro, disputarmos modalidades que não tenham um mínimo de praticantes no Brasil, e para as quais não temos um pingo de vocação!
No site da CBHG, o último campeonato que aparece é o de 2003 , aparecem apenas 3 clubes e, como informações de onde praticar, 7 locais ( 4 no Rio e 3 em SP)

Dá no que dá. Levamos 21 a 0 (zero!) da Argentina na estréia do Hóquei na Grama Feminino!

Jade Barbosa

Sou um espectador bissexto da Ginástica Artística, apenas lhe prestando atenção durante as Olimpíadas. Depois de Nadia Comaneci, a pequena romena que me encantou, e ao mundo, nos Jogos Olímpicos de Montreal, não me tinha emocionado com este desporto até assistir ontem às apresentações de uma menina brasileira, por quem, confesso fiquei perdidamente apaixonado: Jade Barbosa.



Que graça, que leveza, que alegria que transparecem de suas precisas performances! Que ar de facilidade empresta aos seu exercícios, mais parece que flutua do que anda, que voa do que pula!
Pode até ser que uma Danielle Hipólito, ou uma Lais de Souza sejam tecnicamente melhores, que uma Daiane seja mais exuberante, mas ninguém chega aos pés da minha Jade!


Fotos de O Globo

Pronto, já tenho a minha musa.

Como Brasília faz mal ao Brasil

A estrepidosa vaia, como nunca antes nestepaiz se ouviu, com que o Apedeuta I foi brindado na festa de abertura do PAN, revela bem como o isolamento dos governantes em Brasília, faz mal ao Brasil.

Talvez se submetidos a um contato mais frequente com a população no dia a dia, sentindo a temperatura no termômetro das ruas, os nossos governantes pensassem um pouco mais nos governados e um pouco menos em si próprios.

sábado, julho 14, 2007

Parabéns pra você

Um das maiores dores de cabeça do mundo cibernético completa, esta semana, 25 anos. Identificado como Elk Cloner, o primeiro vírus de computador reconhecido como tal foi escrito em 1982 por um jovem estudante secundarista norte-americano de apenas 15 anos, chamado Rich Skrenta, como informa a revista Science.
O Elk Cloner infectava sistemas Apple II, gerava cópias de si mesmo em disquetes e mostrava um poema na tela do computador.

Eça premonitório

"Estamos perdidos há muito tempo... O país perdeu a inteligência e a consciência moral... A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido. Não há instituição que não seja escarnecida... A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia".
Eça de Queiroz

sexta-feira, julho 13, 2007

Mais uma tungada

Este (des)governo não pára de assaltar os seus cidadãos. Agora foi a Receita Federal que resolveu aumentar em 30% a alíquota do IPI sobre os cigarros, como se já não bastassem os 65% de impostos embutidos no preço de cada maço. O mais ridículo é a justificativa dos tecnicos: "a alíquota estava defasada por já não ser elevada há três anos". Como se o imposto não aumentasse sempre que há um reajuste no preço!
Com mais este assalto, o preço de um maço de cigarros deve sofrer um aumento de 20%, nos próximos dias!
Pobre país este em que os cidadãos são permanentemente tungados por um governo de corruptos incompetentes, com o beneplácito de um Congresso de incompetentes corruptos!

F1 Os bons velhos tempos

Click na foto para ampliar

É, houve época em que o grid era formado no sistema 3 X 2 X 3 X 2 ...

Carga tributária chega a 34,5% do PIB


Apesar de todas as promessas de não aumentar os tributos e afins, o (des)governo do Apedeuta I bateu mais um recorde de arrecadação em 2006! A carga tributária em relação ao PIB aumentou de 33,7% em 2005 para 34,5% em 2006.


Já as estradas, os portos e aeroportos, a saúde, a segurança e o emprego continuam batendo recordes seguidos só que negativos!

Acompanhando o crescendo dos impostos apenas os cargos para os companheiros amigalhaços, a corrupção e a incompetência!

Chaves



Click na foto para ampliar

quinta-feira, julho 12, 2007

Renan: que tal a China?

Um ex-ministro acusado de corrupção foi executado nesta terça-feira na China, o que é considerado um exemplo e uma advertência a poucos meses do congresso do Partido Comunista (PC), que estará centrado na "harmonia" para desativar as tensões sociais e o mal-estar da população.

A Suprema Corte rejeitou a apelação apresentada pelo ex-diretor da Administração do Estado para a Alimentação e os Medicamentos na China, Zheng Xiaoyu, 62 anos, condenado à morte no final de maio por ter recebido 6,4 milhões de yuans (620.000 euros) de suborno por parte de empresas farmacêuticas e por descumprimento do dever.

Pra onde vai a CPMF

UNE recebeu mais de R$ 5 milhões no governo Lula

Historicamente conhecida por intensas manifestações contrárias a abusos governamentais, a União Nacional dos Estudantes (UNE) parece ter perdido o fôlego nos últimos tempos, apesar do surgimento de diversos casos de corrupção envolvendo autoridades políticas. Esta semana, a entidade comemora os 70 anos de luta em um Congresso em Brasília, sob a bandeira de garantir sua independência. Não é a toa, já que nos últimos anos a proximidade da UNE com o poder público aumentou significativamente, ao menos em termos financeiros. Desde o início do governo Lula, a entidade estudantil recebeu R$ 5,3 milhões da União. O valor corresponde a quase quatro vezes o total de repasses feitos nos oito anos de Fernando Henrique Cardoso.

Para o cientista político da Universidade de Brasília, Leonardo Barreto, os repasses federais influenciam diretamente na mudança de comportamento de entidades civis, sobretudo aquelas que costumam fazer oposição à administração, como a UNE. “O atual governo, de maneira geral, procurou atrair grande parte dos movimentos sociais e fez questão de tê-los ao seu lado durante a gestão. A maneira de conseguir isso na política brasileira é distribuindo cargos ou recursos públicos”, salienta.

Barreto destaca que nos últimos dois anos, a entidade estudantil pouco se manifestou diante das descobertas de corrupção envolvendo autoridades governamentais. Sem contar que esteve distante das iniciativas mais visíveis do movimento estudantil, como a última ocupação da Universidade de São Paulo (USP), em que a maior parte dos alunos acatou um documento em que ficou registrado que a UNE não os representava.
Ao contrário do que acontecia antes, segundo o especialista, em alguns casos, inclusive, o movimento saiu às ruas em apoio ao presidente. “Não há duvidas de que tais repasses ajudaram a amenizar os ânimos”, destaca Barreto
Mariana Braga e Leandro Kleber
Do Contas Abertas

Ferrari X McLaren

Nunca antes "nestepaiz"

O nível de corrupção no Brasil é o pior em dez anos, segundo relatório anual de governança produzido pelo Banco Mundial (Bird) e divulgado ontem. De acordo com o levantamento, o país está em nível inferior ao que se encontrava quando a entidade começou a fazer esse estudo, em 1996.

As melhoras observadas entre 1998 e 2000 (segundo mandato de FHC) e 2002 e 2003 (eleição e primeiro ano de mandato de Lula) foram anuladas pelos resultados dos últimos três anos. O estudo é feito pelo Instituto do Banco Mundial e classifica 212 países e territórios de acordo com o desempenho em seis itens.

Para tanto, leva em conta dados fornecidos por 33 fontes internacionais. No caso brasileiro, foram 18 as entidades ouvidas para a classificação do país.

Das seis categorias -controle de corrupção; capacidade de ser ouvido e prestação de contas; eficiência administrativa; qualidade regulatória; estado de direito; e estabilidade política e ausência de violência-, o Brasil só melhorou na última, em comparação com o período anterior.

O controle de corrupção é definido pelo Bird como "a medida da extensão com que o poder público é exercido para ganhos privados, incluindo tanto pequenas quanto grandes formas de corrupção, assim como o "seqüestro" do Estado por elites e interesses privados".

"Nos últimos anos, o Brasil parece ter experimentado alguma deterioração em várias dimensões de governança", escreveu à Folha, por e-mail, Daniel Kaufmann, um dos autores do relatório. Durante entrevista coletiva, ele havia estimado o custo da corrupção mundial em US$ 1 trilhão por ano. "O ônus da prática recai de maneira desproporcional sobre o bilhão de pessoas que vivem em extrema pobreza."
Folha de S.Paulo

quarta-feira, julho 11, 2007

Porque é que alguns cães mordem os donos?

Porque eles merecem!



Obviamente!

terça-feira, julho 10, 2007

Engenharia Institucional Versus Cultura Política

...
Aqui se instituiu a crença de que as leis têm o poder de moldar a sociedade e o comportamento dos indivíduos. Isto é, nós brasileiros acreditamos que basta criar leis que a maioria dos nossos problemas se resolverá. Em outros lugares do mundo as regras são criadas para delimitar direitos e deveres dos cidadãos e do Estado, a partir de uma realidade precedente.
...
Algo similar se passa na cabeça de gente que defende mudanças na legislação que regula o funcionamento dos sistemas político, partidário e eleitoral brasileiros, como se isso bastasse para reformar o caráter de políticos sem caráter e para abolir certas características enraizadas na cultura política de nosso povo.
...
Nosso pseudocapitalismo é resultado da influência externa e não da formação de um setor privado vigoroso, impulsionado pela formação de grandes empresas como poder de competição no mercado mundial. Pelo contrário, a atividade econômica privada no Brasil sempre precisou da retaguarda do Estado para se viabilizar.
...
Após um breve sopro liberalizante na década de 1990, o petismo vai, gradativamente, recuperando a concentração no aparato estatal dos mecanismos de intermediação econômica, política e social, através de políticas de concessão e exploração de atividades públicas para seus aliados, de concessão de crédito e distribuição de benesses para suas clientelas eleitorais; de manipulação do mercado através de políticas de subsídios e benefícios fiscais pontuais aos setores prejudicados pela falta de competitividade provocada pela voracidade fiscal do Estado. Está em curso uma tentativa lenta e gradual de ressuscitar a gestão direta do Estado sobre a atividade empresarial, e de retorno à indução material da economia.
...
O que se assiste é a integração crescente e contraditória desses novos atores sociais em sistemas de mercado, tanto na esfera econômica como na esfera política, mas num processo que gera a reciclagem das práticas do patrimonialistas, clientelistas e populistas como formas de dominação política, ao invés da ruptura histórica com esse padrão do passado. O petismo comanda o retrocesso com os requintes de uma estratégia que visa sua eternização no controle do Estado. A reforma política em debate, sob esse ângulo de observação, seria apenas um piada de mau gosto, se seu desfecho não vier a redundar em tragédia.

Clique no nome do autor para ler o artigo completo

segunda-feira, julho 09, 2007

E porque hoje é segunda

Vou ao cinema

Catherine Zeta Jones

sexta-feira, julho 06, 2007

A Era da Mediocridade

O presidente Juscelino Kubitschek é o que o brasileiro deveria ser. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o que o brasileiro é. Incapaz de folhear uma biografia, sem paciência para estudar a História do Brasil, Lula não sabe exatamente quem foi o antecessor. Mas gosta de comparar-se a JK. Depois de apresentá-lo como exemplo a seguir, não demorou a descobrir-se superior ao modelo. JK morreu antes que o atual chefe de governo tivesse nascido politicamente. Caso o conhecesse, não gostaria de ser comparado a Lula.

Ambos nascidos em famílias pobres, ultrapassaram sem medo as fronteiras impostas ao imenso gueto dos humildes e alcançaram o coração do poder. Esse traço comum abre a diminuta lista de semelhanças, completada pela simpatia pessoal, pelo riso fácil e pelo apreço por viagens aéreas. Bem mais extensa é a relação das diferenças, todas profundas, algumas abissais. O pernambucano de Garanhuns é um bom político. Pensa nas próximas eleições. O mineiro de Diamantina foi um genuíno estadista. Pensava nas próximas gerações.

Lula ama ser presidente, mas viveria em êxtase se pudesse ser dispensado de administrar o país. Bom de conversa e ruim de serviço, detesta reuniões de trabalho ou audiências com ministros das áreas técnicas. E escapa sempre que pode do tedioso expediente no Palácio do Planalto.

JK amava exercer a Presidência - e administrava o país com volúpia e paixão. A chama dos visionários lhe incendiava o olhar quando contemplava canteiros de obras que Lula só visita para discursar de improviso. Lula só trata com prazer de política. JK tratava também de política com prazer.

O país primitivo dos anos 50 pareceu moderno já no dia da posse de JK. Cinco anos depois, ficara mesmo. O otimista incontrolável inventou Brasília, rasgou estradas onde nem trilhas havia, implantou a indústria automobilística, antecipou o futuro. Com JK, o Brasil viveu a Era da Esperança.

O país moderno deste começo de milênio pareceu primitivo no momento em que Lula ganhou a eleição. Quatro anos e meio depois, ficou mesmo. As grandezas prometidas em 2002 seguem estacionadas no PAC. As estradas federais estão em frangalhos. O apagão aéreo vai completando nove meses. A roubalheira federal atingiu dimensões amazônicas. Mas Lula está bem no retrato, informa a mais recente pesquisa de opinião.

Está bem porque a economia tem sido poupada de sacolejos planetários freqüentes em governos anteriores. Está bem por ter inventado o Bolsa Família, que promoveu milhões de miseráveis a dependentes da esmola federal. E está bem sobretudo porque o advento da Era da Mediocridade tornou o país mais jeca, mais brega, menos exigente.

Nos anos 50, o governo e a oposição eram conduzidos pelos melhores e mais brilhantes. O povo que sabia sonhar sabia também escolher. Mereceu um presidente como JK. No Brasil de Lula, mandam os medíocres. O grande rebanho dos conformados tem o pastor que merece.

Você sabia?

Que dos 81 senadores, 22 (27%) não receberam um voto sequer?
Por diferentes motivos os suplentes vêm assumindo, e ninguém vota para suplente.
Eles são escolhidos por decisão do candidato ou de seu partido, sem qualquer relação com o eleitorado. Recebem uma nomeação, um prêmio, geralmente por haverem ajudado política ou financeiramente o senador eleito.

Resumindo: Os biónicos estão de volta!

Air Force 51

O Air Force One, do presidente mais poderoso do planeta, nunca desce no principal aeroporto de Nova York. Só nas pistas de periferia, onde pega um helicóptero para não atrapalhar o cidadão. O Air Force 51, que carrega um presidente nunca antes tão viajado deste País, só desce em Congonhas, São Paulo, não sem antes fechar o espaço aéreo. Só para atrapalhar a vida do cidadão. Poderia usar a base de Cumbica e ali pegar um helicóptero.

Mesmo que Lula não apareça, chova ou faça sol, Congonhas mantém reservadas duas posições (espaço no pátio) à espera do Air Force 51.

No espaço vago, reservado 24h ao Air Force 51 em Congonhas, poderia operar até 30 aviões por dia. Mas ninguém ousa sugerir. Morrem de medo.

A Justiça tarda e falha

O STF (Supremo Tribunal Federal) julgou apenas seis ações penais contra autoridades desde 1988, e em todos os casos o réu foi absolvido. É o que aponta um levantamento feito pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), divulgado nesta quinta-feira. A entidade apurou que foram abertas 130 ações no Supremo nesse período, enquanto no STJ (Supremo Tribunal de Justiça) foram ajuizadas 483, sendo que 16 foram julgadas e apenas cinco resultaram em condenações.

"Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais do que os outros"
George Orwell

Renan no pasto!

Causa-me profunda emoção este obstinado amor do Sr Calheiros à causa pública. Esta insistência desapegada em permanecer representando o seu estado no colégio senatorial, com evidente prejuízo para as suas atividades privadas.
O seu estado, e por que não dizer, o seu País, necessitam que tão fantástico pecuarista se dedique full time ao seu negócio!
Se tivéssemos mais destes com certeza que a fome já teria sido erradicada por estas Terras Brasilis!
A bem da Nação: Renan no pasto!

quarta-feira, julho 04, 2007

E sentei-me, cansado, num rochedo


E sentei-me, cansado, num rochedo,

Triste como eu, e só,
No meio deste vale de degredo,
De lágrimas e dó.
Caiu-me a fronte sobre as mãos pesada,
E meditei comigo:
– Não é melhor pôr fim a esta jornada,
E poisar no jazigo?...
Almeida Garrett

terça-feira, julho 03, 2007

Alcochete



click na foto para ampliar