quarta-feira, maio 30, 2007

Pensamento da Noite

"A cada crise que os envolve, os políticos brasileiros fazem pensar que o País seria outro, se aplicassem na defesa do interesse nacional uma fração que fosse do seu talento na defesa dos seus interesses pessoais."
Editorial do Estado de S Paulo

Fluminense X Figueirense Round 1

Estou com um bom pressentimento para a primeira partida da final da Taça do Brasil, hoje, no Maracanã. Não que ache que vá ser um jogo fácil, ao contrário, mas os céus hoje amanheceram tricolores!

O Sobrenatural de Almeida paira sobre o Maraca!
Então, 3 x 1 é um bom placar!

terça-feira, maio 29, 2007

Ministro suicida

O ministro japonês Shinichi Yamazaki suicidou-se ontem após ter sido acusado de receber doações de até US$ 107.000 de 14 construtoras que disputavam licitações para projetos públicos dependentes de seu Ministério.

Se reprovo o suicídio, acho que, contudo, demonstra vergonha pelo ato cometido.

segunda-feira, maio 28, 2007

De Luto

E hoje, à meia noite, consolidou-se definitivamente a ditadura de Chavez na Venezuela!
Com o fechamento da maior e mais antiga emissora de televisão do país, a única que ainda lhe fazia oposição, e com a sua substituição por um canal estatal (a emissora fechada foi obrigada a ceder os seus equipamentos e a sua tecnologia para o canal do ditador, sem o que o canal do seu Chavez não funcionaria), a Venezuela deu mais um passo no caminho do obscurantismo!

A todos os Venezuelanos, em particular, e a todos os amantes da Democracia, os meus pêsames.

De qualquer outro govêrno brasileiro, esperaria algum tipo de manifestação de repúdio, deste, todavia, não espero nada!


E porque hoje é segunda

Vou ao cinema!

Monica Bellucci

domingo, maio 27, 2007

Ufa!

A partir de hoje, finalmente, podemos começar a levar para casa o fruto do nosso trabalho.

É que, com a ganância do (des)governo, 146 dias do ano são levados inteirinhos pelos impostos!

E ainda querem prorrogar a CPMF!!!???

Será?

Isto é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com políticos, vivos ou mortos, será mera coincidência!

Liberdade?


"Nada es tan peligroso como dejar permanecer largo tiempo en un mismo ciudadano el poder."
Simón Bolívar

sábado, maio 26, 2007

GERAÇÃO PERDIDA

Este é, sem dúvida, um dos melhores artigos que tive a oportunidade de ler nos últimos anos. É daqueles que gostaria eu de o ter escrito. Mas a autora é Maria Lucia Victor Barbosa, e o artigo completo pode, e deve, ser lido aqui.

Alguns trechos para aguçar o apetite:

...

Educação é também algo mais complexo do que aquilo que se adquire na escola. Começa na família. Significa o aprendizado de valores. No grupo familiar o indivíduo inicia sua distinção entre certo e errado, e a escola deve dar seguimento à “socialização” que os pais transmitiram ou devem transmitir.

...

A criança e o jovem se miram no espelho de sua realidade e o refletem. E aqui aparece a dificuldade de se educar, pois como é difícil aos pais dizerem aos filhos no Brasil de hoje: “Sejam honestos”. Não mintam”. Busquem o seu bem e o dos outros através de condutas éticas”. “Esforcem-se”. “Estudem”. Conquistem uma profissão, pois através dela terão a gratificação social em forma de empregos e remunerações”. “Façam-se respeitar através de sua conduta irrepreensível”. Não transijam nunca com as pequenas trapaças, pois elas os farão sucumbir às grandes. Prezem sua pátria e os símbolos nacionais, pois a pátria é nosso lar ampliado. Respeitem as autoridades constituídas, pois delas vêm os exemplos de honradez, desprendimento e busca de bem comum.
...

Se a corrupção impede o progresso do país e lesa o povo, outro grande malefício desse governo é ser responsável pela perda de pelo menos uma geração em termos de valores.
...

Por isso mesmo, e apesar de todas as dificuldades, mais do que nunca é preciso educar as novas gerações. Está na hora de começarmos a discutir como fazê-lo. E, sobretudo, é preciso saber como fazê-lo.

sexta-feira, maio 25, 2007

Mas que grathiiinha a loja do Sr Porrero!

Uma confecção de roupas de Barcelona – uma das cidades consideradas mais abertas ao homossexualismo – inaugurou a primeira loja de produtos exclusivos para noivos gays.
A BY será pioneira no seu ramo na Europa "e possivelmente no mundo", segundo os organizadores.
A idéia foi possibilitada pela aprovação de uma lei sobre casamentos que passou a autorizar o matrimônio homossexual na Espanha, em 2005.
O proprietário, Santiago Porrero, quer aproveitar o potencial de compra dos consumidores gays oferecendo "moda de vanguarda".
Coordenada pelo designer Antonio Alvarado, a loja se descreve como "uma oficina de imagem para pessoas sensíveis à moda, que buscam alternativas aos trajes de noivo e às cerimônias convencionais".
A equipe de criadores será renovada periodicamente, segundo o proprietário, "para manter uma imagem fresca e moderna".
O primeiro catálogo da confecção será lançado na mesma semana em que o maior evento espanhol de moda para noivos e noivas abre suas portas, no próximo dia 29, em Barcelona.
BBC Brasil

Sempre achei que fosse preferida uma moda mais, digamos, retrô. Quanto à imagem fresca, tudo a vêr!

Operação Navalha no Pescoço

Não é por nada não, mas esta Operação Navalha está-me cheirando muito mais a Operação Aumento do que a outra coisa...

GP do Mónaco

Este fim de semana realiza-se o mais tradicional GP do campeonato da F1, o Grande Prémio de Mónaco, ou do Mónaco como dizem em Portugal. Diferentemente do que acontece nas outras provas da temporada, os treinos livres são às quintas, já que as sextas são usadas para que as equipes e os patrocinadores façam marketing social, aproveitando o charme do Principado, e, também, porque seria impossível, com as ruas fechadas, a locomoção dos milhares de turistas que chegam para o fim de semana.

Agora, engraçado mesmo é o relato dos treinos livres feito por uma revista portuguesa, a AutoSport, que me manda um e-mail diário sobre os acontecimenos do mundo motorizado, vamos a ela:

GP do Mónaco já está a escaldar! O estado de graça de Lewis Hamilton na Fórmula 1 sofreu hoje um percalço, já que o piloto da McLaren bateu forte na segunda sessão de treinos livres do GP do Mónaco. Tudo sucedeu na primeira curva do circuito, em Sainte Devote, quando o inglês perdeu o controlo do seu McLaren MP4-22, em travagem, batendo com a frente esquerda do seu monolugar, arrancando a roda e a suspensão.

Até essa altura, Hamilton lutava pelo melhor registo em pista, com o seu companheiro de equipa Fernando Alonso, e a McLaren, a voltarem a dominar a sessão. O treino parece não ter sido muito profícuo para os pilotos ingleses, já que também Anthony Davidson, saiu de pista no mesmo local, momentos antes de Hamilton. Para além destes, ainda Nick Heidfeld e David Coulthard e Adrian Sutil bateram nos rails do circuito de Monte Carlo.

A McLaren voltou a dominar a segunda sessão através de Fernando Alonso, que repetiu o feito do treino inicial. Desta feita, Kimi Raikkonen foi segundo, na frente de Lewis Hamilton, que, mesmo só conseguindo rodar durante cerca de uma hora, conseguiu, ainda assim, o terceiro crono da sessão.


Jarno Trulli, em Toyota, foi quarto, na frente do seu compatriota Giancarlo Fisichella, em Renault. Sexto posto para Felipe Massa, que parece, a exemplo da própria equipa, não ter ainda encontrado o melhor caminho neste circuito citadino. Robert Kubica, em BMW, foi sétimo, muito à frente de Nick Heidfeld que foi apenas 14º Os Honda de novo fora do top ten.


Tempos:


1º Fernando Alonso McLaren-Mercedes 1:15.940
2º Kimi Räikkönen Ferrari 1:16.215
3º Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1:16.296
4º Jarno Trulli Toyota 1:16.354
5º Giancarlo Fisichella Renault 1:16.753
6º Felipe Massa Ferrari 1:16.784
7º Robert Kubica BMW 1:16.848
8º Nico Rosberg Williams-Toyota 1:16.852
9º Mark Webber Red Bull-Renault 1:17.292
10º David Coulthard Red Bull-Renault 1:17.414
11º Rubens Barrichello Honda 1:17.449
12º Jenson Button Honda 1:17.457
13º Takuma Sato Super Aguri-Honda 1:17.459
14º Nick Heidfeld BMW 1:17.486
15º Alexander Wurz Williams-Toyota 1:17.516
16º Vitantonio Liuzzi STR-Ferrari 1:17.898
17º Heikki Kovalainen Renault 1:18.086
18º Scott Speed STR-Ferrari 1:18.233
19º Anthony Davidson Super Aguri-Honda 1:18.328
20º Ralf Schumacher Toyota 1:18.662
21º Christijan Albers Spyker-Ferrari 1:18.820
22º Adrian Sutil Spyker-Ferrari 1:19.358

Não é uma delícia?

quinta-feira, maio 24, 2007

Vai um cafezinho aí?

Não me perguntem porque é que ele existe, pois não tenho a menor idéia, mas é hoje o Dia do Café.
E eu adoro um cafezinho!!! É, com certeza, depois da água, a bebida que mais tomo!
Nestes dias frios de Inverno na serra, então...


Até que enfim uma alegria!

terça-feira, maio 22, 2007

Para ler e meditar

BONITA NAVALHA, FERNANDINHO!
Durante o processo revolucionário socialista, a sociedade vai passando por etapas de extirpação dos inimigos do sistema. Conforme vai ascendendo e até que esteja definitivamente instalado no poder, é imprescindível ao partido socialista que a corrupção já esteja, e que seja ainda mais, completamente inserida nas relações entre o empresariado, os políticos, as autoridades e o Estado. Chantagens e vantajosas oferendas é o que será usado pelo partido para ascender e instalar-seno poder. Depois disso, não faltarão nem motivos e nem provas para enquadrar aqueles que forem tornando-se inúteis ou obstáculos a serem derrubados. Afinal, a polícia está aí para investigar crimes e prender criminosos mesmo – quanto mais aparentemente poderosos (leia-se ricos), melhor. Doa a quem doer, como gosta de dizer o presidente Lula.

Christina Fontenelle
Leia o artigo completo aqui! Garanto que vale a pena.

Sanguessugas II - A Missão (Baiana)

O complexo esquema de corrupção desvendado pela Operação Navalha da Polícia Federal, pelo que tudo indica, possuía forte articulação tanto no Executivo quanto no Congresso. Nos últimos nove anos, as construções ligadas à Gautama, principal pivô da máfia que fraudava convênios públicos, recebeu um empurrãozinho financeiro de ambos os poderes. De 1998 a 2006, R$ 510,8 milhões foram incorporados ao orçamento, por meio de iniciativas tanto de órgãos governamentais quanto da Casa Legislativa (emendas orçamentárias), em benefício de obras em que a empresa participava como uma das construtoras.

O maior beneficiado pelo conjunto das propostas ao orçamento, vindas do governo e do Congresso, foi a Bahia, onde está a sede da Gautama. O Estado foi agraciado com R$ 181,7 milhões, de 1998 para cá, em benefício de construções da qual a empresa participava.
Mariana Braga do Contas Abertas


Aqui você lê o levantamento completo e fica ainda mais furioso.

E o Silas roda ou não roda?

Aí depende...
Se o esquema tiver começado no Ministério após a chegada do Silas Rondeau, ele roda! Todavia, se o início do assalto tiver acontecido na gestão anterior, ele não roda!
Em tempo: a gestora anterior do Ministério da Minas e Energia era a senhora Dilma Rousseff!

Das Leben der Anderen

Nestes tempos em que por aqui nos querem impôr a censura prévia, vale a pena dar uma boa olhada neste filme: Das Leben der Anderen , que por aqui saíu com o nome de " As Vidas dos Outros".

Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro neste ano de 2007, ganhou também três Prêmios do Cinema Europeu: Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Argumento e o Prémio do Público nos festivais de Locarno e Vancouver.

1984, Alemanha Oriental. Cinco antes antes da Glasnot e da queda do Muro, a população é mantida sob controle pela Stasi, polícia secreta alemã. A missão da Stasi é apenas uma: saber tudo sobre a vida de todas as pessoas, através de uma vasta cadeia de informantes e entreguistas. O filme acompanha a gradual desilusão do Capitão Gerd Wiesler, um oficial da Stasi, cuja missão é espionar um famoso escritor, George Dreyman, e a sua esposa, a atriz Christa-Maria Sieland.

Segundo o realizador, Florian Henckel von Donnersmarck, no filme "cada personagem coloca questões com as quais nos confrontamos todos os dias: como é que lidamos com o poder e com as ideologias? Seguimos os nossos princípios ou os nossos sentimentos? Mais do que qualquer outra coisa, é um drama sobre a capacidade dos seres humanos fazerem o que está certo, não interessa até onde foram no caminho errado"

Ninguém leva a mal

Quadrilha

E neste ano, como todo ano, uma vez por ano
Tem quadrilha no arraial
E neste ano, como sempre, salvo chuva e salvo engano
A satisfação é geral
Não me leve a mal
Não me leve a mal

O forró corria manso, sem problema e sem vexame
Quando o chefe da quadrilha decretou changer de dame
A mulher do delegado rendeu o bacharel
O peão laçou a jovem filha do coronel
A Terezinha Crediário deu um passo com o vigário
A beata com o sacristão
Diz que a senhora do prefeito
Merecidamente eleito
Foi com o líder da oposição
Não tem nada não
Não tem nada não

Zé-com-fome deitou olho na patroa do ``seu'' Lima
Que não faz xodó na moça mas também não sai de cima
Juca largou a sanfona e, abandonando o salão
Foi prevaricar com a dona que vendia quentão
E foi doente com doutora, indigente e protetora
Foi aluna com professor
E o perigoso bandoleiro, Zé Durango ``El Justicero''
Fez beicinho pro promotor
Mas, faça o favor!
Mas, faça o favor!

O forró estereofônico estava mesmo um barato
Muita música na praça e muita dança lá no mato
Quem gozou da brincadeiram, muito bom, muito bem
Quem tomou chá de cadeira, só no ano que vem
Pois nesse ano, como todo ano, uma vez por ano
Tem quadrilha no arraial
E nesse ano, como sempre, salvo chuva e salvo engano
A satisfação é geral
Ninguém leva a mal
Ninguém leva a mal.

Chico Buarque


No arraial, pelo menos, era só uma vez por ano...

Eco Veículo: 1902 Km /l


O Eco Veículo, desenvolvido por um grupo de professores e alunos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, estabeleceu o novo record ibérico na edição de 2007 da European Shell Eco-marathon. A prova realizou-se no circuito de Nogaro, no Sul de França, de 9 a 13 de Maio.
A uma velocidade média de 30 km/h, o Eco Veículo percorreu as sete voltas, em condições que lhe permitiriam percorrer 1902 km com 1 litro de gasolina sem chumbo 95 octanas. É já a terceira vez que a equipe supera as melhores classificações ibéricas de sempre no circuito (em 2001, fez 1286 km/l a 25 km/h e, em 2004, 1734 km/l a 25 km/h).

Censura Prévia

"A grande pilantragem intelectual da hora é justificar a censura prévia, operada pelo estado, evocando o exemplo de outros países. Trata-se de uma farsa. O modelo que querem implantar no Brasil está mais próximo do Irã e da China do que dos Estados Unidos ou da Inglaterra. Leitores me pediram que dissesse como é em outros países. Abaixo, há nove sólidas democracias. EM NENHUMA DELAS existe um órgão estatal como o idealizado pelo governo brasileiro. Nas nove democracias, existe é a auto-regulação."
Reinaldo Azevedo

Veja como é em Portugal, França, Espanha,Reino Unido,Japão, Canadá, Estados Unidos, Alemanha e Austrália, clicando aqui

segunda-feira, maio 21, 2007

E porque hoje é segunda

Volto às aulas!

Será que o Lula aprendeu?

"Brasil, um país imperialista e explorador", sob este título em caixa alta na primeira página, o Diário Paraguaio ABC Color, dá " boas vindas" a Lula no dia em que este inicia sua visita aquele País. O resto do artigo segue no mesmo tom, e ocupa-se principalmente em criticar duramente o acordo de Itapú, e o preço pelo qual o Brasil compra a parte que cabe ao Paraguai da energia gerada por aquela usina e que aquele País não consome.

Pelo jeito, o Companheiro Evo está fazendo escola.
E o Apedeuta I, será que tirou alguma lição do affaire Brasil/Bolívia/Petrobrás?
É bom que sim, ou logo logo estaremos pagando mais caro pela energia, tal como aconteceu com o gás natural!

sexta-feira, maio 18, 2007

Fuja se for capaz

Se estiver rodando pelas estradas da Inglaterra e a polícia fizer sinal para parar, é bom não cair na tentação de fingir que não viu, e pisar no acelerador para escapar, porque atrás de você pode vir uma Ferrari 612 Scaglietti! com motorV12 de 5.748 cm³ e 48 válvulas, todo de alumínio ,540 cv. giroflex, sirene, gps and so on .
Apesar de todo o peso,acelera muito rápido, de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos. A velocidade máxima declarada é de 315 km/h
Alguém sabe se a polícia inglesa aceita estrangeiros em seus quadros?

quinta-feira, maio 17, 2007

Socket Pocket


Socket Pocket é a melhor forma para você guardar e carregar simultaneamente o seu telefone celular, PDA, ou MP3 Player. É só substituir a sua tomada original por esta, a furação é a mesma, com espaço para encaixar o aparelho enquanto carrega.
Realmente muito prática esta invenção, evitando os fios esticados e os frequentes tombos dos aparelhos.
US$ 15 aqui

quarta-feira, maio 16, 2007

A teoria e a libertação

"Se a Igreja começasse a se transformar diretamente em sujeito político, não faria mais pelos pobres e pela justiça. Ao contrário, faria menos, porque perderia sua independência e sua autoridade moral"
Bento XVI

Hora de crescer

...não é fácil ser drogado. E quando se sabe que as intenções de Sarkozy passam por emagrecer, e em certos casos liquidar, a monstruosidade inviável do estado social francês --a semana das 35 horas, um mercado laboral paralisado, uma altíssima carga fiscal-- entende-se facilmente que o problema das massas é o típico problema do drogado a quem lhe prometem retirar o produto. A privação instala-se, o corpo revolta-se, a lucidez abandona a criatura. Ele quer a sua dose, mas o "dealer" nega-lhe a dose. Como explicar isto? E como resolver isto?
João Pereira Coutinho


Não deixe de ler este ótimo artigo do João Pereira Coutinho na Folha on line deste fim de semana, e pense se é na direção da França pré-eleições que quer que paquidermicamente caminhemos como país

terça-feira, maio 15, 2007

Casamento

Casamento é um relacionamento a dois, no qual uma das pessoas está sempre com a razão e a outra é ... o marido

segunda-feira, maio 14, 2007

E porque hoje é segunda

domingo, maio 13, 2007

O Espetáculo da Fé

Procissão das Velas - 12 de Maio - Fátima - Portugal

sábado, maio 12, 2007

Lula O Revolucionário

Lula inova: só aceita ser humilhado por país pobre

O governo FHC vendeu a Telebras por US$ 22 bilhões. Um ano depois, as empresas dela resultantes valiam na Bolsa pouco mais da metade, prova de que não foi vendida a preço de banana, mas a peso de ouro. Mas o PT chamou aquilo de entreguismo. Lula vende a Petrobras da Bolívia aos nativos de lá, e o Brasil leva um espeto, um preju, de US$ 80 milhões. É uma revolução! Ele só aceita vender estatal com prejuízo e não admite ser humilhado por países ricos, só pelos pobres.

Reinaldo Azevedo

Assim seja

Ocorre formar nas classes políticas e empresariais um autêntico espírito de veracidade e de honestidade. Quem assume uma liderança na sociedade deve procurar prever as conseqüências sociais, diretas e indiretas, a curto e longo prazo, das próprias decisões, agindo segundo critérios de maximização do bom comum, ao invés de procurar ganâncias pessoais.
Bento XVI

Pela ordem!

O líder do PT na Câmara pediu a punição do deputado CLO DO VIL por ofensas a uma inexpressiva colega do PT RJ.
Nada contra.
Não sei que tipo de punição é aplicável, mas alguma ele merece.
Mas, primeiro, e pela ordem como eles gostam de falar, devem ser punidos os mensaleiros e sanguessugas, para os quais nunca se ouviu um pedido de punição por parte do líder do partido do Apedeuta!.
Bem ao contrário, tudo fizeram para a sua absolvição vergonhosa.

sexta-feira, maio 11, 2007

Assim seja

O mundo precisa de vidas limpas, de almas claras, de inteligências simples, que rejeitem ser consideradas criaturas objeto de prazer.
Bento XVI

Lá vai o PAC

No paso nada


Algo parecido poderia muito bem ser afixado no Palácio do Planalto, não lhes parece?

A "generosidade" apedeutica nos custou US$ 68 milhões

O governo brasileiro e a Petrobras aceitaram vender as duas refinarias da empresa brasileira à Bolívia.

O acordo, confirmado pelo presidente boliviano Evo Morales em La Paz, determina que a Petrobras venderá as duas unidades de refino por US$ 112 milhões.

A Petrobrás que iniciara as negociações pedindo US$ 200 milhões, e que havia feito por último uma proposta de US$ 153 milhões, foi obrigada, por interferência do grande negociador Apedeuta I,comovido pelo beicinho feito pelo companheiro Evo, a aceitar os US$ 112 milhões Parte destes recursos, de acordo com diplomatas brasileiros, serão pagos em gás pelo governo boliviano ao Brasil.

Com o resultado das negociações, a Petrobras ( e a população brasileira, já que a empresa é estatal) perde US$ 68 milhões, já que investiu US$ 102 milhões na compra das duas refinarias em 1999 e ainda gastou mais US$ 78 milhões nas unidades.

A imprensa oficial boliviana assim se manifesta :

Presidente Morales reconoce desprendimiento de Lula para llegar a un acuerdo por refinerías

La Paz, 10 may (ABI).- El presidente de la República Evo Morales reconoció este jueves el desprendimiento de su homólogo brasileño Luiz Inácio Lula Da Silva de devolver al Estado boliviano el control de las dos refinerías a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) que consolida la tercera nacionalización de los hidrocarburos.

"Lo más importante para nosotros es que hay ese desprendimiento del presidente Lula de devolver las refinerías al pueblo boliviano", manifestó el Jefe de Estado en declaraciones a la prensa ofrecida en el hall de Palacio Quemado.



E assim se foram US$ 68 milhões e ficaram, mais uma vez, o achincalhe e a humilhação!

quinta-feira, maio 10, 2007

Seja Benvindo Papa Bento

A Igreja quer apenas indicar os valores morais de cada situação e formar os cidadãos para que possam decidir consciente e livremente; neste sentido, não deixará de insistir no empenho que deverá ser dado para assegurar o fortalecimento da família - como célula mãe da sociedade; da juventude - cuja formação constitui um fator decisivo para o futuro de uma Nação - e, finalmente, mas não por último, defendendo e promovendo os valores subjacentes em todos os segmentos da sociedade, especialmente dos povos indígenas.
Papa Bento XVI no discurso de saudação

Deputados? ou De...putedos?

Agora o deputado Clodovil Hernandez (PTC-SP) confirma o que disse à deputada Cida Diogo (PT-RJ).
Os dois conversavam sobre uma declaração do deputado a respeitos das mulheres.
Disse na ocasião que as mulheres se tornaram ordinárias e que trabalhavam deitadas e descansavam em pé.
Cida Diogo já havia criticado a declaração e voltou a reclamar com Clodovil hoje.
Daí veio o bate-boca agora relatado pela deputada:
"Quando eu disse que as mulheres estão ficando ordinárias, eu falei das mulheres bonitas. A senhora nem para puta serviria".
e ...por Clodovil:
"Eu disse para ela: esse assunto não diz respeito à senhora. Digamos que uma moça bonita se ofendesse, porque ela pode se prostituir. Não é o seu caso. A senhora é muito feia".
E completou:
- "Eu tenho culpa por ela ser feia, gente?"

Noblat


Realmente muito edificante...

E nós Ó

Aproveitando que a atenção da população está focada na passagem do Papa por estas bandas, os deputados aprovaram em votação simbólica o aumento dos próprios salários e dos rendimentos dos senadores. Os parlamentares passarão a ganhar R$ 16.512,09, um aumento de 28,53%.

Soma-se a tudo isso os penduricalhos que os parlamentares ganham na Câmara:
$ Verba de gabinete, usada para contratar funcionários e apadrinhados: R$ 50.815,62.
$ Auxílio moradia: R$ 3 mil concedido aos parlamentares que não ocupem apartamento funcional da Câmara.
$ Verba indenizatória: R$ 15 mil, que devem ser usados em despesas de aluguel, manutenção de escritório, alimentação, serviços de consultoria e pesquisa, contratação de segurança, assinatura de publicações, TV a cabo, Internet, transporte e hospedagem do parlamentar e de seus assessores, entre outras.
$ Cota postal e telefônica: de R$ 4.268,55 para os deputados e R$ 5.513,09 para os líderes, vice-líderes, integrantes da Mesa e presidentes de comissões permanentes. Caso o parlamentar exceda o teto, a diferença é retirada do salário dele.
$ Passagem aérea: varia de acordo com o estado, sendo a maior (R$ 16.513,15) para os parlamentares do Acre e a menor (R$ 4.147,10) para os do Distrito Federal.
$ Verba para gráfica: R$ 6 mil por ano para a impressão de discursos, projetos, pareceres, cartões pessoais de apresentação, folhas padronizadas e textos que contenham legislação ou material de interesse público.


Hoje acordei me sentindo como...

quarta-feira, maio 09, 2007

E agora Mr da Silva?

EUA vão exigir identificação digital de dez dedos do visitante internacional

Exigir a impressão digital e uma foto de cada cidadão estrangeiro que chega aos Estados Unidos não foi suficiente para garantir a segurança nos portos e aeroportos daquele país, onde se convive diariamente com a ameaça do terror. O Departamento de Segurança Interna (Department of Homeland Security, DGS) está testando um sistema que vai coletar as impressões digitais não de dois dedos (os indicadores), mas de todos os dez dedos de todos os estrangeiros que chegam aos EUA, até para cidadãos que vêm de países onde o visto de entrada é dispensado (como no caso os integrantes da União Européia).

Mas as autoridades que trabalham no processo de implantação sustentam que o processo não deverá tornar ainda mais vagaroso o procedimento – já longo – de admissão nos portos de entrada do país, principalmente em aeroportos de grande movimento de vôos internacionais, como Miami, Nova York etc. O principal argumento é de que se o novo sistema for aprovado, o cidadão deverá registrar seus dez dedos apenas uma vez, sendo dispensado do procedimento quando retornar ao país.

O aparelho é similar ao que já registra apenas um dedo de cada vez.

Ainda não há data para que o projeto entre em vigor efetivamente. Mas até o fim do ano, mais precisamente quando chegar o outono no Hemisfério Norte (fim de setembro) os testes com o novo aparelho começam a ser feitos em dez aeroportos internacionais: Boston (Logan); Chicago (O’Hare); Detroit (Wayne); Atlanta (Hartisfield-Jackson); Houston (George Bush); Miami; Nova York (JFK); Orlando; San Francisco; Washington (Dulles). Destes, metade recebe vôos do Brasil.
Globo On Line

Perguntar não ofende

Bento XVI defendeu a excomunhão de políticos pró-aborto ainda dentro do avião a caminho do Brasil.
O Globo


Ainda que mal pergunte. Porquê só desses?

O eterno problema de comunicação:marido X mulher

É muito comum casais terem problemas de comunicação!
Basicamente porque as mulheres são incapazes de dizer claramente o que querem, e os maridos também não se esforçam muito para entender.

Vai daí, acontecem situações como esta:
A mulher, querendo um carro esporte novo, virou-se para o marido e disse:
- Meu amor, meu aniversário está chegando... Quero um presente-surpresa.Para te ajudar, aqui vai uma dica: quero algo que vá de zero a cem em menos de 5 segundos. Pode ser de qualquer cor.
No dia do aniversário ela ganhou uma balança de banheiro digital novinha, ...cor-de-rosa !!!

O marido ainda está desaparecido...

Brasil X Bolívia - O que se joga

O Governo brasileiro está em negociações com o Governo boliviano para a execução dos projetos de duas hidroelétricas no rio Madeira – Jirau (3.400 megawattz), a 50 km da fronteira, e Santo Antônio (3.150 megawattz), ao lado de Porto Velho, ao custo estimado de R$5,6 bilhões a R$8,4 bilhões. A Bolívia alega que haveria dano ambiental na região, com a "extinção de algumas espécies" na fauna e na flora, como revelou recentemente seu Chanceler David Choquehuanca.

Além de negar esse risco, o Governo brasileiro descartou a necessidade de um acordo com a Bolívia para poder construir as duas usinas, porque ambas estão em território nacional e não terão nenhuma influência na área boliviana. A Bolívia contesta esta última alegação, argumentando, ademais, que cerca de 80% das águas do rio Madeira provém de seu território.

Evo Morales já sinalizou a Lula que tais problemas poderiam ser obviados se o Governo brasileiro concordar em pagar uma indenização por danos futuros - seriam “compensações econômicas” para as famílias bolivianas que vivem às margens do rio Madeira. Sustenta que, com as duas represas, não haverá mais variações sazonais no nível das águas e causará aos bolivianos a perda de suas terras de cultivo, porque ficarão inundadas permanentemente.

Se bem conheço o
modus operandi do companheiro Evo, o embroglio gaso-petrolífero com o Brasil seria rapidamente resolvido se o governo brasileiro concordasse com as exigêcias bolivianas a respeito deste assunto que, resumindo, são: nós pagamos todo o projeto e a Bolívia recebe uma renda eterna por pretensos prejuízos ambientais.

Com a palavra o Apedeuta I


terça-feira, maio 08, 2007

Puedo escribir los versos más tristes esta noche

POEMA 20

Puedo escribir los versos más tristes esta noche.
Escribir, por ejemplo: «La noche está estrellada,
y tiritan, azules, los astros, a lo lejos».
El viento de la noche gira en el cielo y canta.

Puedo escribir los versos más tristes esta noche.
Yo la quise, y a veces ella también me quiso.
En las noches como ésta la tuve entre mis brazos.
La besé tantas veces bajo el cielo infinito.

Ella me quiso, a veces yo también la quería.
Cómo no haber amado sus grandes ojos fijos.
Puedo escribir los versos más tristes esta noche.
Pensar que no la tengo. Sentir que la he perdido.

Oír la noche inmensa, más inmensa sin ella.
Y el verso cae al alma como al pasto el rocío.
Qué importa que mi amor no pudiera guardarla.
La noche está estrellada y ella no está conmigo.

Eso es todo. A lo lejos alguien canta. A lo lejos.
Mi alma no se contenta con haberla perdido.
Como para acercarla mi mirada la busca.
Mi corazón la busca, y ella no está conmigo.

La misma noche que hace blanquear los mismos árboles.
Nosotros, los de entonces, ya no somos los mismos.
Ya no la quiero, es cierto, pero cuánto la quise.
Mi voz buscaba el viento para tocar su oído.

De otro. Será de otro. Como antes de mis besos.
Su voz, su cuerpo claro. Sus ojos infinitos.
Ya no la quiero, es cierto, pero tal vez la quiero.
Es tan corto el amor, y es tan largo el olvido.

Porque en noches como ésta la tuve entre mis brazos,
Mi alma no se contenta con haberla perdido.
Aunque éste sea el último dolor que ella me causa,
y éstos sean los últimos versos que yo le escribo.

Pablo Neruda
Veinte poemas de amor y una canción desesperada (1924)

Quem muito se agacha...

A grande estratégia do nosso Apedeuta I, " ajudando um país pobre, assim, cumprindo uma obrigação", quando o líder cocaleiro mandou ocupar militarmente as instalações bolivianas da Petrobrás; achando a quebra de contratos a coisa mais natural do mundo; aceitando o preço majorado para o gás do " meu querido Evo"; oferecendo à Bolívia uma linha de crédito do BNDES, deu no que tinha que dar:
Aceitando a chantagem permanente do "querido Evo", e de recuo em recuo, restou-lhe agora... recuar de vez e tentar a retirada da Bolívia, vendendo na bacia das almas o braço boliviano da Petrobrás!

Populismo não tem remédio

O Brasil aprovou a lei de patentes e, entre as principais conseqüências disso, passou a colher taxas recordes de investimento estrangeiro direto.

A decisão do governo de quebrar a patente do Efavirenz, uma droga importante no tratamento contra a Aids, está na contramão de todo esse esforço nacional empreendido nos últimos quinze anos – que, mais do que institucional, é cultural.
Guilherme Fiuza

Leia o artigo completo aqui

segunda-feira, maio 07, 2007

E porque hoje é segunda

Lilly Evangeline

domingo, maio 06, 2007

Fiat Lux

Antes de pensar em colocar um computador dentro de cada sala de aula, o Governo Federal tem uma tarefa muito mais urgente, e básica, pela frente.

Segundo dados do Ministério da Educação, nada menos que 18 mil escolas brasileiras não têm luz, o que inviabiliza a instalação de máquinas mesmo se houver verba para tal.

Mas anunciar PACs para a educação dá mais Ibope do que fazer o trabalho de casa.

E de PACs em PACs se engabela a população, e fica o País onde sempre esteve:num obscuro terceiro mundo!

sábado, maio 05, 2007

Chegou a conta

Fui ontem abastecer o carro com GNV e os preços já tinham aumentado em 10%.
É o segundo aumento em menos de 6 meses, perfazendo uma subida de 14,9% no período. Lembremos que a inflação foi de 2,9 % e o dólar (moeda em que se paga o gás) teve queda de 4%.

Este é o resultado do proselitismo do Apedeuta I ao tratar do entrevero com o companheiro Evo, nos idos de Outubro, quando ainda disputava com Hugo Chávez a liderança populista na América Latina, somado à situação de monopólio da Petrobrás, que está pouco se lixando para o País, já que pode mascarar a sua incompetência gerêncial atrás de sucessivos aumentos de preços, por falta de concorrência.

Naquela época a promessa do Apedeuta I era de que os preços não aumentariam! Quebrada, aliás, como todas as outras que ele faz...

A descoberta da pólvora

Crise é de gestão, conclui estudo de técnicos do Ibama

Relatório entregue a Lula e Dilma afirma que divisão não reduzirá morosidade, agravada por regras de 2003

João Domingos, BRASÍLIA

Estudo feito por técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em mãos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, garante que os problemas na autarquia não são estruturais, mas de gestão. Na opinião desses técnicos, o modelo criado pelo PT depois de 2003 levou a um desastre, visto que cortou a interlocução entre o Ibama e os empreendedores.

“Até mesmo pedidos para as mais simples reuniões encontraram obstáculos intransponíveis”, diz o relatório, que chegou também à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e aos principais líderes do Congresso. O material municia os defensores do rápido licenciamento das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Por sugestão da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, há oito dias o governo editou uma medida provisória que dividiu o Ibama em dois. Uma parte passou a cuidar do patrimônio da biodiversidade e a outra, das licenças ambientais. Foi a solução emergencial encontrada pelo governo, depois que o Ibama negou as licenças prévias para o início da construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antonio, no Rio Madeira, em Rondônia. Importantes obras do PAC, com investimento previsto de R$ 20 bilhões, as usinas teriam capacidade para gerar 6,5 mil megawatts, metade de Itaipu.

Marina não quis fazer comentários a respeito do relatório dos técnicos do Ibama. De acordo com a sua assessoria, o estudo não chegou até a direção do ministério e, por isso, não há motivos para comentar o que não existe oficialmente.

REUNIÕES

Para os técnicos, não é a divisão que vai acelerar as licenças ambientais, mas uma boa gestão. Conforme o relato deles, até dezembro de 2002 a Diretoria de Licenciamento mantinha uma rotina de reuniões periódicas com os empreendedores governamentais - Ministérios de Minas e Energia, Transportes e Planejamento, além de Petrobrás e Furnas, entre outros.

Nos encontros eram ajustadas as medidas necessárias à concessão das licenças para os empreendimentos prioritários para o País. No governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foram fundamentais para desobstruir as obras do Programa Avança Brasil.

Cada reunião gerava um cronograma, contendo as responsabilidades de cada parte, que deveria ser cumprido até o próximo encontro. Assim, teria havido melhoria significativa na qualidade dos estudos ambientais e evitado a paralisação de projetos. A partir de janeiro de 2003, essa rotina de trabalho deixou de ser utilizada.

Aumentaram, assim, as dificuldades de interlocução entre as partes envolvidas. A área ambiental ficou com toda a responsabilidade pelo atraso na concessão das licenças. O mesmo estudo sugere ao governo que o empreendedor deve deixar de ser encarado como um inimigo do meio ambiente, mas como um parceiro que deve ser ouvido e orientado.

Antes de 2003, de acordo com o estudo, havia um convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para o Programa de Modernização do Licenciamento Ambiental Federal. Este fornecia manuais e apoiava a desconcentração das atividades para o licenciamento ambiental.

A estratégia permitia maior agilidade na realização de vistorias e economia, pois não havia necessidade de que os técnicos de Brasília fossem deslocados. Hoje, alerta o relatório entregue ao presidente Lula, viagens de enormes equipes de vistoria viraram uma rotina.

‘RETROCESSO’

Por fim, o estudo diz que, ao contrário do que vem sendo divulgado por Marina, uma simples análise dos resultados comparativos, entre 2002 e 2003, mostra um retrocesso espetacular em termos de efetiva concessão de licenças ambientais.

Em 2002, por exemplo, foram concedidas 212 licenças e 72 autorizações diversas, ante 118 licenças em 2003, sendo boa parte delas renovações de outras concedidas em anos anteriores e apenas 24 autorizações diversas.

O estudo lembra que a timidez dos resultados apresentados pelo órgão federal é desproporcional às condições de trabalho oferecidas, pois em 2003 foram incorporados mais 70 analistas ambientais aos 38 que já atuavam no ano anterior.

Por isso, em relação aos recursos humanos disponíveis, a concessão de licenças caiu em 50% em relação ao ano anterior, argumentam os técnicos, para reforçar a tese de que houve incompetência na gestão.

O Estadão

sexta-feira, maio 04, 2007

Receita de Longevidade

Pessoas que não se casam, como eu, vivem mais. Pessoas que se casam ficam discutindo o tempo todo. E isso não é bom para a saúde.
Grigoriy Nestor, um ucraniano de 116 anos, em entrevista ao Komsomolskaya Pravda.
Faz sentido!

O lado negro do verde

O pessoal que anda propagando a chegada do fim do mundo está meio distraído. Fora dos cálculos logarítmicos das geleiras que vão inundar o mar, que por sua vez vai virar sertão, que vai matar de fome uma pessoa e meia por segundo nos próximos quinze séculos, está a ameaça real da perfuração petrolífera na Amazônia. Isso não vai acontecer no ano 2115. Está acontecendo agora.

A lógica de desenvolvimento do governo Lula, como se sabe, é marxista – no mesmo sentido que era no governo Fernando Henrique. É a velha concepção economicista de prosperidade. Coisas como cultura, ciência e meio ambiente ficam para depois do cafezinho. E agora o Brasil fica sabendo que a saída “ecológica” para o Acre, uma das principais fronteiras da biodiversidade amazônica, é furar a floresta e tirar petróleo debaixo dela.

Já que o verde da mata não é o do dólar, a saída é pintá-lo de preto.

“O Brasil fica sabendo” é força de expressão. O correto seria dizer: o Brasil “não” fica sabendo. Antes de qualquer procedimento de divulgação, consulta e discussão pública – exigências da lei para a aprovação da exploração de recursos naturais na região – a Agência Nacional do Petróleo aprovou, em fevereiro, a primeira etapa da prospecção.

Na ocasião, a diretoria da ANP autorizou a abertura de licitação para contratar “serviços técnicos especializados de aquisição e processamento de 105 mil quilômetros lineares de dados aerogravimétricos e aeromagnetométricos nas bacias do Acre, Madre de Dios e Solimões”.

A área onde a Petrobras se prepara para buscar no subsolo o futuro negro da floresta tem nada menos que 29 terras indígenas. Também estão nessa mesma região do Alto Juruá três reservas extrativistas, diversos seringais e parte considerável das áreas de conservação do Acre, incluindo o Parque Nacional da Serra do Divisor.

Assim como o petróleo, os preparativos para esta mega-empreitada também estão no subsolo. Essa invisibilidade permitiu que o projeto avançasse sem qualquer avaliação dos possíveis danos ambientais. Mais do que a prospecção em si, a infra-estrutura necessária para o escoamento do petróleo, certamente um sistema de grande monta, não foi revelada. Tanto as alternativas rodoviárias quanto as de transporte por dutos provocarão largas cicatrizes na floresta, nessa região de delicada riqueza ambiental e humana que é o Juruá.

Liderado pelo senador Tião Viana (PT-AC), o projeto da exploração petrolífera no Acre é amplamente respaldado pelo governo federal, que inclusive prepara um projeto de lei para abrir as terras indígenas à exploração mineral – o que hoje é vedado pela Constituição. Seria mais um instrumento para consumar o atropelo do Zoneamento Econômico-Ecológico do Acre (aprovado em dezembro último após cinco anos de estudos), que não recomenda a exploração de petróleo no estado.

O edital da ANP para a primeira fase de prospecção foi lançado e, embora esteja momentaneamente suspenso, a agência informou que já é conhecida a empresa ganhadora. A largada para a corrida do ouro negro na terra de Chico Mendes depende agora apenas de uma autorização do presidente Lula, por se tratar de atividade em área de fronteira.

Vai ver a vocação da região de maior biodiversidade do planeta é mesmo a produção de petróleo. Concede-se uma mesada aos índios e ficam todos felizes. Quem sabe até a velha piada de se aproveitar aquele enorme espaço “vazio” como um grande estacionamento não deixa de ser piada. Os seringueiros dariam excelentes flanelinhas.

Guilherme Fiuza


quinta-feira, maio 03, 2007

Você é de Alagoas? Sorte sua!

A julgar pela emenda do ilustre deputado Mauricio Quintela Lessa do PR de Alagoas, e da importância manifestada na carta abaixo, Alagoas não está precisando de coisa alguma, de nenhum investimento, pois, se atentarem bem, a emenda do parlamentar alagoano é para beneficiar Uberaba que fica logo ali... em Minas Gerais.


No mínimo estranho...

Vamos parar com o chôro e arregaçar as mangas?

A província de Shandong, no leste da China, está promovendo uma autêntica revolução nos seus serviços de higiene pública, tentando acabar com a má imagem do país e assim atrair mais turistas.

Segundo informa nesta quinta-feira a imprensa chinesa, a maioria dos visitantes reage com repugnância ao mau cheiro e à sujeira que caracterizam as latrinas públicas no país. O problema é mais grave ainda em Shandongda, província litorânea que será sede das competições de vela nos Jogos Olímpicos de 2008.

Mas a situação vai mudar. A partir de agora os visitantes do Parque de Jinan, na capital provincial, poderão usar "sanitários de quatro estrelas", ecológicos, móveis e com espaços para as mães trocarem as fraldas de seus bebês.

"Os banheiros são o espelho de uma civilização", disse Wang, um turista chinês, à agência "Xinhua".

Os 350 primeiros banheiros de luxo instalados na ambiciosa província são apenas o início. A meta é chegar a mil nos próximos cinco anos.

A agência estatal de notícias reconhece que o estado dos banheiros chineses espanta o turista. Mais de 50% dos visitantes chineses nas 11 principais atrações turísticas do país se disseram insatisfeitos com o serviço. No caso dos estrangeiros, a satisfação é de apenas 3%.

E nós vamos parar com o choro em relação à China e começar a trabalhar? Ou vamos continuar a perder os turistas que para aqui ainda topam vir apesar da violência, da sujeira e dos apagões?

Lá vêm eles de novo

Primeiro foram o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), e o assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia. Agora foi o deputado Carlos Zaratini (PT-SP) quem ocupou a tribuna da Câmara para defender a adoção de regras para reduzir a influência da imprensa nas eleições. O discurso não é novo no partido, onde parcela considerável dos militantes trata a imprensa como inimigo. A novidade é que os petistas falam da elaboração de um conjunto de normas para determinar como deve ser a cobertura das eleições pela mídia.

Os dirigentes do PT afirmam que, depois das recentes eleições presidenciais, não podem mais ficar indiferentes ao papel e à influência da mídia.

É preciso reduzir o poder de manipulação da mídia. A cobertura das candidaturas deve ser equilibrada, como ocorre hoje na televisão. É bom para o país e para a democracia que o noticiário seja equilibrado na imprensa nacional e, sobretudo, na regional — disse Zaratini.
O Globo

O Rio visto de fora

Capa da edição portuguesa da revista Visão que está nas bancas

terça-feira, maio 01, 2007

O assalto continua

A criação do Instituto Chico Mendes nada mais é do que a entrega formal de um pedaço do estado brasileiro ao PT. Além de implicar, obviamente, o enfraquecimento do Ibama. Alguns dirão que é irônico que isso aconteça na gestão de Marina Silva. É nada. As causas, para o PT, sempre foram um instrumento de tomada do estado, não de formulação de políticas públicas.

Pensando bem, sob certo ponto de vista, Marina é a pessoa mais parecida com Lula no governo. Também ela está cercada por uma espécie de aura mítica: a coitadinha da floresta que atingiu o topo do poder sem se descaracterizar. A sua simples presença parece evocar reminiscências telúricas.

O desmembramento do Ibama e a criação do Instituto Chico Mendes, são uma espécie de privatização da militância ecológica brasileira, entronizando o grupo da ministra Marina Silva e dos irmãos Viana, do Acre, como imperadores da preservação e da floresta.

Desnecessário dizer que Chico Mendes nada representa, entre outras, para a causa da Mata Atlântica, por exemplo. Em suma: o Instituo Chico Mendes significa a criação de uma mitologia em benefício de um grupo político, a que Marina pertence.
Reinaldo Azevedo