segunda-feira, abril 30, 2007

E é Natal

"Um grupo formado por 44 juízes do trabalho e ministros do TST (Tribunal Superior do Trabalho) participam durante o feriado prolongado de 1º de maio de um congresso patrocinado pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), em Natal (RN). O transporte e a hospedagem em um hotel de luxo foram pagos pela entidade.

Grande parte dos magistrados ainda compareceu ao evento acompanhado das mulheres ou dos maridos. As despesas com a viagem e a hospedagem dos familiares também foi custeada pela Febraban. O pacote, de valor não revelado, inclui ainda alimentação e lazer.

Em entrevista à Folha, o vice-presidente do TST disse não via "nenhuma incompatibilidade" entre a atividade do juiz do trabalho e a participação dele em um evento pago por um de seus maiores interessados, os bancos. "Os médicos vão a congressos patrocinados por grandes laboratórios, mas nem por isso eu acredito que o meu médico vá me receitar um remédio que não seja compatível com o que eu preciso, só para agradar um laboratório", disse."

Folha de S.Paulo
Pequenas observações:
1- Os médicos eu escolho, os juízes não!
2- Se não gostar do resultado da consulta eu procuro outro médico, já se não gostar da sentença do TST...
3- Sempre posso comprar o genérico do remédio...


À mulher de César não basta ser honesta.Também tem que parecer honesta!

E porque hoje é segunda

Hale Berry

domingo, abril 29, 2007

A imprensa, a liberdade e a política

“Os limites da crítica admissível são mais amplos em relação a um homem político agindo na sua qualidade de figura pública do que em relação a um simples particular. O primeiro expõe-se inevitavelmente e conscientemente a um controlo atento dos seus factos e gestos, tanto pelos seus adversários políticos como pelos jornalistas e pela massa dos cidadãos, e deve mostrar uma maior tolerância, sobretudo quando ele se presta a declarações públicas igualmente susceptíveis de crítica.”
Um notável trecho de um acórdão do Tribunal Europeu de Direitos Humanos , que ilibou um jornalista condenado em primeira instância por abuso de liberdade de imprensa numa queixa que lhe foi movida por um político. A jurisprudência europeia vai consolidando a defesa intransigente da liberdade de imprensa como direito fundamental no mundo contemporâneo.

Já por aqui...

Estupro em forma de imposto

Em mensagem encaminhada ao Congresso, o governo do presidente Lula solicitou a prorrogação até 2011 da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira - a CPMF velha de guerra - e a manutenção da alíquota de 0,38%. Nenhuma surpresa. O "imposto do cheque" renderá aos cofres da União, até dezembro, cerca de R$ 35 bilhões. Uma bolada e tanto.

"Não poderemos abrir mão dessa arrecadação nos próximos anos", declamou o ministro da Fazenda, Guido Mantega. De novo, nenhuma surpresa. Desde a chegada das caravelas, tesoureiros da pátria enfiam a mão no bolso do povo até para subtrair trocados. Nenhum governante renunciaria voluntariamente a esse tributo bilionário. Sobretudo alguém como Lula, sobretudo neste momento tão especial.

Depois de quatro anos de ensaios, ajustes no roteiro e mudanças no elenco, o espetáculo do crescimento está prestes a estrear. É preciso financiar a semeadura dos canteiros de obras do PAC. É preciso dinheiro para a gastança federal. É preciso pagar o salário do ministro Mangabeira Unger.

Também a mansidão do rebanho brasileiro nada tem de surpreendente. Nos Estados Unidos e na Índia, por exemplo, a gula tributária dos ingleses precipitou guerras de libertação. A terra do homem cordial não é de perder a paciência por tão pouco. E engole abusos sem muita careta.

No Brasil, o raquítico inventário de reações a impostos extorsivos ou injustificáveis tem seu capítulo mais vistoso na Inconfidência Mineira. A audácia dos rebeldes mineiros causa tanto espanto quanto o tamanho da tropa: todos os insurgentes cabem num asterisco dos livros de História.

Em 1993, os brasileiros submeteram-se sem gemidos audíveis ao tributo sugerido por Adib Jatene, ministro da Saúde de Itamar Franco. Por algum tempo, incidiria sobre todo cheque emitido uma taxa cujo valor seria destinado a investimentos no devastado sistema nacional de saúde.

Começara a ser chocado, sabe-se agora, o ovo da serpente. Sucessivas prorrogações do prazo de validade transformaram o provisório em permanente. A arrecadação foi engordada por aumentos na alíquota original. E não se investiu em saúde, nestes 16 anos, um único centavo extorquido pela CPMF.

"Esse tributo é uma aberração que deixa estarrecidos economistas estrangeiros", sublinhou o Estadão em recente editorial. "Seu efeito em cascata é mais amplo e danoso que o de qualquer outro imposto, pois a alíquota incide sobre a mera liqüidação de transações já oneradas por outros tributos". Acostumados a tantos abusos, lastima o editorial, "os brasileiros talvez tenham perdido a noção da anomalia".

Os parlamentares acham que sim. Informado de que logo terá de votar a favor da prorrogação da CPMF, o senador maranhense Epitácio Cafeteira sorriu. "Vai ser a seco, sem manteiga?", debochou, brincando com o sobrenome do ministro. A grosseria é adequada ao tema. A CPMF não é um tributo. É um estupro, disfarçado de imposto.
Augusto Nunes - JB

sábado, abril 28, 2007

(Con)fusões


Com as aquisições e fusões de grandes empresas voltando à ordem do dia por conta da tentativa do Barclays de comprar o ABNAmro, fiquei imaginando o que resultaria da fusão do "Rabobank", outro banco holandês, com o " Bank Track".

Aliás, você usaria um cartão de crédito com este nome?

Abrir uma poupança no Rabobank tem tudo a vêr, não acha?
Já aplicar num fundo de ações parece ser um pouco arriscado...
Quanto a ser um banktracker...parece-me uma idéia um tanto volátil!

Brincadeiras à parte, os dois têm em comum auxiliarem na preservação da natureza (saiba mais clicando no Rabolink acima).

De onde se conclui que quem vê caras (ou ...) não vê corações...

Leopardo-de Amur


Ainda restam cerca de 30 em estado selvagem, mas a quantidade é menor do que a necessária para preservar esta bonita espécie de leopardos.

O Leopardo-de-Amur (Panthera pardus orientalis) habitava as florestas da Rússia, China e Coréia do Norte, mas a caça ilegal, o desmatamento e outras atividades humanas limitaram seu habitat a uma área de 400 mil hectares nas florestas ao redor do lago Jasan, em Primorie - Rússia.


Preservar é uma manifestação de inteligência!
Preserve!

Messianismo de longo prazo

Já dizia Elias Maluco (para a polícia): “Prende, mas não esculacha.” A oposição poderia dizer o mesmo a Lula: “Ganha, mas não esculacha.” Só que Lula, hoje um mito encarnado, resolveu esculachar.

A essa altura, com um país inerte movido pelo vento da bonança internacional, com um governo parado que não consegue montar o segundo escalão no seu quinto mês de funcionamento, com um deserto de idéias disfarçado por um plano desenvolvimentista de mentira, lançar um ministério do Longo Prazo seria um escárnio, um desastre para qualquer presidente normal.

...

É tudo realmente muito estranho. Mas sempre há a esperança de que o governo crie o ministério do Curto Prazo e comece a trabalhar.

Gulherme Fiuza


Leia o artigo completo aqui

sexta-feira, abril 27, 2007

O Brasil não tem povo

“O Brasil não tem povo, pois, em nenhuma parte se acharão massas de eleitores sabendo pensar e votar, capazes de impor ao governo uma direção definida”.
L’Esclavage au Brésil - Louis Couty - 1881


Mobilia Erótica

No que dá juntar a fixação em seios, bundas, saltos altos e madeira:


Tudo o que precisa para uma vitamina de frutas:



No máximo uma ou duas garrafas de Liebfraumilch:



Guardaria algo importante nesta gaveta?



Huumm!



E a refeição? Surubim com purê de mandioca e
uma salada de tomatinhos cereja?



Veja mais mobiliário aqui

quinta-feira, abril 26, 2007

Mentiras governamentais a serviço de candidaturas

"O Ministério da Educação divulgou em 2006 - ano eleitoral - dados errados sobre o resultado da Prova Brasil, exame nacional que avalia o desempenho dos estudantes de escolas públicas de todo o país.
A rede municipal de São Paulo, por exemplo, figurava entre as piores capitais do país. Com a revisão dos dados, o sistema paulistano subiu para o bloco intermediário de desempenho"
Folha de S.Paulo


Este é um dos resultados do aparelhamento do Estado pelo lulopetismo. Tudo é válido para se manterem no poder. Falseiam dados, mentem, usam o nosso dinheiro para fazer campanha. Já que a compra do dossier não deu certo, usam um ministério para divulgar dados falsos e atingir os adversários, no caso o José Serra, que era o prefeito de S.Paulo e candidato ao Governo do Estado, disputando contra ....o Mercadante, não por acaso o maior suspeito de chefiar os aloprados.



Nuvem Negra

"Deixe por um dia o seu carro na garagem, e veja quanto monóxido de carbono você evita jogar para o ar que respiramos"

Com o vertiginoso crescimento da economia , cada vez mais carros rodam nas cidades chinesas, tornando o seu ar cada vez mais poluído.. Esta preocupação levou a WWF a veicular esta campanha por lá.

Realmente, se metade da população chinesa trocar a tradicional bicicleta por carro, os céus vão ficar negros.

Este alerta serve muito bem para qualquer lugar do planeta, inclusivé para aquele em que fica a SUA garagem

quarta-feira, abril 25, 2007

Lute pelo que é seu! Não 'a CPMF

OPORTUNIDADE ÚNICA

A CPMF, contribuição criada para ser provisória, é agora objeto de uma espécie de canonização, devendo tornar-se definitiva, como se a eternidade fosse o seu destino. O perigo é maior do que nunca, porque o governo conseguiu uma ampla aliança em torno de si, distribuindo cargos e privilégios, como se a coisa pública pudesse ser fatiada segundo o seu arbítrio. Agora, pede-se aos parlamentares contemplados que aprovem os recursos que possam satisfazer os privilégios dos aquinhoados. Satisfeitos, eles se sentariam, então, em torno de uma única mesa para comemorar. Os próprios governadores se apressam a participar dessa ceia, pedindo para eles um naco desses recursos, para que também participem e fiquem contentes.

Contribuições, impostos e taxas são nada mais do que apropriações da propriedade privada alheia, transferida para o Estado, que guarda o monopólio de sua distribuição, como se soubesse melhor do que ninguém utilizar os recursos dos outros. Pergunte a uma dona de casa se ela preferiria ter mais alimentos em sua mesa ou pagar mais impostos. Essa pergunta, porém, não lhe é dirigida, porque desnudaria os propósitos do governo e o obrigaria a prestar contas daquilo que faz. Como explicaria ele o banquete que faz com os seus impostos? Ainda hoje, no entanto, paira na mente de muitos que a CPMF tem como destinação única a saúde, quando, na verdade, em sua maior parte, é dedicada a pagar a dívida pública e a cobrir os rombos (e roubos) previdenciários.

Subjaz a essa atitude governamental a idéia de que cabe ao Estado redistribuir a riqueza, e não ajudar a criá-la. Na proposta do ministro Guido Mantega, de isentar os empréstimos dessa contribuição, está presente a idéia de que ele deve favorecer alguns. Na verdade, está fazendo uma benesse com os recursos alheios, colocando-se como um benfeitor. Uma alternativa, que favoreceria todos, inclusive os mais humildes, consistiria numa redução uniforme da CPMF, digamos, correspondente à redução estimada de R$ 4 bilhões.

A lei que instituiu a CPMF é o que poderíamos qualificar de uma “má lei”, tendo como objetivo diminuir o âmbito de escolha das pessoas e reduzir a capacidade de investimento das empresas, tornando o Estado ainda mais forte. O argumento, pueril, de que os que se recusam a votar pela continuação dessa contribuição deveriam indicar fontes alternativas de recursos equivale a exigir de um chefe de família a aquiescência para que reduza as suas despesas a fim de financiar o governo. Este vai apropriar-se do seu dinheiro, porque está sempre inflando os seus gastos. A resposta simples seria: basta gastar menos, assumindo as responsabilidades de corte e/ou de não-criação de novas fontes de despesas. Gastar o dinheiro alheio e pedir que o outro ainda preste contas se tornou moeda corrente.

Engendra-se todo um sistema burocrático que torna o Estado o provedor e o favorecedor de benefícios, como se tivesse o poder e a sabedoria para exercer tais funções. O poder ele o detém pelo uso virtual da força; a sabedoria, não, pelas distorções e disfuncionamentos que ocasiona. A sociedade torna-se cada vez mais burocratizada e menos propensa ao desenvolvimento do empreendedorismo e da liberdade de escolha. A economia de mercado fica truncada. O lado particularmente perverso da tradição redistributiva consiste em criar uma teia de privilégios que enreda a totalidade dos cidadãos. Os privilégios são uma espécie de propriedade deformada, que se torna objeto de ações políticas e administrativas.

O Estado dita as regras do jogo e distribui as cartas, fazendo com que a disputa pelos privilégios se torne o alvo de sindicatos, grupos empresariais e corporações privadas e públicas, dentre eles os mais fortes, excluindo os demais desse processo de disputa pela apropriação dessa fatia dos privilégios. A política vê-se, assim, reduzida a uma disputa por cargos (que dão acesso aos privilégios) e dos privilégios propriamente ditos, como esses decorrentes da CPMF. A essa perversidade se acrescenta ainda uma outra, a de que alguns participantes desse jogo se apresentam como representantes da justiça social, como se representassem pretensões universais, quando, na verdade, nada mais fazem do que conservar e conquistar posições particulares, privilegiadas.

Reina no Brasil um pesado sistema tributário e uma detalhista administração, baseados em imposições à propriedade privada por um Estado que muito promete, pouco atende e continua crescendo. A luta por cargos na dita reforma ministerial ou na briga de prefeitos e governadores por maiores fatias do bolo tributário, assim como de parte da União em guardar os seus privilégios, é a dos que voltam as costas para a sociedade. Em nenhum momento é cogitado oferecer-lhe menos tributos. Pede-se apenas que contemple o festim feito com os seus recursos ou coma as migalhas que caem da mesa. Os que não têm força para entrar nessa disputa corporativo-administrativa estão excluídos, sejam eles grupos empresariais, a classe média, os trabalhadores ou os excluídos do sistema legal de propriedade. A luta pelos privilégios caracteriza a ação política, tendo como resultado um Estado centralizado e altamente burocrático, com as distorções inerentes a uma oligarquia que domina toda a sociedade, as chamadas elites, sejam elas ditas de esquerda ou de direita. Os privilégios tomam a forma de propriedades “adquiridas” pelos que detêm posições de poder. Não é, pois, de estranhar que nesse tipo de Estado grassem a corrupção, as negociatas e as mais diferentes barganhas, porque podem elas aí florescer livremente.

Não perca a oportunidade, diga não à CPMF. Outra chance dessas só se apresentará dentro de quatro, oito ou quem sabe o número de anos.

Lute pelo que é seu!
Denis Rosenfield

terça-feira, abril 24, 2007

Diga não 'a CPMF

Duas notícias de hoje:

O governo federal enviou proposta de emenda constitucional ao Congresso para prorrogar a cobrança da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) até o fim de 2011.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu seu próprio recorde e os gastos com propaganda estatal federal passaram de R$ 1 bilhão pela primeira vez na história do Brasil em 2006. O valor consumido pelos órgãos da administração direta e indireta sob o comando do PT chegou a R$ 1.015.773.838.

Diga não 'a CPMF

A evolução dos ditados populares

Estes últimos acontecimentos envolvendo Juízes leva-me a acreditar que alguns bons e velhos ditados populares vão sendo sustituídos por força das novas práticas.

O velho e conhecido ditado " Cada cabeça, uma sentença" vai perdendo atualidade para " Cada sentença, um bingo"

E Mello ficou (Ca)puto

O ministro Caputo Bastos, do TSE, fez, na semana passada, durante um seminário no Rio, declarações que aproximam o tribunal integrado por ele de uma corte de mentirinha. Segundo Caputo, os políticos fingem que prestam contas [de suas tesourarias de campanha] e o tribunal finge que aprova.

Nesta segunda-feira (23), Marco Aurélio disse o seguinte:"Só posso imaginar que o Rio de Janeiro leva ao delírio, tendo em conta o que ele veiculou. Não estou no tribunal para fingir coisa alguma. Se ele finge, está no local errado. Se ele finge, está claudicando na arte de proceder e esta não é a postura dos demais integrantes do tribunal. Quem fala pelo TSE é o presidente do TSE.

Marco Aurélio recordou as condições que envolveram o julgamento das contas do comitê reeleitoral de Lula. Disse que, em tempo exíguo (72 horas), 26 técnicos do TSEdebruçaram-se sobre a contabilidade de campanha do presidente. Detectaram problemas. O PT chegou a promover uma retificação. Mesmo assim, remanesceram vícios.

"O colegiado [de técnicos] reprovou as contas do comitê do presidente Lula, tendo em conta doação espúria”, disse Marco Aurélio. “O colegiado [de ministros do TSE] aprovou as contas do presidente, contra o meu voto, porque admitiu uma transferência de um passivo de R$ 10 milhões, gastos a descoberto, para o partido. E as contas do adversário tucano, Geraldo Alckmin, estão em exame ainda, mas já na primeira fase de exame caíram em exigência e teremos a retificadora."


E a mim fica a impressão de que o que Caputo falou é verdade, embora não o devesse ter dito, e que Mello embora o devesse ter dito, tangenciou a verdade.



A igualdade dos tolos

Tão nocivo quanto o problema da desigualdade, só o mito da igualdade. Em nome dele, os guardiões da ética perseguem o pacto nacional da mediocridade.

Já diziam os líderes do MST: não basta distribuir a terra, é preciso punir os fazendeiros. É nessa linha que a classe média, coitada, que mora num conjugado em Copacabana e é chamada de “rica” pelas estatísticas, vai sendo enforcada por uma carga de impostos cada vez mais absurda, que a impede de consumir e aquecer a economia – tudo em nome da “igualdade”.

O Ipea está comemorando “uma significativa redução na desigualdade de renda no Brasil” entre 2001 e 2005. O índice de Gini caiu 4,6%. É claro que, hoje em dia, esse tipo de informação sai do governo como press release do Bolsa Família.

Chato é constatar que parte dessa “melhoria social” deve-se ao esfolamento dos 10% mais ricos, cuja renda caiu no mesmo período – lembrando que, no Brasil, o sujeito que ganha 2 mil reais por mês é considerado “mais rico”.

Ou seja: chegaremos ao paraíso no dia em que todos os brasileiros estiverem descalços na esquina pedindo trocado para carros imaginários.
Guilherme Fiúza

segunda-feira, abril 23, 2007

PSDB e PFL, não têm lugar ou não sabem ocupá-lo?

Resistir ou Gozar?


La dominacióncomo política: Kirchner sostiene relaciones de sometimiento. El dilema opositor (y de empresarios, jueces, periodistas): ¿resistir o negociar? ¿No tienen lugar o no lo ocupan?

A capa e as indagações da revista semanal argentina, caem como uma luva no momento político brasileiro.

Quem não tem aerolula...

Nos dois primeiros meses da atual legislatura, os deputados compraram combustível, com dinheiro da Câmara, suficiente para dar 255 voltas ao redor da Terra. Para comprovar, apresentaram notas fiscais - no total de R$ 2,5 milhões, o que daria para comprar 1 milhão de litros de gasolina - e foram ressarcidos pela Casa.
Folha de S.Paulo


Onde está escrito "com o dinheiro da Câmara", leia-se com o seu, o meu, o nosso...

E porque hoje é segunda

Petula

Um sabonete com cafeina para as manhãs difíceis

Dois inventores britânicos (sempre eles) criaram um sabonete contendo cafeína para dar uma " levantada" nas pessoas com uma acordar , digamos, difícil.
Batizado de Shower Shock fornece, segundo os seus criadores, a cafeína equivalente a duas xícaras de café por ducha, graças 'a absorção natural da pele.
Com perfume de óleo de menta apimentado, os seus efeitos estimulantes são normalmente sentidos cinco minutos após o banho.

Reuters


Aguarde. Breve poderá pedir uma ducha com café no seu bar favorito

sexta-feira, abril 20, 2007

PÔR FIM AO GOVERNO LULA

ROBERTO MANGABEIRA UNGER

(Publicado na Folha de S. Paulo em 15 de novembro de 2005)

AFIRMO que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos.

Afirmo ser obrigação do Congresso Nacional declarar prontamente o impedimento do presidente. As provas acumuladas de seu envolvimento em crimes de responsabilidade podem ainda não bastar para assegurar sua condenação em juízo. Já são, porém, mais do que suficientes para atender ao critério constitucional do impedimento. Desde o primeiro dia de seu mandato o presidente desrespeitou as instituições republicanas.

Imiscuiu-se, e deixou que seus mais próximos se imiscuíssem,em disputas e negócios privados. E comandou, com um olho fechado e outro aberto, um aparato político que trocou dinheiro por poder e poder por dinheiro e que depois tentou comprar, com a liberação de recursos orçamentários, apoio para interromper a investigação de seus abusos.

Afirmo que a aproximação do fim de seu mandato não é motivo para deixar de declarar o impedimento do presidente, dados a gravidade dos crimes de responsabilidade que ele cometeu e o perigo de que a repetição desses crimes contamine a eleição vindoura. Quem diz que só aos eleitores cabe julgar não compreende as premissas do presidencialismo e não leva a Constituição a sério.
Afirmo que descumpririam seu juramento constitucional e demonstrariam deslealdade para com a República os mandatários que, em nome de lealdade ao presidente, deixassem de exigir seu impedimento. No regime republicano a lealdade às leis se sobrepõe à lealdade aos homens.

Afirmo que o governo Lula fraudou a vontade dos brasileiros ao radicalizar o projeto que foi eleito para substituir, ameaçando a democracia com o veneno do cinismo. Ao transformar o Brasil no país continental em desenvolvimento que menos cresce, esse projeto impôs mediocridade aos que querem pujança.

Afirmo que o presidente, avesso ao trabalho e ao estudo, desatento aos negócios do Estado, fugidio de tudo o que lhe traga dificuldade ou dissabor e orgulhoso de sua própria ignorância, mostrou-se inapto para o cargo sagrado que o povo brasileiro lhe confiou.

Afirmo que a oposição praticada pelo PSDB é impostura. Acumpliciados nos mesmos crimes e aderentes ao mesmo projeto, o PT e o PSDB são hoje as duas cabeças do mesmo monstro que sufoca o Brasil. As duas cabeças precisam ser esmagadas juntas.

Afirmo que as bases sociais do governo Lula são os rentistas, a quem se transferem os recursos pilhados do trabalho e da produção, e os desesperados, de quem se aproveitam, cruelmente, a subjugação econômica e a desinformação política. E que seu inimigo principal são as classes médias, de cuja capacidade para esclarecer a massa popular depende, mais do que nunca, o futuro da República.

Afirmo que a repetição perseverante dessas verdades em todo o país acabará por acender, nos corações dos brasileiros, uma chama que reduzirá a cinzas um sistema que hoje se julga intocável e perpétuo.

Afirmo que, nesse 15 de novembro, o dever de todos os cidadãos é negar o direito de presidir as comemorações da proclamação da República aos que corromperam e esvaziaram as instituições republicanas.


Este é o recém nomeado Secretário Especial de Ações de Longo Prazo (o trigésimo sétimo ministro - isso mesmo são 37 ministérios, ou secretarias especiais com status de ministério, o que dá no mesmo, - do impagável Apedeuta I).

De quem é a maior cara de pau? De quem convidou ou de quem aceitou o convite?

Como dizia o Solnado: E precisa?

Pensamento da Noite

Era uma vez um czar naturalista que caçava homens.
Quando lhe disseram que também se caçam borboletas e andorinhas, ficou muito espantado e achou uma barbaridade.

Darwin: Antes ou depois?

Quando se trata de sexo, o bonobo, uma espécie de chimpanzé, tem comportamento semelhante ao de muitos homens. O animal prefere a atividade sexual à comida e recorre ao sexo como sinal de reconciliação após uma briga, segundo afirmou nesta quinta-feira o holandês Frans de Waal, um dos primatólogos mais respeitados do mundo.

O professor de Psicologia e de Comportamento de Primatas na Universidade Emory, em Atlanta, Estados Unidos, destacou os numerosos traços psicológicos e comportamentais presentes em humanos e nesses primatas. Waal, autor de numerosos livros primatas, chegou esta semana a Madri para participar da conferência "O macaco que carregamos dentro", título de seu último livro. Na obra, o pesquisador compara o comportamento dos bonobos com os dos humanos em aspectos como violência, sexo, amizade e poder.

O bonobo, uma espécie em extinção que vive na região central do continente africano, é bastante sociável, pacífico e "muito sexy", no sentido de que sexo é sua atividade principal. Esse primata "hippie", segundo Waal, demonstrou, inclusive, que prefere o acasalamento mesmo quando tem diante dos olhos uma comida bem suculenta. Tal comportamento ocorre tanto em machos quanto em fêmeas.

O pesquisador comprovou que, assim como ocorre entre humanos, os bonobos recorrem ao sexo como sinal de reconciliação. Além disso, eles têm uma face altruísta e um instinto de ajuda, traços pouco freqüentes nos animais (encontrados também em elefantes e golfinhos)

Agência EFE


Darwin puro.
Agora, em função do último parágrafo, e de como anda o ser humano nestes tempos e nestas megalópoles em que se enfiou, cabe a pergunta:O bonobo seria classificado por Darwin, se vivo fosse, antes ou depois do Homem na escala evolutiva?


Em tempo. O bonobo é este simpático chimpanzé:


quarta-feira, abril 18, 2007

E agora Apedeuta I?

"Numa ríspida conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Evo Morales disse ontem que pretende retomar as duas refinarias da Petrobras em 1º de maio sem pagar pelo valor total. Em resposta, ouviu que, se isso ocorrer, o Brasil deixará de investir na Bolívia e aconselhará outros países a fazer o mesmo. O encontro foi tido como o pior entre os dois mandatários, segundo fontes de ambos os governos."
Folha de S.Paulo

Eldorado dos Carajás

Onze anos de MST X Leis Democráticas


O chamado “massacre de Eldorado dos Carajás” é a farsa perfeita da esquerda. Tão perfeita, que as pessoas vêem o vídeo e não acreditam no que vêem; antes que qualquer tiro seja disparado, fica evidente que os ditos sem-terra avançam para cima dos policiais com foices, paus e pedras. E são recebidos a bala, numa reação obviamente desproporcional. Mas não se tratou de um confronto entre santos e demônios. De todo modo, o episódio rendeu o que a esquerda mais preza em sua luta e aquilo de que ela mais necessita: cadáveres, mártires. É claro que morreram os pobres, os miseráveis. A luta de intelectuais do movimento, como João Pedro Stedile, precisa de carne humana.

O PACotário a passos de cágado

Anunciado pelo governo como o grande motor de crescimento da economia brasileira para os próximos anos, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ainda não saiu do papel. Passados quase três meses do lançamento do programa, a parcela de recursos que está sob a responsabilidade da União é liberada em ritmo de conta-gotas. De janeiro para cá, apenas 8,6% do total previsto foi comprometido em orçamento. A quantia paga, por sua vez, não chega sequer aos 6%. Se o intuito do plano é “dar o bom exemplo” para que a iniciativa privada injete dinheiro no país, o governo precisará pisar no acelerador nos próximos meses para impedir que o trem do crescimento vire uma “maria-fumaça”.
Leia o artigo completo em Contas Abertas

Enquanto isso, a compra de apoios em troca de cargos continua a mil por hora...

Enquanto isso do lado de fora...

A segurança é mínima, o medo impera, e máxima mesmo só a desfaçatez dos bandidos.

segunda-feira, abril 16, 2007

Segurança Máxima? Imagine os outros!

Da Folha de hoje:

Inaugurada em junho de 2006 com estardalhaço pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva, a penitenciária federal de Catanduvas (PR) vive uma situação de caos, motivada por uma queda-de-braço entre os agentes penitenciários e a direção da unidade. Esse quadro é descrito em relatório interno do serviço de inteligência da Polícia Federal, a cuja cópia a Folha teve acesso. O documento expõe uma unidade bem diferente do superpresídio alardeado pelo governo. Mostra agentes com antecedentes criminais e desvios de conduta, falhas graves de segurança e influência de presos -como o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, o primeiro a ocupar a cadeia. A disputa interna, aponta o relatório, é motivada pela decisão do Ministério da Justiça de vincular os agentes ao Depen (Departamento Penitenciário Nacional) e colocar homens da Polícia Federal nos dois principais cargos de chefia da cadeia -chefe de segurança e diretor. (...)
A falta de normas e o enfraquecimento da chefia fortaleceram os presos, a maioria integrantes de facções criminosas, notadamente o PCC (Primeiro Comando da Capital). Beira-Mar, diz o relatório, já assumiu a condição de chefe dos demais detentos. São 141 presos na unidade -a capacidade é para 208 pessoas. O traficante carioca tem ajudado presos mais pobres com a contratação de advogados e já alugou dois apartamentos em Catanduvas "para que sirvam de albergue para familiares de presos", cita o documento. A Folha apurou que Beira-Mar comprou um táxi em Cascavel (PR), cidade a 48 km de Catanduvas, que é usado para levar seus parentes ao presídio. O objetivo seria evitar que a presença de carros de luxo chamasse a atenção. A Folha apurou que no acordo fechado entre advogados de Beira-Mar e o taxista, o traficante ficou responsável pelo pagamento das prestações mensais de R$ 827 do Siena 0 km, financiado em 60 meses. Em troca, o taxista tem a obrigação de não deixar sem condução parentes ou advogados de Beira-Mar na região. Segundo taxistas de Catanduvas, "Pé de Boi" faz, em média, quatro viagens mensais entre Cascavel e Catanduvas. O relatório aponta também que um agente da unidade declarou a colegas ter sido consumidor habitual de cocaína e ter "admiração" pelo traficante. (...)
O presídio teve falhas já na contratação dos agentes. Os aprovados só passaram por capacitação após a admissão e não tiveram seus passados investigados. Resultado: dos 239 agentes contratados, 11 são réus em inquéritos ou processos criminais. Entre os delitos, há tráfico de drogas, homicídio e atentado violento ao pudor.

Pesadão e inchado

A craçe operária chegou ao paraíso — e como! —, e a gente perdeu a referência dos oprimidos de plantão. Houve um tempo que eram os barbudos do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo. Mas o conceito de “oprimido” abandonou a vulgaridade marxista e hoje se esgota no assistencialismo vulgar.

Gigante Pesadão

Cresci escutando que o Brasil seria o País do futuro,que, Gigante Adormecido, em berço esplêndido deitado, acordaria e a sua abundância faria todos os seus cidadãos felizes.

Mas é injusto chamar o Brasil de gigante adormecido. É apenas um gigante pesadão e lento, condenado, ninguém sabe até quando, a seguir de longe as economias mais dinâmicas. A diferença ficou evidente, mais uma vez, nas últimas projeções divulgadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

A economia brasileira deve crescer 4,4% neste ano e 4,2% no próximo, segundo os novos cálculos. Será um desempenho melhor que o previsto no cenário anterior, publicado em setembro, mas o País continuará bem atrás do pelotão mais veloz. Os emergentes deverão crescer em média 7,5% em 2007 e 7,1% em 2008. O bloco da Ásia seguirá disparado na frente, com taxas de expansão de 8,8% e 8,4%

E porque hoje é segunda


Nancy

domingo, abril 15, 2007

Compras excitantes



Se a moda pega...

Sinal dos Tempos

Modelo de prova na rede pública do RJ:



EXAME FINAL DE MATEMÁTICA

ESCOLA DE SEGUNDO GRAU "COVA DA MOURA" - RJ

Nome:_______ _________ _________ ________

Facção:_______ ______ Turno ___________


1 .) Zarôio tem um fuzil AK-47 com carregador de 80 balas. Em cada rajada o Zarôio gasta 13 balas. Quantas rajadas poderá disparar até descarregar a Arma?


2.) Birosca comprou 10 gramas de cocaína pura que misturou com bicarbonato de sódio na proporção de 4 partes de pó para 6 de bicarbonato. A seguir vendeu 6 gramas desta mistura ao Cascudo por R$ 150,00 e 16 gramas ao Chinfra a R$40,00 cada grama: ENTÃO:

a) Quem é que comprou mais barato? Cascudo ou Chinfra?
b) Quantos gramas de mistura o Birosca preparou?
c) Quanto de cocaína contém essa mistura?
d) Qual é a taxa de diluição da mistura?

3 .) Rojão é cafetão na Praça Mauá e tem 3 prostitutas que trabalham para ele. Cada uma delas cobra R$ 35,00 ao cliente, dos quais R$ 20,00 são entregues ao Rojão. Quantos clientes terá que atender cada prostituta para poder comprar ao Rojão a sua dose diária de crack no valor de R$ 150,00?

4 .) Jamanta comprou 200 gramas de heroína que pretende revender com um lucro de 20% graças ao "batismo" da droga com giz. Qual é a quantidade de giz que ele terá que adicionar?

5 .) Chaveta recebe R$ 500,00 por cada BMW roubado, R$ 125,00 por carro japonês e R$ 250,00 por cada 4X4. Como já puxou 2 BMW e 3 4X4, Quantos carros japoneses terá que roubar para receber o total de R$ 2.000,00?

6 .) Pipôco está na prisão há 6 anos por assassinato pelo qual recebeu o equivalente a R$ 5.000,00. A mulher dele está gastando esse dinheiro à taxa de R$ 50,00/mês. Quanto dinheiro vai restar para Pipôco quando sair da prisão daqui a 4 anos?

7.) Uma lata de spray dá para pichar uma superfície com 3 m2 . Uma letra grande ocupa uma área de 0,4 m2. Quantas letras grandes poderão ser pintadas com 3 latas de spray?

8.) Chapão recrutou 3 prostitutas para a gang. Se o número total de prostitutas que trabalham para a gang é igual a 27, qual é o percentual de prostitutas recrutadas pelo Chapão?

9.) Durante uma rixa entre gangs, Maifrende disparou 145 balas com uma Pistola 45 automática (de uso exclusivo das Forças Armadas) acertando 8 Pessoas. Qual é o percentual da eficácia dos tiros do Maifrende?

10.) Sapão é preso por traficar crack e a sua fiança foi estabelecida em R$ 12.500,00. Se ele pagar a fiança e os honorários do seu advogado (que Reclama 12% da fiança como pagamento dos seus serviços) antes de fugir para a Bolívia, qual será o total da despesa?

...

terça-feira, abril 10, 2007

N = C + {fb (cm) . fb (tc)} + fb (Ts) + fc . ta

Tem alguma idéia do que seja a fórmula acima? Não? Pois é, ninguém tem. Mas é a fórmula do sandwich de bacon perfeito, segundo cientistas britânicos.

Enquanto lê a matéria abaixo, vá pensando:
- Já provou, ou pelo menos ouviu falar de, digamos, três pratos da culinária britânica?
- Não são pesquisas importantes como esta que fazem a evolução da Humanidade?
"Cientistas da universidade britânica de Leeds dizem ter criado a fórmula do sanduíche de bacon perfeito.
Especialistas descobriram que o segredo para o sanduíche ideal depende da fatia, que deve ser crocante e tostada.
Eles descobriram que duas ou três fatias de bacon devem ser cozidas em um forno pré-aquecido por sete minutos a 240º C.
O bacon deve ser então colocado entre duas fatias de pão rústico branco com espessura de um ou dois centímetros.

Quatro cientistas do departamento de Ciência Alimentar passaram mais de mil horas testando 700 variações do sanduíche de bacon, um prato tradicional na Grã-Bretanha.
Eles tentaram diferentes cortes de bacon, tipos de óleo, técnicas e tempo de cozimento a temperaturas diferentes.
As melhores combinações foram então testadas em com ajuda de computadores para medir a consistência de cada sanduíche.

Cinqüenta voluntários também avaliaram cada sanduíche de acordo com sabor, consistência e sabor.
"Nós, em geral, pensamos que é do sabor e do cheiro do bacon que os consumidores mais gostam. Mas nossa pesquisa prova que a consistência e o barulho na hora de mastigar são tão – senão mais – importantes", disse Graham Clayton, o cientista que liderou o projeto.
"Enquanto houve muito debate em nosso painel de sabores sobre o uso do defumado ou do não-defumado, todos concordam que um bacon duro é pouco atraente."

A fórmula do sanduíche de bacon perfeito é, segundo os cientistas: N = C + {fb (cm) . fb (tc)} + fb (Ts) + fc . ta, onde N é a força em newtons necessária para quebrar o bacon cozido, fb é o tipo de bacon, fc é o tempero, Ts é o tempo em que o sanduíche é servido, tc é o tempo de cozimento, ta é o tempo de duração da aplicação do tempero, cm é o método de cozimento e C é a força necessária em newtons para quebrar o bacon cru."
BBC Brasil

segunda-feira, abril 09, 2007

Hoje é feriado: Dia de respirar a brisa!

Mas não se anime, pois além de ser no Egipto, e é bom lembrar que até já se perderam narizes por causa disso, também é dia de comer peixe podre...

A maioria dos egípcios não comemora a Páscoa, já que ela é uma festividade cristã e o Egito é predominantemente muçulmano, mas, no dia seguinte ao dia que marca a ressurreição de Cristo, a população egípcia celebra o feriado de Sham el Nessim, quando todos saem de casa pela manhã em direção a áreas verdes e ao rio Nilo para respirar o ar puro.

Sham el Nessim significa, literalmente, "aspirar a brisa", e, de acordo com o professor de Egiptologia Bassam el Schamma, a tradição data de 3.000 a.C., quando os egípcios comemoravam o chamado "Shamo", ou "a renovação da vida".
BBC Brasil


Leia a reportagem completa aqui


Governar é preciso. Discursar não é preciso...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva completará amanhã cem dias do seu segundo mandato sem conseguir ainda solucionar um dos maiores problemas do seu governo - a dificuldade gerencial de transferir os seus projetos do papel para a ação.

A exemplo dos primeiros quatro anos de governo, há planos ambiciosos que acabam não se concretizando, regras de conteúdo dúbio e uma série de indecisões governamentais que dificultam o funcionamento adequado da máquina administrativa do País.Nos primeiros três meses do segundo mandato, essa confusão gerencial certamente foi mais percebida com a crise no setor aéreo. Ela é responsável pelo caos instaurado nos aeroportos brasileiros desde outubro de 2006 e sintetiza um estilo de tomada de soluções que parecem satisfatórias no momento, mas acabam sem resultado.O sucesso das duas principais propostas do governo para o segundo mandato dependerá, fundamentalmente, de uma alteração desse quadro.

Nesses primeiros cem dias da segunda gestão Lula, o governo apostou as suas fichas no Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) e no Plano de Desenvolvimento da Educação - para dar um salto de qualidade na economia e também conseguir fazer deslanchar as propostas para o ensino.Lançado em 22 de janeiro, o PAC começa a tropeçar nos costumeiros problemas gerenciais e políticos do governo, agravados por questões do Congresso - como a briga pela instalação da CPI do Apagão Aéreo e a obstrução da pauta de votações. Mais de dois meses depois do anúncio do programa, as medidas provisórias que integram o pacote mal começaram a ser votadas.

Na Casa Civil, comandada pela ministra Dilma Rousseff, já se admite que 9% das 50 obras de infra-estrutura que integram o PAC podem acabar não saindo do papel.
Estadão

Mas que ministrazinha mais otimista...! Leia o artigo completo aqui

Desmilitarizar para quê?

"É curioso que num governo onde o serviço público passou por forte loteamento político, com órgãos cruciais como as agências reguladoras sendo entregues a afilhados partidários, possa prosperar essa idéia de entregar o controle aéreo a civis.

Quem serão esses bravos civis que devolverão segurança e ordem aos vôos no Brasil? Os civis do Jader Barbalho, do Berzoini, do Maluf ou do Collor?"

Guilherme Fiúza


Leia o artigo completo aqui

Que País é este?

O plano voluntário de redução de desmatamento apresentado pelo Brasil em Nairobi é "insuficiente" para compensar a parcela de responsabilidade do país no aquecimento global, disseram organizações ambientais que acompanharam a elaboração da proposta.

"O Brasil precisa parar de basear seus argumentos em contribuições históricas, e olhar para frente", disse um relatório do Greenpeace.

Já o coordenador de Políticas Públicas da organização WWF, Mauro Armelin, ressaltou que o estabelecimento de metas de redução do desflorestamento – discussão que o país evita – tornaria mais robusto plano do país.

Nesta quarta-feira, em entrevista à BBC Brasil, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que o governo brasileiro já tem "compromissos internos" em relação ao desmatamento, e não aceitará pressões externas para adotar metas.

A ministra, no entanto, não especificou quais seriam esses compromissos.

Proposta

Em fóruns internacionais, o Brasil é um dos principais países a votar contra a adoção de metas de redução de desflorestamento, defendida por ambientalistas, governos estrangeiros e organizações não-governamentais.

A posição brasileira é de considerar o estabelecimento de metas como uma "interferência externa" no modelo de desenvolvimento do país.

A idéia brasileira prevê a criação de um fundo voluntário – baseado em um "compromisso ético", segundo a ministra – em que países ricos contribuiriam com recursos financeiros para incentivar nações que reduzam o desmatamento.

Para surpresa de alguns, o plano apresentado pela ministra e pelo secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério, João Capobianco, foi recebido com aparente indiferença no plenário. Ao final da exposição, nenhum dos delegados dos mais de 180 países presentes à convenção quis fazer perguntas.

Organizações que encontraram um lado positivo na proposta brasileira ressaltaram que ela é um 'passo adiante' – nas palavras do Greenpeace – e um 'início de abertura' por parte do Brasil – termo usado pelo representante da organização Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês) – no sentido de aceitar pelo menos a discussão internacional do problema.

Preservação x Desenvolvimento

Mas as organizações insistiram na necessidade de um "compromisso internacional" para avaliar os avanços nas políticas anti-desmatamento.

O coordenador da campanha de clima do Greenpeace, Carlos Rittl, disse que, ao basear-se no voluntarismo, a proposta brasileira "não assegura as reduções do desmatamento no longo prazo".

Em situações em que é registrada uma alta no preço de commodities cuja produção tem impacto na floresta – como a soja ou a carne de gado – os projetos ambientais podem simplesmente perder atratividade, ele afirmou.

Mauro Armelin, do WWF, afirmou que, sem metas, "os potenciais doadores (do fundo proposta pelo Brasil) não vêem compromissos de longo prazo" dos países emergentes.

Floresta
Como as ações na proposta brasileira são voluntárias e não sujeitas a penalidades, existe o risco do desmatamento voltar a crescer, se, por exemplo, o mercado externo para soja, para carne, voltar a ser economicamente favorável à expansão do agronegócio.
Carlos Rittl, coordenador do Greenpeace

Além disso, ele afirmou, 'metas internacionais envolvem tanto os países ricos quanto os países em desenvolvimento'.

À falta delas, Armelin conclamou o governo brasileiro a estipular uma meta nacional, desdobrada inclusive em objetivos individuais de cada Estado da federação.

Com 17% de mata original amazônica desmatada, "o Brasil precisa discutir com que velocidade quer atingir os 20% (máximos permitidos pelo Código Ambiental)", ele disse.

"Mas esta é uma discussão que tem que ser puxada pelo governo. Se for colocada por organizações ambientais, ela será rechaçada pelo setor produtivo."

Segunda proposta

Outro plano com o objetivo de compensar países que evitem o desmatamento foi apresentado pela delegação de Papua Nova Guiné.

No entanto, o esquema da delegação papua permite que os países ricos que financiem projetos de proteção de florestas em países em desenvolvimento contabilizem esses "ganhos" em suas próprias metas de redução de emissão de gases causadores do efeito estufa.

Pelo Protocolo de Kyoto, as nações emergentes estão livres de metas, mas podem "vender" suas emissões de carbono.

Na época da discussão do acordo, os projetos de redução de desmatamento ficaram fora do "comércio de carbono".

Agora, muitos imaginam que eles podem ser a solução para engajar todos os países na questão climática, quando o protocolo expirar, em 2012.

Estima-se que 20% das emissões de carbono no mundo são resultado do desmatamento, seja por conta das queimadas, seja pelo menor número de árvores realizando a fotossíntese, processo natural que retira gas carbônico do ar.

O Brasil precisa discutir com que velocidade vai atingir os 20% de desmatamento permitido pelo Código Ambiental. Mas esta discussão tem de ser puxada pelo governo. Se for colocada por organizações ambientais, ela será rechaçada pelo setor produtivo.
Mauro Armelin, coordenador do WWF

Em entrevista coletiva, o secretário-executivo da Convenção da ONU sobre o Clima, Yvo de Boer, disse que as propostas do Brasil e de Papua Nova Guiné – além de contribuições que outros países ainda queiram apresentar – serão analisadas a partir de agora em um workshop.

Especialistas em Nairobi acreditam que deve demorar ainda cerca de dois anos até que uma decisão final seja tomada sobre as propostas.

BBC Brasil

Aches are burning

Um relatório da agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agricultura e a Alimentação (FAO) publicado nesta terça-feira indica que o Brasil continua como maior desmatador da América do Sul e responde por 73% das perdas florestais na região. O documento diz que o país registrou um aumento na taxa anual entre 2000 e 2005, em comparação com o período anterior, 1990 a 2000. As perdas anuais passaram de 0,5% a 0,6% da cobertura florestal brasileira.Em números absolutos, de acordo com a FAO, foram desmatados mais de 31 mil Km² por ano no Brasil entre 2000 e 2005.
Em toda a América do Sul, o total desflorestado foi de 42 mil Km² por ano.Ainda assim, o vice-diretor-geral para Florestas da FAO, Jan Heino, disse à BBC Brasil que acredita que o Brasil pode mudar esse cenário rapidamente e citou a plantação de florestas como um exemplo de sucesso."O país fez um progresso notável e está entre os mais avançados do mundo nas técnicas de plantio de novas florestas para substituir colheitas", afirmou Heino.
No mundo as taxas globais de desflorestamento caíram, segundo a agência da ONU, mas isso graças ao desempenho de alguns países, principalmente na Europa, e da China, que também registrou um aumento na área florestal.
A América do Sul e o Caribe, por outro lado, são as regiões que tiveram as maiores perdas. Essa área concentra quase metade das florestas do planeta e registrou um aumento nas taxas de desflorestamento entre 2000 e 2005, passando de 0,46 % a 0,51%, segundo o relatório.
Já a África, que responde por 16% da cobertura florestal do mundo, perdeu 9% das suas florestas no mesmo período.
BBC Brasil


Como se vê, saber fazer, sabemos, mas falta vontade política e capacidade administrativa ao nosso grande líder Apedeuta I!
Afinal é muito mais fácil e agradável pegar o aerolula e ir culpar os EUA e a Europa pela emissão de gases industriais e automotivos, do que sentar a presidencial bunda na cadeira do Planalto e tratar das queimadas na Amazônia.

Faz sentido

Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha mostra que dois em cada três homens trocariam suas namoradas pelo carro de seus sonhos.

A enquete, realizada pela MTV britânica, mostrou ainda que 55% dos entrevistados consideram seus carros como prioridade em suas vidas.

Apenas 16% deles colocaram suas namoradas no primeiro lugar da lista.

Faz sentido!
Afinal, do jeito que o mulherio anda, com um carro é fácil arrumar pencas de namoradas. Já com uma namorada...

sexta-feira, abril 06, 2007

A partilha ou Sanguessugas II - A (co)Missão

Os cinco ministros, seis governadores, 20 senadores e 91 deputados federais do PMDB vão se reunir na próxima semana com o presidente Lula na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O objetivo do encontro é discutir a partilha de cargos do segundo escalão. PT e PMDB pleiteiam postos na Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Eletrobrás e Furnas.

Um cargo importante que deve ir para o PMDB é o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), atualmente ocupado pelo PT. O próximo responsável pelo posto será indicado pelo líder peemedebista na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Já o ex-senador Luiz Otávio (PMDB-PA) é o provável cotado para assumir a Furnas Centrais Elétricas.

O PR também pretende participar do butim e entrar na disputa de cargos em ministério e estatais.

Não parece o lançamento do Sanguessugas II - A (co)Missão?

Da Série (inesgotável) Você sabia?

A Medida Provisória 354, que abre crédito de R$ 20 milhões para investimento em programas fundiários na Bolívia, gera discordância entre políticos e especialistas quanto ao caráter prioritário a ela atribuído pelo governo. Apesar de ter força de lei e ser considerada como "urgente" pelo governo, até agora nenhum centavo saiu dos cofres brasileiros para colaborar com a reforma agrária no país comandado por Evo Morales. A MP já foi provada pela Câmara Federal e agora tramita no Senado, em meio a elogios de um lado e pesadas críticas do outro.
Site Contas Abertas


Para se ter uma idéia do montante que será repassado para o vizinho sul-americano, a quantia prevista equivale a quase quatro vezes o orçamento deste ano para o programa Paz no Campo, que visa garantir mecanismos para reduzir a violência no meio agrário e assegurar os direitos humanos. Este ano, R$ 5,3 milhões estão previstos em orçamento para o programa, dos quais apenas R$ 406,7 mil foram pagos (desconsiderando restos a pagar).

Será que alguém poderá fazer o favor de me explicar o é que rico e suado dinheirinho dos impostos escorchantes que pago vai fazer na Bolívia, financiando a reforma agrária de lá?

O que é que eu tenho a ver com o fato de o companheiro Evo Morales ser amigo e correlegionário do Apedeuta?

Que raios de política externa é essa, e a que interesses ela está subordinada? Aos da sociedade brasileira é que ,com certeza, não é!!!

Esta é do capacete!

Que o Governo, através dos seus órgãos de trânsito emita resoluções sobre o uso de capacetes pelos motociclistas, tudo bem.
Que essas resoluções estabeleçam parâmetros de qualidade e outra avenças, idem.
Que uma dessa regra seja o uso de películas reflexivas nos ditos capacetes, ibidem.
Que os tamanhos e localizações sejam determinados, passe o preciosismo tupiniquim de tudo colocar em lei, também nada contra.

Mas, dá para entender esta resolução que deverá entrar em vigor nos próximos dias?

RESOLUÇÃO 203 DE 29 DE SETEMBRO DE 2006
Disciplina o uso de capacete para condutor e passageiro de motocicleta, motoneta,ciclomotor, triciclo motorizados e quadriciclo motorizado, e dá outras providências

I - DISPOSITIVO RETRORREFLETIVO DE SEGURANÇA

O capacete deve contribuir para a sinalização do usuário diuturnamente, em todas as direções, através de elementos retrorrefletivos, aplicados na parte externa do casco. O elemento retrorrefletivo deve ter uma superfície de pelo menos 18 cm² (dezoito centímetros quadrados) e assegurar a sinalização em cada lado do capacete: frente, atrás,direita e esquerda. Em cada superfície de 18 cm², deve ser possível traçar um círculo de 4,0 cm de diâmetro ou um retângulo de superfície de, no mínimo, 12,5 cm² com uma largura mínima de 2,0 cm.
Cada uma destas superfícies deve estar situada o mais próximo possível do ponto de tangência do casco com um plano vertical paralelo ao plano vertical longitudinal de simetria, à direita e à esquerda, e do plano de tangência do casco com um plano vertical perpendicular ao plano longitudinal de simetria, à frente e para trás.

Eu, hein! Não é de uma clareza meridiana?

quinta-feira, abril 05, 2007

Gostei de Ler

Fecharam o Congresso e ninguém reparou

A reputação dos políticos brasileiros vai de mal a pior. A única classe que piora mais rápido que a dos políticos é a dos que criticam os políticos. Hoje, um deputado gazeteiro é provavelmente mais útil à sociedade que um desses arautos da “reforma política” que vai consertar o Brasil.

A sociedade inteligente e esclarecida acha o fim da picada a eleição consagradora de Clodovil. Dizem que é um sinal de que a democracia está doente, assim como a volta ao Congresso do eterno Paulo Maluf. O caminhão de votos de Enéas em 2002 provocou chiliques nos cientistas políticos: “um absurdo”, sentenciaram os despachantes do bem.

O “certo”, para eles, não é votar num costureiro deslumbrado, que não vai saber representar o povo. Eles sabem quem é que tem que representar o povo. E um dos mais festejados e respeitados representantes do povo nas últimas duas décadas foi o deputado gaúcho Nelson Jobim, um advogado culto, um ser sofisticado, um luminar. O problema é que, como presidente do Supremo Tribunal Federal, a corte máxima brasileira, Nelson Jobim fez um papel ao qual Clodovil talvez jamais se prestasse.

Como árbitro máximo da República, Jobim fez política. No processo de cassação de José Dirceu, fez discursos inflamados, ironizou outros ministros do Supremo, atravancou os trâmites do caso na Câmara dos Deputados. Como se não bastasse, era candidato à vaga de vice na chapa de Lula, compadre de Dirceu. Clodovil deve ter ficado chocado.

Agora, os esclarecidos que amam Jobim e odeiam Clodovil estão eufóricos porque o STF está prestes a mandar o Congresso instalar a CPI do apagão aéreo. Será mais uma vitória da sociedade contra a operação abafa do governo, calculam os que estão do lado do bem. Não pode haver cálculo mais tacanho.

Essa aparente afirmação da democracia é, na verdade, a esculhambação dela. O Congresso Nacional, como poder da República, está na sarjeta. Como pode ser concebível que a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito – atribuição, competência e prerrogativa do parlamento, como o nome já diz – passe a ser decidida na Justiça?

O parlamento é o poder mais permeável ao povo, mais sensível à opinião pública, mais dinâmico na possibilidade de refletir os movimentos da sociedade. Esse poder está sendo avacalhado em praça pública, por uma sociedade preconceituosa que respeita presidente e juiz, e deplora deputado.

O Brasil colonizado e cronicamente adolescente acha que sempre haverá uma instância superior para dizer às instituições o que elas devem fazer e remendar suas falhas. Daí nasceu o Conselho Nacional de Justiça, uma espécie de superego do superego, árbitro do árbitro. É claro que o festejado CNJ já caiu no pecado, flagrado em surtos corporativistas como a proposta de aumento geral de salários do Judiciário. O jeito é criar o Conselho do Conselho.

A Justiça tanto pode interferir no Congresso para dizer que os mandatos dos parlamentares pertencem aos partidos – medida que parece sadia – quanto para ajudar José Dirceu a tentar se livrar da cassação. Portanto, não há nada sadio nisso. Ao contrário do postulado delubiano, os fins não justificam os meios – especialmente se os meios são a sujeição de um poder a outro.

O Congresso Nacional precisa viver suas contradições internas com liberdade. Elas refletem a correlação das forças políticas no país. Se o governo monta tropa de choque (e todo governo monta), a oposição precisa buscar forças na sociedade – que foi o que essencialmente aconteceu na CPI das sanguessugas.

Essa perda de altivez, verdadeira mendicância institucional do parlamento, significa, na prática, a sua anulação como poder constitucional. Fecharam o Congresso e ninguém reparou.

Na ordem atual das coisas, Collor jamais teria sido cassado. O Supremo, que inocentou o ex-presidente, acabaria tranqüilamente com a brincadeira dos deputados.

Estão abolidos os julgamentos políticos no Brasil. Depois do empastelamento do Congresso, só falta entregar também ao STF a decisão sobre o que a imprensa pode ou não pode fazer.

Guilherme Fiúza

quarta-feira, abril 04, 2007

Falta muito pouco

A recente crise conhecida por apagão aéreo, evidenciou a falta que faz, num país de dimensões continentais como o Brasil, um sistema de transportes ferroviários decente.
Enquanto isso o TGV (foto abaixo) - trem bala francês - batia o record mundial de velocidade sobre trilhos.

Num trem como esse pode-se fazer a ligação Rio-S.Paulo em menos de uma hora.

Mas falta pouco, muito pouco, pouco mesmo, para atingirmos esse estágio (realmente falta apenas um mísero "r"). Quem faz o percurso Rio-Guapimirim, por exemplo, sabe perfeitamente que o nosso tem bala!...

A terra tremeu


"Sexta, depois que recebeu a contra-ordem de Lula para não prender os controladores de vôo, o brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica, comunicou ao alto comando da FAB a intenção de se demitir.

Os demais integrantes responderam que seguiriam o chefe.Mas o bom senso prevaleceu não só no meio militar.Ontem, Lula recuou e devolveu o poder à Aeronáutica."

Ancelmo Gois em O Globo

Feliz Páscoa

O Coelho Pascal

Desopilemos

terça-feira, abril 03, 2007

A ética da traição

A ética da traição
A crise militar e a tentativa de negar o óbvio — o acordo que humilhou o comando da Aeronáutica — demonstram um jeito de ser de Lula e do PT. Explico-me. Um governante que faz escolhas acaba comprando briga com alguns setores. É do jogo. Lula quer sempre agradar a todo mundo. Ele acha que, com saliva e jeitinho, engabela qualquer um. Ao longo de 27 anos, tem sido essa a história do partido. A palavra é usada para ocultar, não para revelar. Livre é aquele que não tem receio de fazer uma escolha, mesmo sabendo que vai enfrentar resistência. O PT prefere achar que o melhor é trair todo mundo porque só assim consegue ser fiel a si mesmo.
Reinaldo Azevedo