sábado, setembro 30, 2006

Mozart e a autocensura ocidental

Depois do pipocar das ameaças de violência contra as caricaturas surgidas num jornal dinamarquês, depois dos atentados dos terroristas islâmicos a N York, Madrid e Londres, e dos recentes apelos à morte em nome de Alá suscitados por uma citação descontextualizada do Papa Bento XVI, que, diga-se a bem da verdade, a maioria da imprensa ocidental não leu, ou se leu não entendeu, mas repercutiu, parece que o Ocidente ficou com medo.
É o que transparece do episódio da vergonhosa retirada de cartaz da peça Idomeneo, de Mozart, por decisão da direção da Ópera de Berlim.
Antes mesmo que eventuais protestos acontecessem, e com o temor de que os radicais islâmicos pudessem irritar-se com uma cena que mostra Idomeneu, rei de Creta, exibindo a cabeça decapitada de Maomé, no final do espectáculo, e, apesar de na ópera surgirem também as cabeças decapitadas de Cristo e de Buda, a direção da Ópera, em típico ato de autocensura, cancelou as apresentações! Maomé era a cabeça problema!
Alguns podem até achar que foi uma atitude sensata...
Eu, no entanto, considero que foi um ato de covardia, em que mais uma vez permitimos que tentem nos retirar os valôres tão caros à civilização ocidental , como liberdade de expressão, de pensamento e de manifestação cultural e artística.
Contra quantos totalitarismos não tivemos já que lutar?
Quantas vidas não nos custou chegar até aqui?
Respeito quer a religião quer a cultura islâmica. Não respeito, não posso e não devo respeitar, o banditismo de fanáticos extremistas, que me querem impôr os seus valôres pelo mêdo e pela chantagem do terrorismo!
Repetindo Stefan Zweig:
"Sempre os que dizem de antemão que lutam em nome de Deus são as pessoas menos pacíficas do mundo: como crêem que recebem mensagens celestiais têm os ouvidos surdos para qualquer palavra de humanidade".
Ou, se preferirem, numa versão menos poética de um amigo:
"O Islã é uma religião pacífica. Pena é que, para dissipar as dúvidas, sempre apareça alguém disposto a matar em seu nome."

O que Mozart comporia com este leitmotiv?

Perfume penetrante

Chegou cá nas alturas , de início vago, agora forte e penetrante, um agradável perfume de segundo turno!!!

Deputado corrupto condenado à pena de morte é executado

Calma mensaleiros, vampiros, aloprados e outros "meninos" do Lula. O fato aconteceu na China!
Segundo a agência oficial "Xinhua" informou hoje, sábado, Sang Yuechun (se repararem bem este nome até soa a algo parecido com sanguessuga, não soa?), ex-membro da Assembléia Nacional Popular chinesa (ANP, Legislativo), foi executado por corrupção, posse ilícita de armas, proxenetismo e violação.
Sang ocupou a Presidência de uma importante corporação industrial e comercial e foi parlamentar de 1996 a 2000.
O Tribunal Popular Supremo, que confirmou a execução, considerou Sang
culpado de se apropriar de fundos públicos e subornos no valor de US$ 15 milhões, mas não deu informações sobre os outros delitos.
O Governo central afirma que a luta contra a corrupção no Partido Comunista é um de seus principais objetivos. Só nos últimos 12 meses foram condenados 1.932 altos funcionários.

É evidente que não com pena de morte, mas que é louvável a luta contra a corrupção, levada a termo pelo governo chinês, lá isso é. Eu já me contentaria com a pena de alguns anos de cadeia, e devolução do butim, mas não, por aqui os "companheiros" são absolvidos por seus pares e ainda debocham do povo candidatando-se à reeleição.

Brasil! Acorda! O berço já não está tão esplêndido! (Aliás, se continuar dormindo, quando acordar eles roubaram até o berço).

Administração em Cinco Lições

Gestão do Conhecimento
Um homem está entrando no chuveiro. Sua mulher, que dele acaba de sair, se enxuga. A campainha da porta toca. Após alguns segundos de discussão a mulher desiste, se enrola na toalha, e desce as escadas. Quando abre a porta, depara-se com o vizinho, Bob. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, ele diz: "Eu lhe dou 800 dólares se você deixar cair esta toalha." Depois de pensar por instantes, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Bob, então, vagarosamente, entrega-lhe os 800 dólares prometidos e vai embora. Confusa, mas excitada com a sorte que, literalmente, lhe batera à porta, ela se enrola de novo na toalha e sobe para o quarto.
Quando entra, o marido grita do chuveiro "Quem era?"
"Era o Bob, o vizinho da casa ao lado." - diz ela.
"Ótimo! Ele lhe deu os 800 dólares que estava me devendo?"

Se você compartilhar informações a tempo pode prevenir exposições desnecessárias!!!

Chefia e Liderança
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e, na rua, encontram uma antiga lâmpada a óleo. Esfregam-na e de lá sai um gênio, que diz: "Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de vocês". "Eu primeiro, eu primeiro." grita um dos funcionários. "Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida!" Puf! e ele se foi. Logo o outro se apressa a fazer o seu pedido:" Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento interminável de pinas coladas!" Puf e ele se foi.
"Agora você" diz o gênio para o gerente.
"Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo depois do almoço." - diz o gerente.

Deixe sempre o seu chefe falar primeiro .

Zona de Conforto
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta: "Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?" O corvo responde: "Claro, porque não?" O coelho senta no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente, uma raposa aparece e come o coelho.

Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar sentado bem no alto.


Motivação
Na África, todas as manhãs, uma gazela acordava sabendo que teria que conseguir correr mais do que o leão se quisesse se manter viva. Todas as manhãs o leão acordava sabendo que deveria correr mais do que a gazela se não quisesse morrer de fome.

Não faz diferença se você é gazela ou leão, quando o sol nascer comece a correr.

Criatividade
Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade, pega um balde vazio e segue rumo ao pomar. Ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas. Aproxima-se, lentamente, e observa várias garotas nuas se banhando. Ao perceberem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da lagoa e gritam: "Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for embora"! O fazendeiro responde: "Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés"!

A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos nossos objetivos.

sexta-feira, setembro 29, 2006

Útil Fútil

Você é daqueles que, apesar de precisar perder uns quilinhos, não consegue resistir a caixas de bombons em prateleiras de supermercados ou confeitarias? E que, chegando em casa, abre a caixa para comer só um? E, já que a caixa está aberta, come o segundo? Pouco depois o terceiro? E o quarto?
Então, esta bomboneira é para você!
Ela vem com um timer, programável para, até, 24 horas.
Bombons lá dentro, tampa fechada, timer programado e, se você não conseguir aguentar o tempo que previu e tentar abrir a tampa... leva um choque (só para lembrá-lo de que gula também é pecado!)

Então, se achar que manter a silhueta esbelta para o Verão que está chegando vale US$42.00, clique aqui

Bolsa Família

Dá para enter agora porque o Apedeuta tanto fala em bolsa família p'ra cá, bolsa família p'ra lá, "nunca se distribuiu tanta bolsa família como no meu govêrno", etc?
É que, como se vê na foto dos reais divulgada hoje pela Polícia Federal (muito a contra gosto do Sr Tomás Bastos, diga-se a bem da verdade) e apreendida com os "aloprados" presidenciais num hotel em S.Paulo, as bolsas têm que ser mesmo tamanho família para caber toda a dinheirama ilegal para compra de falsos dossiers, mensaleiros e consciências...


Aliás, por falar em Tomás Bastos, está explicado porque o Apedeuta escolheu para seu Ministro da Justiça, um cargo habitualmente ocupado por juristas de renome, um advogado criminalista... Como se, vê ele tinha montes e montes de razões para o fazer...

Agora que essa montanha de dinheiro aí em cima é uma erva fina em qualquer lugar do mundo e em qualquer língua, lá isso é!!!

'Tá Difícil

Como está difícil torcer pelo Fluminense este ano!
Não dá para entender esta diretoria do Clube. Apesar do dinheiro do patrocinador, que já acompanha o Fluminense há algum tempo, não consegue dar um mínimo de estrutura profissional ao departamento de futebol! Começou o ano com aquela pantomima infindável da "contratação em moldes empresariais" de um treinador, para ao final do processo recrutar o Ivo Wortmann?
Enquanto isso, saíu contratando jogadores sem nenhum critério, e sem sintonia com a(s) comissão(ões) tecnica(s). Resultado? Um time com alguns bons jogadores, mas que, com as evidentes carências em diversas posições, e exagêro em outras, virou o time do Petkovic. Se ele vai bem o time se salva, se ele vai mal (ou não vai) o time é ridículo.
E toma de culpar, e trocar, os treinadores. Esta temporada já estamos no sexto!!! (Ivo Wortmann, Paulo Campos, Oswaldo de Oliveira, Josué Teixeira, António Lopes e, hoje, PC Gusmão).
De todos esses, o único que ainda presta é o Oswaldo de Oliveira, mas qualquer treinador precisa de tempo, condições de trabalho, e pouca (ou nenhuma, preferencialmente!) interferência para estruturar um time.
Com essa diretoria agindo dessa maneira, podem chamar até o Filipão que a coisa não vai!!!
Um banho de profissionalismo no departamento de Futebol é o que o Fluminense (e muitos outros clubes deste Brasil afora) precisa!
Em vez de trocar de treinador, proponho que se troquem os Diretores, a começar pelo Presidente! E logo, que o Campeonato já está acabando e a segundona se aproxima a passos rápidos!!!

Explicada a ausência

Lula não pode ir ao debate na TV Globo pois tinha um importante encontro em S Bernardo com os seus mentores, o José, e o professor Luizinho, com quem dividiu o palanque!!!

As folhas corridas dos "companheiros", segundo o site Transparência Brasil, são estas:

José Mentor
Processado por corrupção passiva. Mentor é acusado de receber R$ 300 mil do doleiro Richard Andrew de Mol Van Otterloo para que ele não fosse incluído no relatório final da CPI do Banestado, preparado pelo deputado petista.

* Um diálogo seu com parlamentares petistas no final de uma sessão da CPI do Banestado, que relatava, foi registrado pela TV Senado. Discutiam como prejudicar políticos do PSDB caso convocassem o advogado Roberto Teixeira, compadre do presidente Lula e amigo de Mentor. (Correio Braziliense, 13.ago.2004).

* Acusado de vazar dados sigilosos da CPI, que teriam sido usados para chantagear investigados, Mentor determinou a suspensão das investigações. (O Estado de S.Paulo, 14.ago.2004)

* A Operação Farol da Colina, empreendida pela Polícia Federal contra doleiros que remetiam dinheiro ilegalmente para o exterior, apreendeu troca de e-mails entre Mentor e Juscélio Nunes Vidal, que gerenciava no Brasil uma conta bancária investigada nos EUA por facilitar operações de lavagem de dinheiro. Mentor confirmou a troca e disse que o objetivo era solicitar um encontro com o guatemalteco Anibal Contreras, preso nos EUA sob a acusação de lavagem de dinheiro. (O Povo, 19.ago.2004)

* Seu relatório da CPI do Banestado foi criticado por propor anistia fiscal parcial, ao invés de punição, para os acusados de enviar dinheiro ilegalmente ao exterior. (O Globo, 15.dez.2004)

* No relatório que apresentou da CPI do Banestado, excluiu 10 suspeitos - incluindo o megadoleiro carioca Benjamin Katz, acusado de lavar R$ 108 milhões e de ter ligações com o tráfico na Colômbia. (Correio Braziliense, 25.fev.2005)

* Segundo Fernanda Karina Somaggio, ex-secretária de Marcos Valério, o publicitário e o presidente do Banco Rural se encontraram várias vezes com Mentor em hotéis. O Banco Rural não foi incluído no relatório da CPI. (Correio Braziliense, 23.jun.2005)

* É acusado pelo ex-secretário da Habitação de Mauá/SP, Altivo Orlando Júnior, de ter dado nota fiscal falsa para justificar pagamento de R$ 300 mil à empresa Flash Comunicação, investigada pelo Ministério Público por um esquema de propinas em prefeituras petistas. A propina teria sido paga ao então prefeito de Mauá para poder construir um shopping center na cidade. (Folha de S.Paulo, 28.jun.2005)

* Quando relator da CPI do Banestado, foi acusado pelo doleiro Toninho da Barcelona de impedir seu depoimento para que não fossem reveladas operações ilegais do PT envolvendo remessa de dólares para o exterior. Mentor diz que o depoimento foi cancelado para não atrapalhar a operação Farol da Colina. (O Estado de S.Paulo, 21.set.2005)

* Foi envolvido no caso do mensalão por ter recebido R$ 120 mil em consultorias prestadas ao publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza. Não foi incluído na denúncia feita pelo Ministério Público Federal sobre o caso. Embora seu processo de cassação tenha sido aprovado pelo Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, a votação em plenário o absolveu. (O Globo, 12.abr.2006)

* O doleiro Richard Andrew de Mol Van Otterloo afirma que pagou a Mentor propina de R$ 300 mil para excluir seu nome do relatório da CPI do Banestado. A intenção seria evitar que as investigações chegassem ao ex-prefeito Paulo Maluf. Otterloo não foi incluído no relatório. Mentor nega ter recebido propina. Maluf nega qualquer relação com o doleiro. (Folha de S.Paulo, 25.abr.2006)

* Otterloo também acusou Mentor de ter-lhe entregue uma cópia do relatório da CPI do Banestado antes de apresentá-lo na Câmara. (Folha de S.Paulo, 17.abr.2006)

* O STF autorizou abertura de inquérito contra Mentor para investigar as acusações de Otterloo. Ver nota em "Processos". (O Estado de S.Paulo, 17.jun.2006)

* Seu patrimônio triplicou entre a eleição de 2002 e a de 2006. (O Globo, 13.jul.2006)


Professor Luizinho
No inquérito do STF que investiga o caso do mensalão, apurando as ligações do publicitário Marcos Valério com integrantes do governo, iniciado pela Polícia Federal. Luizinho e outros 39 indivíduos são denunciados.

* É um dos acusados de ter participado do esquema do Mensalão. Deixou de ter seu mandato cassado em julgamento pelos seus colegas deputados, sendo o primeiro petista absolvido no plenário. Foi denunciado pelo Ministério Público no processo que julga o mensalão no STF, sob a acusação de ter recebido R$ 20 mil das contas do esquema de Marcos Valério. (O Estado de S.Paulo, 12.abr.2006)

* Teve aumento de patrimônio da ordem de 242% entre as candidaturas de 2002 e 2006. Ele informa que isso se deu pela atualização de valores, o que é ilegal. Pode sofrer investigação por sonegação fiscal. (O Globo, 14.jul.2006)

* Admitiu que seu assessor José Nilton dos Santos sacou R$ 20 mil das contas da SMP&B no Banco Rural, em dezembro de 2003. "Uma coisa é mensalão, outra é um caso isolado de um saque de R$ 20 mil. Pode ser coisa de campanha", disse. (O Globo, 29.jul.2005)




Diz-me com quem andas...

quinta-feira, setembro 28, 2006

Poltrão

Durante o segundo debate contra Collor em 1989, Lula tremeu.
Este ano tremeu antes!
Acha-se acima do bem e do mal e sem satisfações a dar aos eleitores...
Isto sim, é um democrata!

Rodolpho Jannotti

Petrópolis - Da Política para a Polícia

POLÍCIA CONFIRMA USO DE CELULAR DA CÂMARA PARA AMEAÇA A ÁTILA NUNES

"O delegado Augusto Paiva, titular da 106ª Delegacia de Polícia de Itaipava, confirmou que o número da linha de celular usado para ameaçar o deputado estadual Átila Nunes é realmente da Câmara Municipal de Petrópolis, estando à disposição do vereador Ronaldo Medeiros.

O delegado convidou o vereador Ronaldo M para dar esclarecimentos sobre o assunto, ontem, mas até o fechamento desta edição o vereador não havia comparecido à 106ª DP. "Agora vamos enviar uma intimação à Câmara Municipal, para que o vereador compareça à delegacia e nos esclareça o uso deste celular na ameaça feita ao deputado", explicou o delegado.

A ameaça
Eram nove horas e dois minutos da manhã da última sexta-feira quando o deputado estadual recebeu no seu celular pessoal uma ligação de alguém que se identificou como Ronaldo Medeiros. O autor da ligação passou a xingá-lo e o ameaçou de morte por causa da sua atuação política em Petrópolis. Imediatamente, Átila reuniu a família e a mandou para lugar seguro, enquanto tomava as providências legais.
No início, Átila Nunes só tinha o registro do número do celular de quem ligara. Era de Petrópolis (código de área 24). O número que ficou registrado era 9964-2044. Enquanto a Justiça Eleitoral era notificada, o parlamentar conversava como o corregedor eleitoral das eleições em todo o Estado, juiz Jayme Boente, que pessoalmente assumiu o caso para averiguar a existência de possível crime eleitoral.

Peritos criminais confirmaram que o telefone celular usado era oficial - de uso da Câmara Municipal - e que estava à disposição do vereador Ronaldo Medeiros.

MP já foi notificado
Diante da gravidade do fato, o Ministério Público pode abrir processo criminal, por ter sido usado um bem público para uso indevido - de fins eleitorais e para ameaçar a vida de concorrentes políticos. O Código Penal estabelece no artigo 312 como crime o uso inadequado por agente de um bem público "que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio". Segundo o advogado Osmar Berardo, especialista em direito administrativo público, o episódio caracteriza, sem dúvida, o crime de peculato, independentemente dos desdobramentos resultantes do outro crime, o de ameaça à vida.
A Tribuna teve acesso à informação de que a ligação feita ao deputado foi gravada e a voz de quem fez a ameaça será periciada por especialistas da área, na Unicamp.

Deputado busca razões
Perguntado pela Tribuna do porquê dessas ameaças, Átila Nunes disse que essa era sua primeira campanha em Petrópolis desde que se mudou com sua família para o município. "Recusei-me a entrar no jogo político tradicional de adquirir votos na base de troca de favores, cestas básicas, caminhões-pipa d'água etc. Passei a discutir com a população os desafios da cidade, perguntando por que até hoje Petrópolis não tem uma universidade pública, por que inauguraram uma rodoviária sem pensar na ligação Bingen/Quitandinha, por que deixam as empresas de ônibus mandarem e desmandarem nos preços das passagens, etc. Até agora, nenhum deles respondeu a qualquer uma dessas perguntas. Talvez seja por isso", explicou, aproveitando para alfinetar seus adversários políticos.

Ronaldo M não quer polêmica
Em e-mail enviado por sua assessoria de imprensa à redação da Tribuna, o vereador Ronaldo Medeiros disse que já orientou seus advogados para tomar as medidas judiciais cabíveis"

A notícia acima, que saiu na Tribuna de Petrópolis deste domingo, demonstra bem como existem certos candidatos, não sei se por índole se por despreparo, incapazes de fazer campanha política sob a égide do debate de idéias e propostas.
Esse Ronaldo M,o Huno, devia achar que Petrópolis era seu "feudo", que sentiu ser invadido por um outro, recém chegado à cidade e, pela reação, deveria estar incomodando com sua atuação o "galo velho do terreiro". Vai daí, pega o telefone e ameaça o Átila e a família!!! Belo exemplo! Além do mais, carece de inteligência, pois o faz com o telefone a ele destinado pela Câmara Municipal (portanto pago com o meu/seu/nosso dinheirinho suado), deixando um rastro que até o Watson perceberia.
Se tem um novo candidato morando e batalhando pela cidade, se suas propostas são boas e se ele se eleger, ótimo!
Petrópolis só tem a ganhar!
Até porque, a se confirmar essa barbárie, esse jeito de fazer política do Sr Ronaldo M não o qualifica nem para candidato a síndico ...



quarta-feira, setembro 27, 2006

Alvorada


Na radiosa manhã do dia 02 de Janeiro de 2007, um senhor idoso se aproxima do Palácio da Alvorada e, depois de atravessar a Praça dos Três Poderes, fala com o "Dragão da Independência" que monta guarda:
- Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com o Presidente Lula.
O soldado olha para o homem e responde:
- Senhor, o Sr. Lula não é mais presidente e não mora mais aqui desde ontem.
-Está bem, responde o idoso e se vai.
No dia seguinte, o mesmo homem idoso se aproxima do Palácio da Alvorada e fala com o mesmo "Dragão":
- Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com o Presidente Lula.
- Senhor, como lhe falei ontem, o Sr. Lula não é mais presidente nem mora aqui desde anteontem, responde o guarda. O homem agradece e novamente se vai.
Dia 04 de janeiro ele volta a se aproximar do Palácio Alvorada e fala com o mesmo guarda:
- Por favor, eu gostaria de entrar e me entrevistar com o Presidente Lula.
O soldado, compreensivelmente irritado, olhando para o homem retruca:
- Senhor, este é o terceiro dia seguido que o Senhor vem aqui e pede para falar com o Sr. Lula. Eu já lhe disse que ele não é mais o presidente, nem mora mais aqui. O Senhor não entendeu?
O homem olha para o soldado e responde:
- Entender eu entendi, mas eu ADORO ouvir isso!
O soldado, em posição de sentido, batendo uma vigorosa continência diz:
-Sim Senhor!Até amanhã, Senhor!!!

terça-feira, setembro 26, 2006

Basta!!! III


Acabei de ver a propaganda eleitoral do Apedeuta na TV.
Quanta mentira! Quanta lorota boa!
E os novos colaboradores? "Vou buscar onde tiver gente decente....etc.etc.etc"
A primeira escolha o mensalão levou...
Aí "refundaram" o partido e veio a segunda escolha...O "dossiê" levou...
Imaginem o que seria a qualidade da terceira leva!
Arre!!!

Basta!!! II

A Justiça Eleitoral tentou intimar — ele se recusou a assinar — o cardeal Eusébio Oscar Scheid, arcebispo do Rio, para que oriente seus párocos a não fazer comentários de natureza político-ideológica. Dias atrás, a mesma Justiça Eleitoral determinou uma operação de busca e apreensão na arquidiocese e no gabinete do cardeal em busca de supostos panfletos contra a candidatura de Jandira Feghali (PC do B). A representação foi feita pela coligação “Um Rio para Todos” (PT, PSB e PC do B). Como bem lembrou Dom Eusébio, nem na ditadura militar se ousava tanto. Quer dizer que um bispo não pode expressar a sua opinião e passar uma recomendação a seus fiéis? A Igreja Universal do Reino de Deus é dona do partido a que pertence o vice, José Alencar, e faz proselitismo aberto em favor de Lula e do “bispo” Crivella. Aí pode, não é?

Basta!!!

Durante jantar de plutocratas a que Lula compareceu, o empresário Eugenio Staub perguntou-lhe como pretendia fazer, durante um segundo mandato, as reformas que julga necessárias. O "Apedeuta" respondeu: "Staub, não acorde o demônio que tem em mim, porque a vontade que dá é de fechar esse Congresso e fazer o que é preciso"


"Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.

Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.

Na Segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.

Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz, e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.

E já não podemos dizer nada."
Eduardo Alves da Costa


"Quando eles vieram à procura dos comunistas, nem me mexi: eu não sou comunista!
Então, eles vieram atrás dos sindicalistas, mas eu não sou sindicalista.
E eles vieram atrás dos Sociais Democratas, e eles vieram atrás dos católicos, e dos judeus; não reclamei pois não sou nenhum desses...
Aí, vieram buscar os homossexuais, e eu não protestei, porque não sou homossexual.
Aí então, vieram buscar os ciganos, e eu não protestei, porque não sou cigano.
Depois, vieram me buscar.
E já não havia ninguém para protestar! "
Martin Niemöller

Pelo Voto

segunda-feira, setembro 25, 2006

Você tem amigos?

Acompanhando as notícias político-criminais destes tempos bicudos, cheguei à triste conclusão que não tenho amigos!...
Pelo menos não como os do Molusco que nos preside.
Amigos que paguem débitos meus, que eu nem reconheço, como o Paulo Okamoto.
Amigos que além de virem preparar os churrascos aqui em casa ainda quitem dívidas dos meus filhos, como o Lorenzetti!
Amigos que invistam milhões na empresa do meu filho recém formado!
Os casos do Okamoto pagando a dívida do Apedeuta, e da Telemar investindo na empresa do seu filho, foram amplamente divulgadas pela imprensa , razão pela qual, não me aterei a eles. Agora, o da filhinha do Lulla, a Lurian(?), tem novas e interessantes revelações de como é linda a amizade.
Vejamos o que diz o JB:


O jornalista Fernando Bond, que prestou consultoria na área de comunicação em 2003 à ONG Rede 13, confirmou ontem que o churrasqueiro do presidente, Jorge Lorenzetti, foi escalado pelo Planalto, em agosto daquele ano, para saldar as dívidas da filha de Lula, Lurian Cordeiro.

Bond diz não ter testemunhado "o melhor da história", segundo ele, "o processo de extinção da Rede 13". Deixou a ONG em julho, quando percebeu que a organização não iria prosperar. Mas alertou para três pontos que teriam ficado obscuros:

- Tem que saber onde foi parar a conta bancária da Rede 13, pois até hoje não se sabe; quem irrigava aquelas contas; quanto entrou e como ficou resolvida a questão das dívidas da Lurian - alerta.

Um dos cabeças da operação envolvendo a compra de dossiês contra tucanos, Lorenzetti atuou, a pedido de Lula,
como uma espécie de tutor de Lurian. Segundo investigação da CPI dos Bingos, até então guardada a sete chaves, Lorenzetti foi encarregado de equacionar dívidas da filha de Lula - de cabeleireiros, casas de festas, lojas de roupas a condomínios - momentos antes da extinção da ONG gerenciada por ela no segundo semestre de 2003.

O ex-consultor diz não saber ao certo o valor das dívidas, mas acredita que giravam em torno de R$ 70 mil.

- Lurian tinha deixado coisa pendurada em Blumenau, aí começaram a surgir os penduras em Florianópolis e o Lorenzetti foi chamado pelo Planalto para resolver a questão das dívidas - contou.

Segundo investigação da CPI dos Bingos,
a solução para os problemas financeiros de Lurian passou pelo PMDB de Santa Catarina, a quem Lorenzetti teria recorrido. De acordo com reportagem publicada ontem, documentos obtidos pelo JB mostram que, em 10 de novembro de 2003, Lurian foi empregada, a pedido de Lorenzetti, na Foco Projeto Análise de Mercado LTDA, empresa ligada a Wilfredo Gomes, marqueteiro do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique. Na ocasião, a One WG, empresa do publicitário, ganhou uma concorrência para explorar a publicidade do Banco Estadual de Santa Catarina (Besc). No banco, a responsabilidade pelas licitações era de Lorenzetti.
Não é perfeito? A filhinha está numa ONG, que recebe dinheiro público. Gasta em coisas pessoais, que mesmo assim, não paga na sua totalidade. Aí vem um amigo desinteressado, atendendo a um chamado de um pobre pai aflito, paga as dívidas, arruma-lhe um emprego numa empresa também amiga que por coincidência ganha licitações no banco estatal em que ele, amigo, trabalha. Tudo na maior amizade claro!

É, não consigo fazer amizades pródigas e desinteressadas que nem essas!
Acho que vou marcar hora com algum analista pois estou num estado de completa e absoluta frustração.!

domingo, setembro 24, 2006

Útil Fútil

Você é daqueles que não consegue fazer, como direi?, o número 2 sem saír pegando a primeira revista, jornal ou encarte de anúncios, o que estiver mais à mão, transformando o banheiro no "Real Gabinete de Leitura"?
Que tal variar um pouco?
Por US 13.00 a unidade você pode comprar, aqui, rolos de papel higiênico que vêm com o jogo Sudoku impresso...
Para lá de longas horas de entretenimento garantido (afinal são 240 jogos diferentes por rolo), você ainda dá ao seu banheiro um toque decorativo inusitado.
Além do quê, (ou seria do "c") Sudoku e papel higiênico, têm, na língua portuguesa mais do que em qualquer outra, definitivamente, algo em comum...

sábado, setembro 23, 2006

Cleptomania?




Mas até os aplausos do Kofi Annan precisa roubar?
Será cleptomania?
Força de hábito?
Até aplausos?
Oh indigência!

. . .

Se bem que tem quem ache que a preparação do churrasco começa pelo roubo da vaca!

É hora!

"Cabo da Boa Esperança"
"O navio está na praia, naufragado,
Esquecido das ondas, do bulício dos portos;
Algas e conchas cobrem-lhe o costado
- As flores dos navios mortos.

Senhores de austera compostura
Dizem-no, ao vê-lo apodrecer,
A negação do Longe, do Mistério, da Aventura;
Sinal de todo o impossível querer.

Mas não sabem que, à noite, o rapazio,
Junto ao costado poluído vem sonhar
As linha ideais de um outro navio,
Em busca de outra praias, em busca de outro mar."


A M Couto Viana

Também nós precisamos converter este período de tenebrosas Tormentas em Esperança.
Esperança de um País mais digno, onde os nossos filhos e netos não tenham, como eu tenho hoje, vergonha de dizer de peito aberto: Aquele é o Presidente do Meu País!

Primavera - Tempo de renovação

Hoje começa a Primavera!
De todas as estações do ano é, por certo, a mais espetacular.
Época em que a Natureza se renova.
As árvores rebrotam, florescem, preparando os seus frutos que serão colhidos mais tarde.
Os pássaros fazem seus ninhos e se acasalam, revigorando a sua espécie com os novos rebentos.
O plantador prepara a terra e lança as sementes sonhando com uma boa colheita.
As lagartas, já metamorfoseadas, num dos mais surpreendentes espetáculos da vida, saiem dos seus casulos e se nos revelam com a sua beleza exuberante.
As côres vibrantes aparecem por todo o lado, o verde dando-lhes um fundo para que se sobressaiam, e acabando com a monotonia cromática do Inverno.
O Sol, atraído por tamanha beleza, não resiste e a cada dia se levanta mais cêdo e se pavoneia cada vez mais tempo e mais alto, envolvedo a todos com o seu calôr e a sua luz e diminuindo as trevas das longas noites.
Sente-se no ar uma febril atividade.
E nós? Vamos aproveitar a Primavera?

sexta-feira, setembro 22, 2006

A Pulga atrás da orelha


Se, como está mais do que provado, o dossiê contra Serra e Alkmin não existe.
Se, nas primeiras declarações que surgiram se falava em provas contra membros do PSDB e do PT.
Se, como sabemos, não era uma pessoa inexperiente negociando por parte do PT (era um bando de macacos velhos e no topo da hierarquia partidária).
O que é que valeria então R$ 1 750 000,00?
Porque é que o delegado que fez as prisões do "pessoal da mala", foi afastado do caso?
Porque é que o Berzoini, no início , e como sempre dentro do padrão PT, negou envolvimento no caso para logo em seguida o admitir?
Não estarão, de novo, assumindo um crime menor para ocultar um maior?

A pulga continua atrás da orelha!!!







Siphonaptera

As pulgas são parasitas externos que se alimentam do sangue de mamíferos e aves e podem transmitir doenças graves

Pensamento da Noite

"Não pode haver amizade sem confiança, nem confiança sem integridade".

Samuel Johnson

quinta-feira, setembro 21, 2006

Oswaldo Cruz








Oswaldo Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga, na Serra do Mar paulista, em 5 de agosto de 1872. Filho de médico, acabou cursando a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se apaixonou-se pela microbiologia, um ramo da ciência que, naquele momento, promovia uma radical mudança na medicina — a chamada "revolução pasteuriana" —, devido às descobertas de pesquisadores como o francês Louis Pasteur e o alemão Robert Koch.
Graças,à generosidade do sogro, um próspero comerciante português, o jovem pesquisador segue, aos 24 anos, para Paris com a mulher e os dois primeiros filhos (a terceira nasceria na Europa). Ao se matricular no Instituto Pasteur, teve uma ótima surpresa: o diretor, Émile Roux, lhe concedeu uma bolsa de estudos, em reconhecimento à ajuda financeira que o imperador Pedro II dera à instituição.
Volta ao Brasil em 1989 e é nomeado para o Instituto Soroterápico na Fazenda de Manguinhos, onde na época funcionavam os fornos para queima do lixo do Distrito Federal e onde se chegava de trem (até à estação de Amorim) e de lá de lancha até um pequeno cais no meio dos manguesais pantanosos. A região era altamente insalubre!

Já naquela época os embates entre as unidades da federação quanto à saúde prenunciavam o que se iria passar hoje em dia: O Instituto Soroterápico, que em princípio deveria ser municipal, já começou federal, em 1900, quando o novo prefeito, Antônio Coelho Rodrigues, vetou gastos autorizados por Cesário Alvim, seu antecessor. A solução foi alojar o instituto na esfera da União, vinculando-o, no organograma da época, ao Ministério da Justiça e Negócios Interiores!

Como a febre amarela era o principal problema sanitário do Rio de Janeiro, dando à capital a péssima fama internacional de cidade insalubre, criou-se por iniciativa de Oswaldo Cruz, um Serviço de Profilaxia Específica da Febre Amarela e se incorporou à DGSP o pessoal médico e das turmas de limpeza do Distrito Federal. Entre outras medidas adotadas, brigadas de mata-mosquitos — agentes sanitários munidos de larvicida e instrumentos apropriados para a eliminação dos focos — passaram a percorrer a cidade, lavando caixas d'água, desinfetando ralos e bueiros, limpando telhados e calhas, eliminando depósitos de larvas do inseto. (O que se repete até hoje, até porque o transmissor é o mesmo da dengue: o tristemente célebre Aedes aegypti).
Em seguida lança-se na campanha contra a peste bubônica, transmitida pela picada de pulgas hospedadas em ratos contaminados.
Parte da campanha consistia em comprar ratos, que seriam exterminados, e aqui um caso curioso, demonstrativo de que a "esperteza" do carioca vem de longe: alguns espertalhões, ávidos por "roer" (quase que escrevo "sanguessugar") as verbas da Saúde Pública, simplesmente se puseram a criar ratos para vender às brigadas de Oswaldo Cruz. Não faltou quem fosse capturá-los em outras cidades.O mais notório desses "empreendedores" era um certo Amaral, que soltou nas ruas toda uma equipe de ratoeiros a seu serviço. A Higiene acabou devendo tanto dinheiro a esse "negociante de ratos",que, detido e interrogado, declarou que comprava ratos, sim — "mas ratos cariocas, procriados, nascidos e apanhados aqui no Distrito Federal".
Apesar de tudo, a campanha foi um sucesso e reduziu o número de óbitos de 1344 pessoas entre 1900 e 1904 para 399 nos cincos anos seguintes
No entanto, uma doença nos rins vai-lhe roendo a capacidade de trabalho e é então nomeado prefeito de Petrópolis, cargo que assume em 17 de agosto de 1916, tornando-se assim o primeiro prefeito que a cidade teve.
Tão logo tomou posse, preparou um plano de governo que evidentemente incluía, entre outras metas, a construção de rede de esgotos e a organização dos serviços sanitários da cidade. Os carros de tração animal da prefeitura seriam substituídos por automóveis; uma linha circular de bondes elétricos ligaria os bairros de Petrópolis, e outra alcançaria o Rio de Janeiro; as margens dos rios ganhariam o azul das hortênsias; o ensino primário seria organizado; a educação física se tornaria obrigatória e parques seriam construídos para a prática de ginástica; por fim, seriam criados, no Palácio do Império, o Museu Imperial e Jardim Botânico.

Oswaldo Cruz não teve tempo para atacar a maioria dos ambiciosos projetos que tinha como prefeito de Petrópolis. Cada vez mais doente, poucos meses depois de empossado pediu licença do cargo, ao qual não voltaria, vindo a falecer em casa, na rua Montecaseros, em Petrópolis, no dia 11 de fevereiro de 1917, aos 44 anos de idade. A causa mortis: insuficiência renal.

Foi enterrado, no dia seguinte, no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, debaixo de intensa comoção popular, com consagradora cobertura na imprensa e honras só reservadas aos maiores heróis nacionais.

Ao contrário de tantos outros heróis, no entanto, não seria esquecido. Sua obra está viva em Manguinhos, no Rio, sede do centro de excelência em pesquisa científica que é a moderna Fiocruz.


Fonte: Projeto Memória - Oswaldo Cruz

Dia da Árvore

E hoje é o Dia da Árvore!

Começou mal, o coitado!

Alguém, lá em cima, anda tão mal disposto e bufando tanto, certamente por inconformismo com o que se passa nesta terra brasilis mui abençoada, que os efeitos que aqui chegaram esta madrugada, sob a forma de raios, coriscos e forte ventania, andaram derrubando diversas das homenageadas.
Mais um motivo, portanto, para plantarmos algumas.

Plante aqui e deixe para os seus filhos um espaço com um pouco mais de sombra, chilrear de pássaros, ar puro e água fresca.
Pelo andar da carruagem, eles vão precisar!

quarta-feira, setembro 20, 2006

Who's who at the Bent's Ranch gang

Aqui vão os principais membros da gang do Molusco

Os dois grupos principais: os “sindicalistas”, que são os mais íntimos do presidente, e os “operadores de campanha”, que tomaram conta do PT depois que José Dirceu assumiu o comando do partido, em 1995. Alguns deles fazem parte dos dois grupos

Luiz Gushiken
Está na origem do PT e da CUT. Foi o homem forte de todas as campanhas de Lula. O procurador-geral o acusa de desviar verbas públicas da publicidade

Henrique Pizzolato
Nunca foi íntimo de Lula, mas foi peça-chave na arrecadação das campanhas. Fez da diretoria de Marketing do Banco do Brasil uma corrente de negócios pró-PT

Ricardo Berzoini
Ex-ministro da Previdência e do Trabalho, foi soldado da CUT e do PT, sob comando de Gushiken. Em campanhas, atua no “dispositivo de tratamento de informação”

Oswaldo Bargas
Outro operador do “dispositivo de tratamento de informação”, sob comando de Berzoini. Foi para a pasta do Trabalho, mas voltou à especialidade no comitê: dossiês


Gilberto Carvalho, José Carlos Espinoza e Paulo Cesar de Oliveira Campos
Trio “carregador de piano”. Carvalho, auxiliado pelos outros dois, faz o fiel “apoio diário” a Lula

Delúbio Soares
Integrou o grupo que fez da CUT correia de transmissão ideológica e financeira do PT. Era a ponte entre Lula e Dirceu nos acertos financeiros das campanhas

Silvio Pereira
Ex-secretário-geral do PT. Nunca foi íntimo de Lula, mas sempre funcionou como “carregador de piano”, sob o comando de Delúbio Soares e José Dirceu

Luiz Eduardo Greenhalgh
Deputado e advogado, foi operador financeiro e eleitoral do PT-SP. Era secretário da gestão Erundina à época do caso Lubeka (cobrança de propina de empreiteira)

João Paulo Cunha
Da base de Osasco, deputado federal e ex-presidente da Câmara. Um dos parlamentares mais íntimos e subservientes a Lula, articulador político-eleitoral

Freud Godoy
Pode ser considerado o segurança-mor do presidente e família. Trabalha com Lula desde 1989, cuida de interesses dele em SP. Era da turma da arapongagem eleitoral

Paulo Okamotto
Companheiro sindicalista, ex-tesoureiro de Lula. Foi ativo arrecadador de campanhas antes e depois que Dirceu assumiu o partido, em 1995. Preside o Sebrae. É o pagador das dívidas do Apedeuta

Devanir Ribeiro
Deputado federal, íntimo de Lula. Outro cutista que, segundo as CPIs dos Correios e do Mensalão, era peça de confiança no esquema de arrecadação de Dirceu

Jorge Lorenzetti
Fundador do PT. Professor de Enfermagem. Dirigiu o Setor de Administração do BESC(federalizado)
Outro petista do “dispositivo de tratamento de informação”.
Analista de risco e mídia da campanha de Lula, acumulava com o "cargo"de churrasqueiro oficial da Granja do tôrto
Companheiro de Osvaldo Bargas e Gedimar Passos nos serviços
de espionagem eleitoral

Gedimar Pereira
Advogado, ex-policial federal, usado pelo PT nos “serviços de segurança”. Na prática, também atuante no “dispositivo de tratamento de informações”

José Dirceu
Assumiu o comando do PT em 1995 e profissionalizou política e administrativamente o partido. Foi o arquiteto da máquina de coleta e financiamento do PT

Celso Daniel
Íntimo de Lula, foi assassinado em 2002. Segundo procuradores, Santo André virou, na sua gestão, uma fonte de financiamento do PT com a cobrança de propinas

Antonio Palocci e Rogerio Buratti
Segundo o Ministério Público, o ex-prefeito e o ex-secretário de Ribeirão Preto eram ativos arrecadadores para o caixa do PT

Carlos Alberto Grana
Sindicalista, ex-secretário-geral da CUT, outro membro do
grupo da arapongagem eleitoral petista. Oficialmente, cuidava da infra-estrutura das campanhas.

terça-feira, setembro 19, 2006

Gregório Fortunato

Não se se Freud explica, mas cá nas alturas chegou um certo cheiro de Gregório Fortunato trazido pelo vento!

Estadão - O PT chafurda na lama

O PT chafurda na lama

"Tendo sangrado o erário em pelo menos R$ 110 milhões vendendo ambulâncias superfaturadas a centenas de prefeituras, a família Vedoin, com os bens bloqueados pela Justiça, aplicou um formidável conto-do-vigário no partido do mensalão, que só serviu para deixar a nu a desenvoltura com que os companheiros do presidente Lula se esbaldam na lama do 'submundo do crime', como disse o candidato Geraldo Alckmin. Pela módica soma de R$ 1,750 milhão - módica perto dos R$ 20 milhões que queriam originalmente tomar do PT -, os vigaristas fariam chegar documentos cabeludos a dirigentes petistas, por interpostos cúmplices, e usariam a imprensa para fazer revelações que comprometeriam com a máfia dos sanguessugas o ex-ministro José Serra, franco favorito na disputa pelo governo paulista, o seu sucessor na Saúde, Barjas Negri, atual prefeito de Piracicaba, e até mesmo Alckmin.

Puro blefe. O material do alardeado 'dossiê' contra os tucanos vale nada. Usadas para dar a entender que eles tinham parte com a fraude, as imagens em que aparecem em entregas de ambulâncias, ao lado de futuros denunciados pela maracutaia, são de uma ridicularia atroz: resumem-se a instantâneos das servidões da política, que não permitem ao administrador público selecionar as companhias em eventos que demandam a sua presença. Já o mesmo não se pode dizer das cenas que mostram o presidente dividindo palanque, em Belém, com tipos notórios da estatura de Jader ('Sudam') Barbalho, Ademir ('Docas do Pará') Andrade e Paulo ('Mensalão') Rocha. Afinal, Lula escolheu tê-los como aliados. Mas nem por isso se o acusará de corrupto. Ou de ter ciência da baixaria que considerou 'abominável', só porque, numa foto de 2002, caminha ao lado do segurança e funcionário palaciano Freud Godoy, acusado de ser o operador da torpeza. Ele se demitiu ontem.

A entrevista dos Vedoins à revista IstoÉ completa a vigarice. Nela, o executivo da máfia, Luiz Antonio Vedoin, afirma o que negou enfaticamente à CPI dos Sanguessugas, no começo de agosto. No depoimento, apesar do fogo cerrado de parlamentares petistas, negou ter testemunhado ou participado de qualquer ilícito na liberação de recursos para as compras de ambulâncias quando o ministro da Saúde era José Serra. 'Não era eu que fazia o governo liberar, liberava-se normal', recordou. 'Com o José Serra, nem (contribuição) legal, nem ilegal, não foi passado nenhum valor para ele.' Ao semanário, preferiu falar que o pagamento de propina pelas liberações 'era nítido a todos'. O entrevistador não o cobrou pela contradição. Na mesma sexta-feira em que a revista saiu, com um dia de antecipação, a capa bombástica onde se lê 'Os Vedoin acusam Serra/ 'Quando Serra era ministro, foi o melhor período para nós'' estava no horário de propaganda de Orestes Quércia - que decerto conhece a inside story da operação.

É em meio a esse lodaçal que se aproxima do fim a mais oca das campanhas eleitorais. Um petista de carteirinha, Valdebran Carlos da Silva Padilha, e um advogado e ex-agente da Polícia Federal, Gedimar Pereira Passos, foram presos enquanto esperavam em um hotel o 'dossiê' que lhes seria entregue pelo tio de Luiz Antonio, Paulo Roberto, não tivesse ele sido detido pela PF em Cuiabá, ao embarcar para São Paulo. Gedimar examinaria a autenticidade do material; estando tudo certo, Valdebran faria o pagamento. Não está claro por que os federais impediram a sua viagem e a dos Vedoins, perdendo com isso a oportunidade de apanhá-los todos em flagrante. Não está claro, tampouco, por que o órgão policial, cujo titular responde diretamente ao ministro da Justiça, desta vez não chamou a imprensa para fotografar o dinheiro e os pagadores, mas exibiu as peças do 'dossiê'.

O certo é que um crime eleitoral foi cometido a mando de alguém mais importante na hierarquia petista do que o mato-grossense Valdebran, com a autorização ou o conhecimento sabe-se lá de quem, e com dinheiro vivo (dólares e reais) cuja origem precisa ser conhecida não menos rapidamente do que a identidade do(s) criminoso(s). Quaisquer que sejam as conseqüências políticas, é imperioso que a responsabilidade pelo delito - ou pelo 'erro', no jargão do PT - não fique circunscrita a um ou outro solitário companheiro supostamente agindo por conta própria. E isso exige que o conto-do-vigário seja investigado em todas as suas ramificações, com o engajamento do Ministério Público e da Justiça Eleitoral."

Editorial de O Estado de S Paulo de 19/09/2006

Charutos Sir Winston by H Upmann

Um dos grandes prazeres da vida é bater um agradável papo numa roda de familiares e amigos, depois de um almoço preguiçoso, enquanto se fuma um bom charuto cubano.
Pessoalmente adoro o Sir Winston, fabricado pela H Upman. É um charuto, forte, sem exagero, generoso, com um queimar suave, de comprimento que rende uma hora e meia de baforadas e um calibre agradável de segurar.
Infelizmente, como quase tudo que é bom na vida, não é uma das dez coisa mais baratas deste mundo.
Uma caixa, com 25 desses esplêndidos havanos, custa por volta de R$ 1700.00.

Nome: Sir Winston
Marca: H. Upmann
Formato: Julieta
Dimensões: 178 x 18,65 mm.
Calibre: 47
Peso: 15,07 gr.
Apresentação: 2 camadas em caixa de 25 unidades.


Se puder fume. Senão sonhe...

sexta-feira, setembro 15, 2006

A Boa Governança no Brasil escada abaixo!

Acabou de saír um interessante relatório do Banco Mundial, com dados atualizados até 2005, sobre Boa Governança em todo o mundo.

Infelizmente, o Brasil aparece muito mal colocado em todos os quesitos.

Um dos ítens do estudo é Contrôle de Corrupção. Como já estão capturados os acontecimentos mais recentes,nele se constata que estamos indo de mal a pior.

Neste primeiro quadro (clique nele para ampliar) pode-se comparar a nossa posição com a dos dez países mais populosos do mundo, as médias européia e latino americana, e de alguns outros que destaquei.
Como se observa estamos a anos-luz dos países europeus e do Chile, e acima da média da América Latina, cujo índice é puxado para baixo pela Venezuela do companheiro Hugo Chavez



Se pelo menos estivessemos evoluindo...

Mas não é isso que se percebe pelo segundo quadro.
Com excepção de "Efetividade de Políticas Governamentais" (e aqui se inclui o Bolsa Escola/Família), em todos os outros, pioramos desde 2000. Sintomaticamente no atual govêrno os índices quanto a contrôle de corrupção e marcos regulatórios, que vinham melhorando no governo anterior, despencaram.

Se quizer saber mais,ou fazer outras comparações à sua escolha, clique aqui

quinta-feira, setembro 14, 2006

Pessoas inteligentes são menos propensas a ressacas


Está explicado!

Uma nova pesquisa, feita por cientistas escoceses (tinha que ser!), sugere que pessoas com grande inteligência têm uma probabilidade menor de passar por sintomas como dor de cabeça forte, náuseas, boca seca e sensibilidade à luz e ao som que podem se seguir a uma noitada regada a álcool.
"A principal descoberta desse estudo foi que índices de QI superiores aos 11 anos de idade foram associados com riscos reduzidos de ressacas induzidas por álcool na idade média", disse o dr. David Batty, da Universidade de Edimburgo.

Em um estudo publicado no Jornal de Epidemiologia e Saúde Comunitária, Batty e seus colegas analisaram os resultados de testes de QI feitos com crianças de 11 anos em Aberdeen, em 1962. Foram enviados questionários para essas mesmas pessoas, entre 2000 e 2003, perguntando sobre seus hábitos alcoólicos.

As respostas de mais de 7.000 pessoas mostraram que índices mais altos de QI foram associados a uma prevalência menor de ressacas.
Fonte:Reuters

Gabriela Mistral








Gabriela Mistral nasceu numa pequena cidade do norte do Chile, Vicuña, no dia 7 de abril de 1889. Seu nome verdadeiro era Lucila Godoy Alcayaga. O nome artístico que adotou, encerra uma homenagem aos poetas Gabriele D’Annunzio e Frederic Mistral.

Cronologicamente, poderíamos dividir a vida de Gabriela Mistral em três períodos, que constituem os ciclos mais importantes da sua vida:
O período compreendido entre 1889 e 1921, abrange a infância, as primeiras incursões na literatura, o difícil começo como professora numa escola rural, até que abandona Temuco para dirigir uma escola feminina na capital. Neste período publica os primeiros poemas em jornais locais e começa a colaborar com a imprensa internacional Em 1914, venceu seu primeiro concurso literário no Chile com Sonetos de la Muerte
O período seguinte, que vai de 1922 a 1945, começa quando aceita um convite do governo mexicano para participar no projeto educativo da revolução e publica o primeiro livro, Desolación (1922), que contém o poema “Dolor”, no qual fala da perda do amado, que se havia suicidado em 1907, marcando indelevelmente a sua vida e a sua obra Seguiram-se-lhe Ternura (1924) e Tala (1938); e termina quando recebe o Prémio Nobel de Literatura. É o período mais intenso de sua vida, escrevendo com assiduidade sobre variados temas e obtendo reconhecimento tanto nos círculos acadêmicos internacionais como da crítica.
Ë no final deste período que, sendo consul do seu País, reside em Petrópolis, onde recebe a notícia da morte de seu sobrinho, a quem chamava de filho, e de onde sai para receber o Prémio Nobel.
O último período, de 1946 a 1967, abarca uma época em que Gabriela Mistral já é conhecida como uma intelectual vivamente preocupada com o destino da América Latina, por sua participação como conferencista em encontros panamericanos, e em que ocupa cargos diplomáticos, sem abandonar a sua poesia. Em 1954 publica o livro Lagar. Em 1967, dez anos após sua morte, em Nova York, é publicado Poema a Chile.

Um pouco da poesia de Gabriela Mistral em que bem se denota o equilíbrio entre os sentimentos antagônicos ardor/quietude, amor/solidão e vida/morte e que tanto influenciaram seu conterrâneo Pablo Neruda :

!YO NO TENGO SOLEDAD
Es la noche desamparo
de las sierras hasta el mar.
Pero yo, la que te mece,
¡yo no tengo soledad!

Es el cielo desamparo
pues la luna cae al mar.
Pero yo, la que te estrecha,
¡yo no tengo soledad!

Es el mundo desamparo.
Toda carne triste va.
Pero yo, la que te oprime,
¡yo no tengo soledad!



Fonte: Universidade do Chile

quarta-feira, setembro 13, 2006

Útil Fútil

Você, minha cara, já deve ter ouvido diversas vezes as expressões: “esta música mexe comigo”, ou “a música põe-me nas nuvens”, ou ainda “ vibrando ao som da música”. Pois é, após comprar este vibrador OhMiBod, certamente descobrirá um novo, e interessante, significado para essas frases. O brinquedinho é um acessório (asexssório?) para o iPod. Liga-se ao leitor de mp3 e vibra ao ritmo da música. Clássica, rock&roll, heavy metal, há para todos os gostos. ..
No site OhMiBod há playlists com músicas recomendadas, um blog e uma lista de DJs para animar a sua festa.
Por US$ 69.00, você pode ter uma festa realmente privée!

terça-feira, setembro 12, 2006

Se arrependimento matasse...


Já repararam quantas coisas boas deixamos de usufruir ao longo de nossas vidas, por sermos bombardeados por "verdades radicais", que o tempo, e novas descobertas, se encarregam de desmentir?
Foi assim com com o leite, que não podia ser tomado junto com frutas.
Com a manteiga, e tem coisa melhor de que uma torrada barrada com manteiga? Mas não, teve que ser substituída por margarina, a bem do colesterol! E fiquei anos sem as gostosas torradas...
Com o azeite, que teve que ser substituido por "óleos vegetais poliinsaturados" (o que quer que isso seja). Quantas saladas e bacalhaus não perdi devidamente regados pelo bom e velho azeite...
Com o vinho,com o café, com o chocolate, com o açúcar com..sei lá mais quantas coisas de que me abstive em nome de uma melhor qualidade de vida, e que acabaram se revelando benéficas para a saúde!
A realidade é que, com bom senso, sem exageros, tudo pode.
Assim sendo, vou continuar fumando, à espera que um dia descubram que, afinal, a nicotina faz bem à saúde!
...
Tem coisa mais chata que patrulheiro do bem do próximo?
Hoje, estava tranquilamente fumando um cigarro, em local permitido, diga-se, e veio um casal reclamar que o fumo os incomodava, mas que não era por isso que tinham vindo falar comigo, mas pelo meu bem, o sr tem filhos? pois é tem que dar o exemplo para os seus filhos, e por aí foram...
Já não chegam os chatos do M da Saúde, tornando a vida dos fumantes num desconforto só? Ainda incutiram nas pessoas a parvoíce, até hoje não comprovada, do mal ao fumante passivo Daqui a pouco vão querer vir medir o índice de fumaça aqui em casa e me cobrar uma taxa por m3!
Se o fumo causa impotência, como esses senhores dizem, porque é que estou cada vez com mais vontade de f..ê-los?

Pensamento da Noite

"Para que um pensamento modifique o mundo, é preciso antes de mais nada que modifique a vida daquele que o assume. É preciso que se transforme em exemplo"

Albert Camus

segunda-feira, setembro 11, 2006



"Sempre os que dizem de antemão que lutam em nome de Deus são as pessoas menos pacíficas do mundo: como crêem que recebem mensagens celestiais têm os ouvidos surdos para qualquer palavra de humanidade".
Stefan Zweig

domingo, setembro 10, 2006

Semeando Lulas e colhendo tempestades

Veio à baila com muita força, até porque trazido por duas personalidades proeminentes do cenário político nacional, e com coloração política bastante distinta, um intenso questionamento sobre a (falta de) ética não só dos políticos governistas, sobretudo do candidato/presidente, mas também da população, que tem manifestado em pesquisas eleitorais a intenção de os reeleger.
O Senador Jefferson Peres, em discurso no Senado, ao anunciar que abandonará a vida pública ao final do mandato, afirma textualmente:
...que o presidente da República "foi conivente com um dos maiores escândalos de corrupção e está a caminho da reeleição, talvez no primeiro turno, porque os eleitores votam nele sabendo que ele sabia de tudo".
E acrescenta:
"...que a crise ética não se dá apenas na política.
- Dizem que não se deve falar mal do povo, mas eu falo, porque sabem de tudo e compactuam. E não é só do povão não. Temos intelectuais e artistas apoiando isso"

O ex-presidente Fernando Henrique, em artigo publicado no Correio Braziliense de dia 4 pp, afirma:
... "Como é possível que, diante de tanto descalabro moral, as pessoas votem em consolidar uma situação governamental cujos pecados são expostos sem remorso e até mesmo com júbilo pelos que se consideram vitoriosos de antemão? Não é o próprio presidente quem diz que, afinal, tudo no mundo da política é mesmo sujeira e, portanto, de pouco valem as distinções entre bons e maus? Não foi de longe, de Paris, que, logo no início das denúncias de corrupção, o presidente, instruído por advogados, disse que todos fazem caixa 2, "coisa normal", misturando assim o crime de corrupção dos mensaleiros que receberam dinheiro vindo do Tesouro, por intermédio de cumplicidades administrativas e políticas, para comprar votos no Congresso com o delito dos candidatos que não declaram recursos provindos do caixa 2 das empresas?
Por que estranhar que alguns artistas ou intelectuais tenham introjetado tudo isso e, à guisa de esconderem a própria falência moral (e também intelectual), proclamem que a eficácia na obtenção dos resultados suplanta a norma moral, deixando Maquiavel corado quando se pretende que foi dele que retiraram tal barbaridade? ..."
Ora bem, é incontestável que o episódio dos mensaleiros está mais do que provado.
É evidente, também, que é impossível que Lula - O Apedeuta não soubesse de toda a tramóia (ainda recentemente, ao ser perguntado porque não estava mais usando o vermelho característico do PT nas propagandas eleitorais, respondeu "O vermelho sou eu! Existe alguém com mais cara de PT do que eu"?). Mesmo que, ao contrário do que diversos interlocutores afirmam, ninguém o tenha avisado, os fatos se passavam no gabinete ao lado do dele, com a interveniência das pessoas de sua inteira confiança! Como nos romances policiais, basta responder à pergunta: A quem aproveitou o crime?
É irretorquível que, com toda a publicidade que foi dada ao assunto durante meses, nas TVs, nas rádios, nos jornais, nas revistas e na internet, é impossível que haja alguém neste país que não tenha sido alcançado pelas notícias.
Então, a pergunta que os dois fazem, basicamente é: se isto é assim, como é possível que, de acordo com as pesquisa eleitorais, a maioria da população ainda vá votar nesses senhores?

Os partidários de Geraldo Alkmin, por outro, debatem se o candidato deve ou não "bater" mais forte na ligação Lula-Mensaleiros, para provar que ele é o grande comandante de todo o assalto aos cofres públicos.
Ora, é claro que não é necessário provar mais nada, por uma razão muito simples: A população toda sabe que o Lula está envolvido nessa patifaria , mas, mesmo assim, boa parte vai votar nele.

Então a grande questão que se põe, ou que se deveria pôr, por mais grave, não é se o Lula vai ganhar ou não as eleições, mas sim a que nível de transigência moral chegou a maioria da população brasileira e porquê?

Os sociólogos do momento, vêm com a explicação de que, como as pesquisas revelam que o maior contingente dos eleitores de Lula pertence ao extrato sócio-econômico mais baixo da população, seriam pessoas menos informadas, e, portanto mais propícias a aceitar o discurso e a prática populista do Lula, que as agraciou com a "Bolsa-família".
Falso! É verdade que o grosso dos eleitores de Lula é das classes mais pobres e menos instruídas, mas, me desculpem, imoral é a pobreza, não o pobre! Não ter dinheiro não é sinônimo, nem explicação, para a falta de moral e de princípios éticos (assim como a recíproca também vale).

É óbvio que não tenho a resposta, mas algumas pistas (olha o romance policial aí de novo) são bastante evidentes, e todas apontam para a..."elite" brasileira.
Ela mesma, que se descabela toda (quasi toda, os banqueiros estão bem felizes com o Apedeuta no poder, vidé os balanços dos últimos anos) com a provável derrota de seus candidatos.

A "elite" que deixou por séculos a população na mais absoluta ignorância, com escolas públicas de péssima qualidade, quando as há!
A "elite" que sempre usou da troca de votos por sacos de cimento em seus currais eleitorais!
A "elite" que sempre negou à população carente acesso a planejamento familiar!
A "elite" que instituiu essa vergonhosa impunidade inter pares, em que quem pode pagar um bom advogado não vai para a cadeia!
A "elite" que passou a julgar todo mundo pelo que tem e não pelo que é!
A "elite" que estimula o consumismo desenfreado que assola o País! Que tem como paradigma Miami, e como grande desilusão a de que o Brasil não seja uma estrela na bandeira dos EEUU!
A "elite" grande consumidora de drogas que alimenta a roda do tráfico e do crime!
A "elite" criadora do célebre "Sabe com quem está falando". Da carteirada! Do troco para o guarda "livrar a multa"!
A "elite" que estimulou o inchaço das grandes cidades, transformando-as em cidadelas ilhadas no meio de grandes favelas que se formaram à sua volta, com condições sub-humanas de habitação, quando precisou de mão de obra barata !
A "elite" que permitiu o aumento boçal do tamanho do Estado, com o exponencial aumento dos impostos, diminuindo com isso o investimento privado e a geração de empregos, e impedindo a chance de haver bons salários!
A "elite" que cunhou a definição para negociata: "Um grande negócio para o qual não fui convidado"!
A "elite" das empresas mal administradas que, quando davam lucro ele ia para o bolso do dono, quando dava prejuízo, batia-se à porta do BNDES, que sempre dava um jeito de socializar os prejuízos!
A "elite" que instituiu a lei de Gérson! O jeitinho brasileiro!
A "elite" que produz novelas em que situações absolutamente imorais são expostas para dar Ibope e vender anúncios!
A "elite" campeã dos desquites e divórcios, desagregadores da Família!
Não foram dessa "elite" mesquinha e tacanha todos os belíssimos exemplos dados acima, e muitos outros que poderia elencar?

E com esses exemplo queriam o quê? Que a "população" se mantivesse, olimpicamente, como fiel depositária da moral kantiana? É de estranhar, assim, que a "população" ache que o Lula é igual aos outros, e portanto ladrão por ladrão, fiquemos com o que é conhecido? Com o que é "um dos nossos que chegou lá"? Com o que me dá o Bolsa Família ?
Pode ser, que os dedos que vão apertar as teclas que vão votar no Lula e seus mensaleiros e sanguessugas não sejam os dela, mas que quem vai elegê-los é sem dúvida a "elite" com o seu comportamento imoral ao longo de décadas, ai isso é!

Então, meus caros, ou mudamos nós, e, passando a dar o exemplo (mesmo, e sobretudo, nas pequena coisas do dia a dia,no trabalho,em casa, na vida social, escolhendo com cuidado os nossos representantes, e cobrando-os permanentemente) reconstituímos, aos poucos, o tecido moral desta Nação, ou, então, vamos continuar semeando Lulas e colhendo tempestades!

Portucalidades

Comemora-se hoje, 10 de Setembro, o Dia Mundial do Vinho do Porto.
Este ano com muito mais razão, já que há exatos 250 anos - 1/4 de milênio!- foi criada a Região Demarcada do Douro e a regulamentação da produção e comércio dos seus vinhos, através do alvará régio de instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, outorgado pelo Rei D José I, por indicação do Marquês de Pombal (é, o velho marquês não ficava só expulsando jesuítas, como se pensa deste lado do Atlântico!).
É, portanto, a primeira região demarcada de vinhas do mundo, e serviu de inspiração para muitas outras, nomeadamente as francesas.

Nessa região, que fica no nordeste de Portugal, nas encostas das montanhas que cercam o Rio Douro, e plantadas em terraços, amadurecem as seguintes variedades de uvas que vão originar os tipos de Vinho do Porto existentes: touriga nacional, tinta roriz, tinta barroca, touriga francesa, tinta cão, bastardo, donzelinho, tinta francisca e mourisco tinto(as tintas), e as uvas viosinho, donzelinho branco, esgana-cão, folgazão, malvasia corada, malvasia fina, rabigato e gouveia (as brancas).

O Porto é um vinho que sofre adição de aguardente enquanto ainda fermenta. Com a elevação alcoólica, a fermentação pára e o vinho fica doce. Em seguida o vinho precisa envelhecer Conforme o método de envelhecimento e a idade do vinho são determinados os tipos, que são os seguintes:

WHITE - é o único produzido com uvas brancas e envelhecido em madeira de 2 a 3 anos, podendo ser doce ou seco. No seco (dry), a adição de aguardente é feita no final da fermentação. Nenhum dos dois melhora depois de engarrafado.

RUBY - produzido com uvas tintas, é também engarrafado após 2 a 3 anos de idade e não melhora na garrafa. O nome é uma referência à sua cor.

TAWNY - mesmo não ostentando nenhuma data no rótulo, é um vinho mais velho e mais elegante que o Ruby. Possui uma tonalidade de topázio queimado.

TAWNY COM IDADE - com prolongado estágio em carvalho, o vinho apresenta uma cor de mogno ou "aloirada." A idade mencionada no rótulo - 10, 20, 30 ou 40 anos - é uma média das idades dos vinhos de vários anos que compõe o lote. O ano do engarrafamento também é indicado no rótulo.

TAWNY COLHEITA - vinho de uma só colheita e envelhecido em madeira no mínimo por 7 anos. Os anos da colheita e do engarrafamento são mencionados no rótulo. Pode ser consumido logo após a compra, pois à exemplo de todos os outros Tawnys, não envelhecem na garrafa.

CRUSTED - vinhos de várias colheitas, envelhecido 3 a 4 anos em madeira e depois engarrafado. Quando não filtrado, tende a formar depósito.

LBV (Late Bottled Vintage) - vinho de uma só colheita, normalmente de boa qualidade, indicada no rótulo junto com o ano do engarrafamento. Envelhecido em madeira durante 4 a 6 anos, é filtrado antes do engarrafamento para evitar a criação de depósito.

VINTAGE CHARACTER - engarrafado após o envelhecimento de 4 a 5 anos em madeira, tem a data da colheita indicada no rótulo. Não se beneficia com estágio prolongado em garrafa.

VINTAGE DE QUINTA (Single Quinta Vintage) - vinho de uma só colheita indicada no rótulo e proveniente de uma determinada quinta e produzido somente em anos excepcionais. Engarrafados com 2 anos de idade, normalmente permanecem no estoque do produtor por até 10 anos. Vendido quando pronto para consumir, podem envelhecer ainda mais tempo em garrafa.

VINTAGE - vinho de uma só colheita indicada no rótulo e de inigualável qualidade. É o vinho mais fino e raro, pois representa apenas 2% de toda a produção. Produzido com uma seleção dos melhores vinhos de um ano excepcional, representa apenas uma pequena parte da colheita.

O que acompanha o quê e quando?
Embora essa pergunta tenha as mais variadas respostas, basicamente, temos:

Vinho do Porto Branco seco
Ccmbina bem com os acepipes, ou aperitivos, salgadinhos, canapés e presunto cru.

Vinho do Porto Ruby e Tawny
Chocolates. Desde os trufados, até os meio amargos, todos ganham destaque quando saboreados com estes Portos.

Tawny com Idade, 10, 20, 30 ou 40 anos.
Combinam com frutas secas como nozes, ameixas, damascos, avelãs, noz pecã, castanhas de caju, e principalmente amêndoas. Os marzipans e as tortas de frutas secas, regadas com estes vinhos ão bem.

Tawny Colheita
Acompanham bem as tradicionais sobremesas portuguesas à base de ovos e amêndoas.

Vinho do Porto LBV
Os queijos azuis, como o gorgonzola, o roquefort ou o stilton harmonizam-se soberbamente com este vinho.

Porto Vintage
O Porto Vintage "é uma seleção apertada de uma colheita excepcional".
Só existem duas alternativas: ou um belíssimo queijo Serra da Estrela ou puro!

Com que copo que eu vou?
Ainda não me curvei ao modismo recente de tomar o Porto em copos de vinho tinto. Conservadoramente, prefiro o cálice tradicional, um pouco maior que o de licôr, de cristal transparente para poder apreciar a côr e o vinho descendo lentamente pela lateral


Passar o Porto

Servir um Porto em decanter tem o seu ritual. De acordo com a tradição, é ao anfitrião que cabe primeiro fazer a prova do Vinho do Porto e iniciar a passagem com a mão esquerda no sentido dos ponteiros do relógio ou do movimento da Terra. O Porto é passado da sua mão esquerda para a mão direita da pessoa do seu lado esquerdo, cabendo a cada convidado a vez de servir-se a si próprio (o decanter nunca deverá atravessar a mesa e nem tocar a mão das senhoras).

O facto de ser com a mão esquerda e não com a direita tem as suas razões: primeiro porque corresponde ao lado do coração e depois, porque assim a mão direita (a da espada) ficava livre para qualquer eventualidade.

Saúde!

Foto: Barcos Rabelos no Douro, com a cidade do Porto ao fundo.Foto de Manuel Ribeiro
Fonte: IVP

Habemos conductore

Temos piloto!
Que grande corrida esse jovem polaco fez este Domingo na pista de Monza!
Após uma ótima largada, em que ganhou 3 posições, dividiu a primeira curva com o Massa, e a partir daí fez uma corrida sem erros, embora o tempo todo com pilotos mais experientes lhe "roendo" os calcanhares. Demonstrou ser muito rápido, e ter habilidade, arrojo e precisão, não deixando nenhuma vez chance para quem vinha de trás o ultrapassar.
E isto com 22 anos e na sua terceira corrida de F1?!

Aqui vai um pouco da curta hitória deste polonês de 1.84 m de altura (alto para o tamanho de um cockpit), 74 Kg e que, para melhor conhecer os circuitos, ele que é louco por jogos de computador, fica "correndo" horas a fio na frente da telinha até decorar o traçado :

Nome: Robert Kubica ( na realidade Roberta Kubicy)
Nacimento: 17 Dezembro de 1984
Local: Cracóvia Polónia
Hobbies: Kart, boliche, e jogos de computador
Pista favorita: Macau
Comida preferida: Massas Italianas
1986/1988 - Seis vezes campeão de Kart na Polónia
1989 - Campeonato Italiano Júnior de Kart - Campeão (o primeiro estrangeiro a consegui-lo)
- Campeonato Europeu de Kart - Vice- Campeão
1990 - Ganha os campeonatos de kart da Alemanha e da Itália e chega em quarto lugar no Campeonato do Mundo A
2000 - Campeonatos do Mundo e Europeu de Kart - 4o Lugar em cada
Participa da algumas corridas do Campeonato Italiano de F Renault
2001 - Disputa o Campeonato Italiano de F Renault 2000
2002 - Campeonato Italiano de F Renault 2000 - Vice-Campeão com 4 Vitórias
Formula Renault Eurocup 70 lugar. Ganha corrida de F Renault em Interlagos
2003 - Muda-de para a F3 mas sofre um acidente em que quebra um braço e só estréia no meio da temporada Só que estreia com vitória! Termina o campeonato em 120
2004 - Campeonato Europeu de F3 - 70
2005
- Campeonato Mundial de F3 - Campeão com 4 vitórias.Faz testes na F1 na Renault
2006 -
Piloto de testes da BMW-Sauber F1 até substituir Jacques Villeneuve que é demitido.Pódio na terceira corrida!



E Michael Schumacher anúncia, agora oficialmente, que se retirará das pistas ao término do atual campeonato.
Vai-se um extraordinário piloto, um dos melhores que a F1 já teve, e, com ele, vai um dos piores caracteres que já vi ser campeão de corridas de automóveis em qualquer categoria!!!

A Turma do Lulla

Assista à propaganda que foi retirada do ar pela justiça eleitoral



sábado, setembro 09, 2006

Cadeia

Está à toa?
Vá assistir ao horário de propaganda eleitoral.
É, certamente, a única chance que você terá de ver políticos brasileiros na cadeia nacional!!!

quinta-feira, setembro 07, 2006

Pensamento da Noite


Vai buscar a Pátria onde ela estiver!


quarta-feira, setembro 06, 2006

Útil Fútil

Um dos problemas que sempre enfrentamos quando viajamos, para a praia , por exemplo, é onde guardar o dinheiro que não queremos carregar conosco para cima e para baixo.
Pois bem, empresários americanos lançaram um produto que, por apenas US$9.00, promete acabar com essas procupações. Batizado de "Brief Safe", trata-se de uma cueca com um compartimento secreto, onde cabe dinheiro, documentos e outros pequenos objetos, que deve ser deixada à vista de todo o mundo, ou no armário, do hotel, ou na lavanderia se estiver numa casa. Detalhe: ela vem com uma realista mancha de ... côcô!!!
Caso queira incrementar o disfarce, e por mais US$9.00, também vendem um frasquinho conta-gotas com um produto "Doo Drops", segundo eles desenvolvido para a CIA(?), com um sintomático odor de diarréia!!!
A cueca "decorada"você encontra aqui. As gotinhas "perfumadas" aqui.
E deve ter quem compre!

terça-feira, setembro 05, 2006

Vou tomar um Irish Coffee

Meus Caros

Hoje nem vagas impressões dá para ter cá de cima.
O Inverno resolveu se guardar todo para o encontro com a Primavera, e combinaram, pelo que parece, fazê-lo por aqui (ele, como bom cavalheiro, chegou um pouco antes)!
Está um ruço (nevoeiro por estas bandas assim se chama, aliás, ele vem mesmo sem ser chamado) de cortar à faca.
A chuva, fina e intermitente, cai desde Domingo.
Um frio, como há muito tempo não sentia, invade-me cada pedaço do corpo até atingir a alma (que, a bem da verdade, já não tem andado muito quente), e só não me congela as mãos sobre o teclado porque resolvi calçar as luvas.
Só que "teclar"de luvas não é fácil. Acabo acertando a tecla vizinha também...e aí é um tal de escreve/ corrige, escreve/corrige que desanima.
Assim, volto quando a Natureza fizer as pazes com a montanha e o meu humor melhorar!
Enquanto isso, vou tomando Irish Coffee


Para ler e refletir

República da malandragem

Há momentos em que é melhor apelar para a imaginação para entender a política. Nesses momentos, a literatura ajuda a explicar os vaivéns do cotidiano mais do que muita pesquisa minuciosa ou laivo iluminado de interpretação. Como é possível que, diante de tanto descalabro moral, as pessoas votem em consolidar uma situação governamental cujos pecados são expostos sem remorso e até mesmo com júbilo pelos que se consideram vitoriosos de antemão? Não é o próprio presidente quem diz que, afinal, tudo no mundo da política é mesmo sujeira e, portanto, de pouco valem as distinções entre bons e maus? Não foi de longe, de Paris, que, logo no início das denúncias de corrupção, o presidente, instruído por advogados, disse que todos fazem caixa 2, "coisa normal", misturando assim o crime de corrupção dos mensaleiros que receberam dinheiro vindo do Tesouro, por intermédio de cumplicidades administrativas e políticas, para comprar votos no Congresso com o delito dos candidatos que não declaram recursos provindos do caixa 2 das empresas?

Por que estranhar que alguns artistas ou intelectuais tenham introjetado tudo isso e, à guisa de esconderem a própria falência moral (e também intelectual), proclamem que a eficácia na obtenção dos resultados suplanta a norma moral, deixando Maquiavel corado quando se pretende que foi dele que retiraram tal barbaridade? No fundo, em vez de pensamento, expressam apenas conformismo, acomodação. Se as coisas melhoraram para o povo, justificam, por que deveriam incomodar-se com os meios que permitiram essa suposta melhoria? Transformam assim o inocente povo em culpado pela descaracterização moral deles, assim como o presidente já tornara "o sistema" culpado pelas transgressões, pelos "erros" dos "companheiros".

Há muitos anos me refiro a alguns dos personagens principais da cena política dominante no Brasil e seus aduladores dizendo que são macunaímicos. Entretanto, servindo-me do conhecido personagem de Mário de Andrade, no fundo estarei quase perdoando os desvios de conduta. Macunaíma é o "herói sem-caráter". Mas, nesse caso, a palavra caráter quase assume seu sentido em espanhol: sem característica, que se adapta facilmente a situações variáveis, mais do que de mau-caráter. Há a ausência do bem e do mal, de ambos, não uma distinção frouxa entre eles. Trata-se, portanto, de uma inclinação ao oportunismo, sem necessariamente implicar transgressão ou mesmo um juízo moral. Bem pensando, talvez fosse melhor buscar nas Memórias de um sargento de milícias recursos para entender a "moral" de alguns entre nossos governantes e de certos intelectuais que os enaltecem, compreendendo-os em um contexto que, sem o negar, ultrapassa o comportamento individual sem-caráter de Macunaíma.

Nas Memórias, o bem e o mal nunca aparecem em sua inteireza, há um jogo entre eles, um sistema no qual suas referências estão presentes, nota Antonio Candido numa magistral interpretação da obra de Manoel Antônio de Almeida [1]. Admite-se certo abrandamento entre norma e conduta, dotando os personagens de "flexibilidade moral", mas não se elimina a norma. A ordem (o respeito à lei) é um vago princípio abstrato; a liberdade, um capricho. Passar de um universo ao outro (da norma à transgressão, da ordem à desordem) não impõe culpa: "As pessoas fazem coisas que poderiam ser qualificadas como reprováveis, mas fazem também outras dignas de louvor, que as compensam. E como todos têm defeitos, ninguém merece censura". Noutro trecho: "O remorso não existe, pois a avaliação das ações é feita segundo a sua eficácia". Disso tudo resulta que o herói do livro, Leonardo Filho, vive em um universo cultural em que há a aceitação do homem "como ele é, um misto de cinismo e bonomia". Os personagens se movem em um balé entre o lícito e o ilícito, num ambiente permeado por uma tolerância corrosiva que aceita como válida a realidade tanto para lá como para cá da norma e da lei. Forma-se uma dialética da malandragem.

Pode haver descrição melhor para nossa realidade política atual? Não se trata de mero oportunismo no caso dos personagens a que me refiro, mas de rechaço aos aspectos da cultura ocidental que, transposta para as Américas, encontrou acolhida nos Estados Unidos onde "uma presença constritora da lei, religiosa e civil, plasmou os grupos e os indivíduos, delimitando os comportamentos graças à força punitiva do castigo exterior e do sentimento interior de pecado", diz Antonio Candido. Em nossas plagas, abaixo do Equador, onde não haveria pecado, a lei é frouxa para constranger, a impunidade impera. E durma-se com um barulho desses.

Mas essa é precisamente a questão: estamos assistindo ao desdobramento da marcha da insensatez, recuando no tempo, para mergulharmos no que há de pior do "homem cordial" tão criticado por Sérgio Buarque como oposto à democracia, na troca tradicional de favores, na concepção de que "aos amigos tudo, aos inimigos a lei", na confusão entre público e privado e no patrimonialismo moderno que resulta em sanguessugas e mensaleiros. Isso tudo sob as vistas cínicas e prenhes de bonomia do Grande Padrinho, que, acima do bem e do mal, preside não o Brasil, mas a "República da malandragem". Essa, para parafrasear os desiludidos com a República de 1889, não é a República de meus sonhos, nem a da maioria dos brasileiros."


[1] Antonio Candido, "A dialética da malandragem", in: O discurso e a cidade, São Paulo, Duas Cidades, 3ª edição. As citações entre aspas são desse ensaio.

Fernando Henrique Cardoso


Artigo do Correio Brasiliense de 04/09/2006